Oficinas de Escrita e Cosmograma do Holociclo promovem desenvolvimento mentalsomático  

Veja os benefícios de aprender essas técnicas

Nos dias 3 e 4 de março de 2025, duas oficinas foram realizadas  no Holociclo, no CEAEC, oferecendo a oportunidade de aprofundar o desenvolvimento mentalsomático e a análise de fatos e parafatos. O primeiro dia contou com a participação de 12 alunos, 2 monitoras e 1 docente, e no segundo dia,  6 alunos e 2 docentes.  

Oficina de Escrita de Relatos Parapsíquicos: registrando experiências com precisão

No dia 3 de março de 2025, a Oficina de Escrita de Relatos Parapsíquicos, ministrada pela professora e jornalista Denise Paro, abordou técnicas para ensinar os participantes a estruturar registros detalhados de experiências parapsíquicas. A oficina teve como foco o ensino de métodos para o registro preciso e estruturado de autoexperiências favorecido pelo acesso ao acervo do Holociclo, que auxiliou na fundamentação e serviu de modelo para composição dos relatos, a exemplo das próprias revistas da Conscienciologia, nas quais, o gênero textual ‘relato autovivencial’ é recorrentemente publicado.

Os participantes aprenderam a estruturar seus textos dentro desta proposta e a utilizar recursos lexicográficos para dar profundidade à escrita de relatos. A ideia é que essa prática trabalhada na oficina possa ser aplicada às dinâmicas, laboratórios e experiências do dia a dia, fortalecendo a capacidade de expressão e de análise dos parâmetros envolvidos em cada vivência.

Foto da turma que participou da Oficina do Cosmograma, no Cognitarium, no momento da atividade prática. (Fonte: acervo do Holociclo).

Oficina do Cosmograma: investigação da realidade e cosmoanálise

Já no dia 4, a Oficina do Cosmograma, conduzida pelas professoras Sabrina Ginani e Sandra Tornieri, aprofundou o estudo da realidade consciencial através da seleção, recorte e classificação de informações extraída de materiais publicados (revistas, jornais, artigos, etc).

Teve por objetivo promover a imersão na Técnica do Cosmograma. Essa metodologia busca integrar análise crítica e raciocínio cosmoanalítico a partir de fatos e parafatos. Durante a oficina, os participantes aprenderam sobre a seleção, recorte e classificação de notícias e informações, desenvolvendo compreensão mais ampla da conjuntura e de seus desdobramentos multidimensionais.

A proposta do Cosmograma é estimular o olhar investigativo e interassistencial por meio da análise de periódicos e do reconhecimento de padrões de informação. Dessa forma, a oficina contribuiu para o fortalecimento da capacidade de correlação entre elementos fáticos intra e extrafísicos, com o objetivo de promover uma reflexão mais aprofundada sobre as manifestações conscienciais e a interação dos participantes com a realidade multidimensional. A oficina também permitiu ampliar a capacidade de interpretação dos fatos e parafatos, aguçando a leitura cosmoanalítica dos eventos do mundo intrafísico e extrafísico.

Momento de exposição teórica realizado pela professora Denise Paro, contextualizando os alunos acerca dos tipos de relatos possíveis. (Fonte: acervo do Holociclo).

Benefícios das oficinas para o desenvolvimento mentalsomático

Ambas as oficinas têm papel fundamental dentro da proposta da Conscienciologia que é a valorização do desenvolvimento mentalsomático. A escrita de relatos parapsíquicos é uma ferramenta essencial para a autoanálise e a auto e heteropesquisas, ao permitir o aprimoramento da própria parapercepção e a construção de um repositório de experiências que podem ser compartilhadas e estudadas futuramente.

Ao correlacionar informações, analisar padrões e refletir sobre a interconexão dos acontecimentos, os participantes fortalecem sua habilidade de pensar criticamente sobre a realidade.

O aprendizado promovido pelas oficinas contribui diretamente para a qualificação da escrita, da reflexão e do pensamento crítico dos participantes. Como resultado, a interação entre os temas abordados potencializou a expansão da lucidez e do autoconhecimento, favorecendo a postura mais investigativa e proativa diante da realidade multidimensional.

Momento de exposição teórica realizado pela professora Denise Paro, contextualizando os alunos acerca dos tipos de relatos possíveis. (Fonte: acervo do Holociclo).
Momento de exposição teórica realizado pela professora Denise Paro, contextualizando os alunos acerca dos tipos de relatos possíveis. (Fonte: acervo do Holociclo).
Foto da turma que participou da Oficina do Cosmograma, no Cognitarium. (Fonte: acervo do Holociclo).
Foto da turma que participou da Oficina do Cosmograma, no Cognitarium. (Fonte: acervo do Holociclo).
Para saber mais acesse:
Autora: Amanda Vieira
Acompanhamento: Cecília Roma
Foto e vídeo: acervo Holociclo

Expediente: Edição 262 - Março e Abril de 2025

Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Coordenação: Leonardo Ribeiro
Editora: Cristina Bornia
Redatores de conteúdo: Cecilia Roma, Cristina Bornia, Sónia Luginger e Leonardo Ribeiro
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Web designer: Leonardo Ribeiro
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri e Denise Paro

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Agenda: "Os conteúdos publicados com programação futura são de responsabilidade exclusiva dos organizadores do evento. O Jornal da Cognópolis não se responsabiliza por alterações, cancelamentos ou quaisquer mudanças nas programações divulgadas. Recomendamos que os interessados entrem em contato diretamente com os organizadores para confirmar as informações."
Últimas
Princípio da descrença
_________________
Não acredite em nada, nem mesmo o que for informado aqui.
EXPERIMENTE.
Tenha suas experiências pessoais.

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nuvens quebradas
21.4 ° C
21.5 °
20.6 °
100%
1.5m/s
75%
dom
22 °
seg
24 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
21 °