No dia 8 de agosto de 2026, no Campus ARACÊ, na Cognópolis Pedra Azul, foi ministrado o curso Da Ansiedade ao Serenismo, promovido pela SERENUS, com apoio da ARACÊ. A atividade atingiu a lotação máxima de 25 participantes, sendo sete deles iniciantes em atividades na Conscienciologia.
Sem pré-requisitos e bem convergente com a macroprioridade atual da CCCI de promover eventos para participantes de primeira vez, um dos principais diferenciais da proposta foi a abordagem integrativa entre a Psicologia e a Conscienciologia, articulando conhecimentos e recursos dessas duas áreas para ampliar a compreensão da ansiedade e favorecer o desenvolvimento de maior equilíbrio e autorregulação emocional.
A equipe docente foi composta pelos professores veteranos e psicólogos Dany Wendel e Eliane Stédile, com Anelise Cabral na monitoria. O curso foi elaborado pelo professor Dany Wendel e doado à SERENUS, passando a integrar a grade parapedagógica da instituição.
A realização teve ainda significado especial para a trajetória institucional da SERENUS, porque foi o primeiro curso presencial promovido após a fundação da instituição, em dezembro de 2025.
Parte do princípio de que diferentes campos de conhecimento podem contribuir de maneira complementar para compreender fatores envolvidos na ansiedade.
O participante é apresentado à amplitude do escopo de pesquisa da Conscienciologia, estabelecendo um paralelo com abordagens da Psicologia Contemporânea, a exemplo de distorções cognitivas, estendendo para o conceito de patopensenidade; e correlações do estado de atenção plena com a atenção dividida e o autodesassédio.
Ao longo do curso, de três horas de duração, conceitos psicológicos relacionados aos mecanismos da ansiedade, aos pensamentos, às emoções e aos processos de autorregulação foram associados a conhecimentos e técnicas da Conscienciologia voltados à autopercepção, às energias conscienciais e ao desenvolvimento da lucidez.
Essa integração permitiu abordar a ansiedade não apenas como manifestação emocional ou comportamental, mas dentro de uma perspectiva mais ampla de autoconhecimento e desenvolvimento consciencial.
A relevância e a atualidade da temática contribuíram para a ampla procura pela atividade para o preenchimento de todas as vagas disponíveis.
Além dos conteúdos teóricos e das reflexões propostas, os participantes tiveram oportunidade de praticar técnicas conscienciológicas, entre as quais, a prática da técnica do Estado Vibracional (EV), recurso voltado à mobilização das energias conscienciais, e uma mostra reduzida da técnica da Imobilidade Física Vígil (IFV), por seu potencial de favorecer a autorregulação e atuar como recurso ansiolítico prático. O participante foi convidado a conhecer o Laboratório de IFV – existente no Campus ARACÊ – e praticar a técnica com a duração completa de 3 horas e 30 minutos.
A combinação entre informação, reflexão e experimentação constituiu outro diferencial da atividade. A proposta foi oferecer aos participantes instrumentos que pudessem contribuir para reconhecer os próprios padrões de ansiedade e desenvolver respostas progressivamente mais lúcidas diante de situações geradoras de tensão.
Nesse sentido, o curso buscou ultrapassar uma abordagem exclusivamente informativa, incentivando a participação ativa e a aplicação prática dos conhecimentos apresentados.
As manifestações espontâneas registradas após o evento destacaram o aproveitamento dos conteúdos, as reflexões proporcionadas e a experiência vivenciada durante o curso:
“Foi um dia excelente! Aprendi coisas valiosas e conheci pessoas legais” (Atlas Sahrim);
“Muito bom refletir sobre temas tão importantes que nos trazem sofrimento e atrapalham nossa evolução. Pensar e aprender a estarmos mais serenos – uma ótima oportunidade de evoluir” (Tania Moreira);
“Como sempre os cursos são maravilhosos e surpreendentes” (Sandra Buffe);
“Foi muito bom mesmo! Feliz em ter participado com vocês do curso” (Aline Oliveira Primo).
A receptividade da primeira edição presencial já impulsiona a continuidade do projeto. A SERENUS prepara novas turmas do curso, com programação prevista para o Campus ARACÊ, no Espírito Santo, e para Blumenau, em Santa Catarina.
Também há possibilidade de realização de turmas exclusivas para empresas e instituições de ensino, ampliando o acesso à proposta integrativa e possibilitando sua adequação a diferentes públicos e contextos.
Para saber mais acesse:
Autora: Eliane Stédile
Acompanhamento editorial: Cristina Bornia
Foto e vídeo: acervo Serenus
Expediente: Edição 270 - Julho e Agosto 2026
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Coordenação: Cristina Bornia e Lucimara Ribas Frederico
Editora: Cristina Bornia
Marketing: Lucimara Ribas Frederico
Redatores de conteúdo: Cecilia Roma, Cristina Bornia, Sónia Luginger, Leonardo Ribeiro e Lucimara Ribas Frederico
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Web designer: Leonardo Ribeiro
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri e Denise Paro
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org




