sábado, 25 maio 2024

Ricardo Rezende aprofunda estudo sobre a manifestação basilar da consciência no Livro Pensenes

No dia 24 de junho de 2023, às 10h30, durante a atividade Círculo Mentalsomático no Tertuliarium do CEAEC, foi lançado o livro Pensenes – Pensamentos, Sentimentos e Energias, de Ricardo Rezende, publicado pela Editora Editares, com a participação de Nora Derosso, editora da gescon, ou seja, gestação consciencial.

Autor Ricardo Rezende no lançamento do seu livro junto com editora Nora Derosso da Editares, no Tertuliarium do CEAEC – Centro de Altos Estudos da Consciência no dia 24/07/2023 pelas 10:30h (Foto: Acervo Ricardo Rezende)

Este lançamento contou ainda com uma sessão de autógrafos no hall do Tertuliarium.

Autor Ricardo Rezende no lançamento do seu livro junto com editora Nora Derosso da Editares, no hall do Tertuliarium  durante sua sessão de autógrafos. (Foto: Acervo Ricardo Rezende) 

Finalizando o lançamento, foi realizada uma live com a participação de voluntários da Editares, na qual o autor pôde compartilhar, com mais profundidade, suas experiências durante a realização da obra. Estiveram também presentes Nora Derosso, editora, e Tatiana Lopes, dupla evolutiva do autor.

Live da Editares “Conversa com Autor” no Lançamento do Livro Pensenes de Ricardo Rezende. Mediadores Alex Ferreira e Filipe Junqueira da Editares. Nora Derosso, editora da Editares. Tatiana Lopes, dupla evolutiva do autor. (Foto: Acervo Ricardo Rezende)

A intenção do autor é estimular mentalsomaticamente pré-intermissivistas e intermissivistas, a promover a autoconsciência e renovação quanto à realidade pensênica pessoal. 

O primeiro registro do termo pensene foi publicado no livro Miniglossário da Conscienciologia em 1992, de autoria de Waldo Vieira. Já em 2010, o lexicógrafo Luiz Antonio Sacconi registrou o neologismo Pensenologia na obra Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa: Comentado, Crítico e Enciclopédico.

A obra de Rezende é a primeira publicação sobre fundamentos da Pensenologia (Ano-base: 2023) sendo um livro de 170 capítulos contendo temas relacionados a 5 campos ou áreas de estudos:

I.  Autoconsciência Pensênica: o detalhamento sobre o que é o pensene, a pensenização autolúcida, a qualidade dos autopensenes, a evolução e a aplicabilidade autopensênica.

II.  Taxologia dos Pensenes: as minifichas técnicas descrevendo a definição, categoria, etimologia, sinonímia, características, fatuística e exemplo a respeito de 150 pensenes tratados na obra.

III.  Holopensenologia: os assuntos, as teses e reflexões sobre a Morfopensenologia, o holopensene, a fôrma holopensênica pessoal, a Holopensenometria e a Climatologia Interconsciencial.

IV.  Autopesquisa Pensênica: as considerações relativas ao autexame pensênico, ao padrão autopensênico, às patologias pensênicas, à Homeostasiologia pensênica e à autopensenometria.

V.  Autevolutividade Pensênica: o exame referente à autorreciclagem intraconsciencial, o descarte de bagulhos autopensênicos, a adoção de hábitos ortopensênicos, as técnicas ortopensênicas destacáveis e o plano de desenvolvimento autopensênico.

Sobre o Autor

Ricardo Dutra Rezende, natural de Uberaba, MG; bibliotecário, formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Voluntário de Instituição Conscienciocêntrica desde o ano 2000. Autor de artigos, verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia e dos livros: Voluntariado Conscienciológico Interassistencial, Lucidez Consciencial e Pensenes.

O Jornal da Cognópolis pediu ao autor que contasse sobre os bastidores do desenvolvimento da obra, assim como as motivações para a escrita. Confira relato na íntegra, em primeira pessoa: 

Aproximadamente há 10 anos, a ideia de escrever esta obra surgiu durante experimento pessoal no Laboratório Conscienciológico de Autopensenologia do CEAEC, onde houve diálogo mental com consciex amparadora, a qual propôs a assunção pessoal de tal compromisso gesconográfico.

Antes de priorizar a elaboração desta obra, devido à falta de experiência em conscienciografia, comecei a redigir e defender verbetes conscienciológicos em série. 

Simultaneamente, escrevia artigos conscienciológicos para apresentação em simpósios e congressos de Instituições Conscienciocêntricas (IC’s). Tal movimento grafopensênico me qualificou para iniciar a redação e publicar o primeiro livro pessoal, Voluntariado Conscienciológico Interassistencial

Após a publicação do segundo livro pessoal, Lucidez Consciencial, constatei estar pronto para cumprir o compromisso de escrever o livro Pensenes.

Em relação às experiências advindas da escrita da obra, devido à necessidade de realizar extensa investigação e promover reflexões sobre o tema para a confecção dos capítulos e, particularmente, da taxologia dos pensenes, ocorreu conexão holopensênica e inspirações ideativas enriquecedoras sobre os seus variados tipos, todos  descritos na obra. Tais vivências resultaram no entendimento maior de conhecimentos relativos ao campo da Pensenologia.

Pensenes foi o maior desafio conscienciográfico pessoal até o momento, tanto pela escassez de publicações sobre os tipos de pensenes quanto pela complexidade de elaborar 150 fichas técnicas a respeito de variados pensenes, ao estilo de miniverbete, similar à chapa verbetográfica utilizada na obra Enciclopédia da Conscienciologia, as quais, no total, contém 1.050 adjetivos distintos, sem a repetição de termos, inseridos no item Características, para auxiliar no entendimento quanto às propriedades de cada pensene.

Ricardo Dutra Rezende

Lançamento Círculo Mentalsomático no Tertuliarium do CEAEC
Entrelivros 197 : Pensenes
Lançamento Editares


Para saber mais acesse:
Autor: Ricardo Rezende
Organizadora: Sónia Luginger
Foto e vídeo: Acervo Ricardo Rezende
Expediente: Edição 252- Julho e agosto de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nublado
11.4 ° C
11.4 °
10.5 °
93 %
3.1kmh
100 %
sáb
15 °
dom
17 °
seg
16 °
ter
17 °
qua
19 °