quinta-feira, 22 fevereiro 2024

VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia teve aumento no engajamento de pesquisadores

De 19 a 25 de julho de 2021 aconteceu a 8ª edição da Semana Paracientífica da Conscienciologia, totalmente no formato online, pelo 2º ano consecutivo. Fruto do trabalho contínuo do Conselho Intercientífico da Unicin e dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia, esse encontro é anual e visa a interação entre pesquisadores interessados no desenvolvimento das pesquisas conscienciológicas.

A VIII Semana Paracientífica contou com 3 minicursos, 4 conferências, 4 miniconferências e 3 mesas de debate, resultando no total de 12 artigos, 2 relatos e 10 resumos de pesquisas que encontram-se em andamento. O destaque deste ano foi a participação de 13 Colégios Invisíveis da Conscienciologia, dentre os 22 existentes (ano-base: 2021)

Também merecem destaque os pré-eventos: lançamento do Portal de Periódicos da Conscienciologia durante o Círculo Mentalsomático, em 17 de julho; Tertúlia Matinal, em 18 de julho, com o tema Etapas da Abordagem Conscienciométrica e 5º Fórum de Periódicos da Conscienciologia, em 23 de julho.

Atividades pré-evento

Tertúlia Matinal: Etapas da Abordagem Conscienciométrica

Português
Inglês
Espanhol

Círculo Mentalsomático: Portal de Periódicos da Conscienciologia

Entre os principais objetivos desse evento está a ampliação da interassistência por meio do holopensene científico, a visibilidade à produção pesquisística da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) e o fomento do debate sobre a cientificidade e o avanço das especialidades da Conscienciologia de modo intercooperativo e interassistencial.

Foto: VIII Semana Paracientífica

Em 2021 foi notável o upgrade na qualidade do evento que vem evoluindo ano a ano, denotado pelo alto nível dos trabalhos expostos, pelas avaliações positivas feitas pelos participantes e pela participação inédita de 125 inscritos, conforme observa a equipe organizadora do evento integrada por Alexandre Zaslavsky e Nilse Oliveira (coordenadores do Conselho Intercientífico) e pelas conselheiras Ana Seno, Izilda Fresiansd, Mariana Schveitzer, Mariane Jacob e Marta Ramiro.

Na abertura do evento, o tema Aspectos práticos da Interdisciplinaridade na Autopesquisologia, da especialidade Autopesquisologia, foi abordado pelas pesquisadoras Adriana Kauati, Andrêssa Lima e Elizabeth Pigozzo. Houve a participação especial de Polyana Colucci, secretária-geral da UNICIN; Janer Vilaça, vice-secretário do CEAEC; Alexandre Zaslavsky e Nilse Oliveira, Coordenadores do Conselho Intercientífico da UNICIN; Roberto Almeida e Ana Seno, coordenadores Gerais dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia.

A semana está, sem dúvida, com um diferencial, em razão do crescimento da participação dos Colégios Invisíveis e de vários pesquisadores que estão ampliando e enriquecendo a qualidade das nossas pesquisas.

Ana Seno

Todos os trabalhos apresentados estão publicados na Edição Especial da Revista Conscientia, v. 25, n° 3, lançada no dia 17 de julho em live transmitida pela Editares, que você pode acessar a seguir.

As pesquisas da VIII Semana Paracientífica podem ser lidas diretamente no site da Revista Conscientia.

Nilse Oliveira,  salientou que a realização dessa Semana Paracientífica evidencia os resultados graduais conquistados pelo trabalho grupal, complementando que na avaliação da equipe, o êxito deve-se a um conjunto de fatores, entre os quais: o público cada vez mais participativo e compenetrado em ampliar  as bases científicas da Conscienciologia e do paradigma consciencial; o nível de aprofundamento dos trabalhos; a valiosa  contribuição dos pareceristas técnicos das áreas técnico-científicas das ICS e o engajamento marcante de pesquisadores dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia.

Confira o bate-papo com pesquisadores da VIII Semana Paracientífica:

Iara Manfrin – Engenheira civil, mestre em Cálculo Estrutural, voluntária do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), pesquisadora do Colégio Invisível da Dessomatologia (CID), apresentou um relato sobre a morte biológica do irmão, com o título: Da Vitimização à Interassistencialidade: Projeção Lúcida Assistencial envolvendo Irmão Pré-dessomante.

Foto: Bate-papo com Iara Manfrin

Após vivenciar a dessoma de familiares próximos e durante muitos anos, recusar-me a falar sobre o assunto, vivenciei quadro de dor emocional crônica e forte sentimento de ter sido injustiçada. Porém, ao entrar em contato com as ideias da Conscienciologia, passei por um processo de reciclagem intraconsciencial, ressignificando a atual vida intrafísica e colocando como meta a interassistencialidade. Nossos traumas podem ser superados pela reciclagem que consiste em vencer a si próprio na eliminação de medos, sentimentos de injustiça e culpas que geram grandes desconfortos.”

Iara Manfrin

Confira a publicação na íntegra: Revista Conscientia.

Veja a entrevista com a autora: Para onde vamos depois da morte biológica?

Guilherme Vasconcelos – Arquiteto e Urbanista, voluntário da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS), pesquisador do Colégio Invisível da Dessomatologia (CID), apresentou o artigo: Proposição do Historiograma Humanológico: Dinamizador de Trafal Historiográfico.

Foto: Bate-papo com Guilherme Vasconcelos

A motivação para o desenvolvimento da Técnica do Historiograma Humanológico foi o vislumbre da possível superação da dificuldade em compreender e memorizar as linhas gerais da História Humana. Por apresentar maior desenvoltura com a narrativa visual / gráfica, optou-se por desenvolver a pesquisa por meio de material gráfico sintético de fácil visualização e compreensão.

Guilherme Vasconcelos

Confira a publicação na íntegra: Revista Conscientia.

Expediente da matéria:

Para saber mais acesse:

Mais sobre

Em alta

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on email
Share on linkedin

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu pouco nublado
27.4 ° C
27.5 °
27.4 °
74 %
3.1kmh
20 %
sex
37 °
sáb
37 °
dom
37 °
seg
35 °
ter
26 °