sábado, 20 abril 2024

Projetos pró-inclusão são realidade na CCCI

Grupo de trabalho Inclusão & Acessibilidade destaca a importância das práticas de acolhimento às singularidades

Todo mundo merece ter oportunidades e direitos iguais na sociedade, não importa se tem alguma deficiência ou diferença. Por isso, nos últimos anos, leis e ações tentam garantir que todos possam ter acesso e inclusão em vários espaços da sociedade. Um desses espaços são as Instituições Conscienciocêntricas (ICs), que, acompanhando as tendências sociais inclusivas, estão aos poucos implantando projetos que as ajustem à diversidade de públicos que as procuram. 

Em sintonia com os princípios da inclusão, no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) foi criado o grupo Inclusão & Acessibilidade, formado por voluntários responsáveis por iniciativas que, de forma perene, atendam todas as pessoas, inclusive aquelas com algum tipo de deficiência. 

A formação do grupo de trabalho foi iniciada pela voluntária Karina Albuquerque, que promoveu em 2021 amplo debate em todos os Centros Educacionais de Autopesquisa (CEAs) do IIPC. Naquele momento, ainda sob as ações de prevenção da COVID-19, a tarefa realizou-se online e teve como objetivo principal captar voluntários afins à temática inclusiva, sob o viés conscienciológico. Atualmente o grupo é formado pelos voluntários Alexandre Rosado, Edelar Prohmann, Eduardo Goubet, Karina Albuquerque e Maria José Bento.

Ainda durante a pandemia, esse grupo percebeu a carência de acessibilidade visual e auditiva em eventos e ações institucionais. Diante desse cenário, surgiram alguns projetos, dentre eles a criação de um glossário em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os neologismos utilizados na Conscienciologia e na Projeciologia.

E com o retorno gradual às atividades presenciais, o grupo percebeu a oportunidade de implantar esta iniciativa nos locais onde as atividades do IIPC retornariam, na chamada Ressoma dos CEAs. O grupo então criou o Check List da Acessibilidade com orientações de acessibilidade arquitetônica amparada na Lei de Acessibilidade. Atualmente esse documento está em nova versão abrangendo a acessibilidade digital, com apoio da voluntária Fabiane Cattai.

Ainda em 2022, o grupo se apresentou no 14º Encontro de Voluntários do IIPC, elencando os trabalhos em andamento e realizando breve introdução aos conceitos e legislações que sustentam a necessidade de adequação aos processos de inclusão e acessibilidade no ambiente conscienciocêntrico. 

Mais recentemente, em 2023, foi realizada a Oficina de Atividades Inclusivas durante o 15º Encontro de Voluntários do IIPC com objetivo de informar e sensibilizar os participantes para o atendimento inclusivo e levantar os desafios a superar para ser uma instituição mais inclusiva.

Na oficina, com alunos presenciais e on-line, foram apresentados e discutidos casos hipotéticos com situações de atendimento a pessoas com deficiência e/ou pertencentes a grupos minoritários, provocando debate e busca de possíveis caminhos e ações preventivas entre os voluntários participantes. 

No momento, o grupo está empenhado nas primeiras fases de construção do Glossário de Termos da Conscienciologia e da Projeciologia em Libras, buscando coletar, entre os professores do IIPC, os termos mais frequentemente utilizados por eles em sua docência. Este passo definirá a ordem de prioridade para a produção dos primeiros sinais em Libras correspondentes aos neologismos da Conscienciologia e da Projeciologia.

Pretende-se que, no futuro, tradutores-intérpretes de Libras (TILSP), vinculados a eventos da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), tenham acesso a uma plataforma especializada em sinais da Projeciologia e da Conscienciologia.

Embora tais ações tenham surgido no IIPC, elas são prioritárias para todas as ICs, juntando-se a outros projetos hoje em andamento, como as gestações conscienciais em versão acessível a leitores digitais para pessoas cegas (Editares) e a produção de vídeos introdutórios em Libras para o público surdo (Reaprendentia). 

Pouco a pouco percebemos o crescimento do movimento inclusivo nas ICs e esperamos que se amplie e consolide nos próximos anos. Afinal, a inclusão como um paradireito consciencial significa ter acesso a ambientes que acolham as singularidades. E a CCCI, ao propiciar um ambiente inclusivo, estará respeitando os direitos vigentes e, ainda, promovendo a cultura do Paradireito. 

Incluir é universalismo teático.

Imagens da Oficina de Inclusão e Acessibilidade realizada durante o 15º Encontro de Voluntários do IIPC em junho de 2023. (Foto: Yana Fortuna)
Imagens da Oficina de Inclusão e Acessibilidade realizada durante o 15º Encontro de Voluntários do IIPC em junho de 2023. (Foto: Yana Fortuna)

Mais informações, entre em contato com o grupo Inclusão & Acessibilidade.

Para saber mais acesse:
Autores: Alexandre Rosado, Karina Albuquerque e Maria José Bento
Colaboração: Yana Fortuna
Foto e vídeo: Yana Fortuna e Acervo IIPC 
Expediente: Edição 252- Julho e agosto de 2023

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
23.3 ° C
23.5 °
20.6 °
78 %
2.6kmh
0 %
dom
31 °
seg
33 °
ter
32 °
qua
28 °
qui
22 °