Pular para o conteúdo

Pré-IC Paraecologicus em nova fase de atividades evolutivas

Paraecologia e Responsabilidade Planetária

Buscando inovações que abracem globalmente o holopensene da instituição, a Pré-IC de Responsabilidade Planetária entra em nova fase com o nome Pré-IC Paraecologicus. Entre as mudanças estão: atualizações da identidade visual nas mídias digitais; novos programas de entrevistas no Youtube; série de pesquisas empregando o holopensene dos Serenões; cursos; verbetes; atividades voltadas ao desenvolvimento teático dos voluntários; atividades em cooperação com outras ICs.

Voluntários em reuniões online, de várias localidades (Belo Horizonte, São Paulo, Jundiaí, Recife, Foz do Iguaçu, Curitiba, Natal, Porto Velho)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

A expressão responsabilidade planetária foi proposta no I Fórum de Responsabilidade Planetária, em 2011, realizado no Campus Discernimentum na Cognópolis Foz do Iguaçu. De lá pra cá, o tema vem sendo explorado em diversos eventos, como debates, fóruns e exposições interativas, como Arqueologia do seu Estilo de Vida, ocorrida durante o megaevento Um dia na Cognópolis, e o Circuito Empatia Experience, durante o Innovacities, feira internacional de ciência, em 2018.

A alteração do nome ocorreu em 2020 durante a elaboração dos capítulos do livro sobre responsabilidade planetária, ora em revisão. Em diálogo com o grupo de voluntários da pré-IC, ficou evidente que a expressão “responsabilidade planetária” gerava reações defensivas, como se os interlocutores estivessem se sentindo, de alguma maneira, (auto)cobrados.

"Ao apresentar propostas ou atividades com este nome, frequentemente percebíamos a dificuldade das pessoas em compreender a responsabilidade planetária enquanto compromisso libertário conviviológico, inserido na ótica da especialidade Paraecologia."

Luciana Ribeiro, voluntária da Paraecologicus

Portanto, a solução levantada foi inserir a Paraecologia diretamente no nome da pré-IC – Paraecologicus, atuando como senha para o público-assistível e para posicionar a instituição no cenário cognopolitano, levando o holopensene da especialidade em seu nome.

O materpensene da Paraecologicus é a Evoluciologia, que é a especialidade da Conscienciologia aplicada aos estudos da evolução das consciências. A responsabilidade planetária se vincula a este materpensene evoluciológico por favorecer o estímulo e o estudo dos modos como as consciências aprendem e mudam, a si próprias e ao mundo, na busca de ampliar a convivialidade cosmoética com o planeta, intra e extrafisicamente.

A Paraecologia tem como foco as interações da consciência de forma integral e multidimensional, considerando o processo evolutivo consciencial. Considera as várias escalas de interações: consigo, com outras consciências (em diferentes dimensões), com seres vivos não-humanos, e com as energias imanentes (geoenergia, hidroenergia, fitoenergia, zooenergia, aeroenergia, cosmoenergia) e suas fontes.

A responsabilidade planetária é tanto um dever dos seres humanos, quanto um direito do planeta Terra e seus compassageiros evolutivos. Esta compreensão se dá a partir do estudo das interações e suas consequências bioenergéticas, multiexistenciais e conviviológicas.

A mudança do nome se deu em um processo que durou mais de 2 meses e envolveu voluntários da pré-IC, a equipe extrafísica, reuniões intrafísicas e extrafísicas (por meio de técnicas projetivas realizadas em conjunto), testes de efeito do nome com colegas voluntários de outras ICs, e consulta ao Conselho de Neologística (CINEO). Porém, somente após o registro de domínio virtual e lançamento do site, iniciou-se o processo de divulgação.

Esta atualização iniciou uma série de ações para renovar a identidade visual da pré-IC: um novo site, otimização da logomarca, upgrade das redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e lançamento de vinheta para os programas semanais no Youtube.

Em maio de 2020, a Paraecologicus deu início a um programa de lives semanal, no qual promove reflexões sobre as relações entre as diversas especialidades conscienciológicas e a responsabilidade planetária, a partir do diálogo com outras ICs e Colégios Invisíveis.

Com o amadurecimento dessas reflexões, em 2021, reestruturou o canal do Youtube e o programa inicial foi desdobrado em 5 tipos: Conexão Autocuidado, Conexão Socin, Conexão Verpon, Conexão Teática e Conexão Cognópolis. Pensou-se na repetição da palavra “conexão” com o propósito de propiciar ao interlocutor reflexões sobre a importância de se conectar consigo mesmo e com os outros para compreender e catalisar o processo evolutivo.

"Cada um é responsável pelo próprio crescimento, mas evolução se dá em grupo. A diversidade e a interassistência são fundamentais para isso."

Cláudia Suassuna colaboradora da pré-IC, relembrando a lição constante do professor Waldo Vieira em tertúlias.

Nesta nova etapa da Pré-IC Paraecologicus, chegaram voluntários atraídos pela afinidade com a especialidade Paraecologia e interessados em contribuir para divulgar e ampliar a cultura teática da responsabilidade planetária.

Estruturando a especialidade Paraecologia:

O destaque de 2021 foi uma sequência de temporadas temáticas com encontros projetivos semanais do grupo, os encontrexes, com alvo mental focado no holopensene dos Serenões. Estes experimentos foram parte fundamental dos Programas de Preceptoria Autopesquisística Grupal, ou seja, pesquisas realizadas em grupo a partir de orientação individualizada.

Até o momento, foram realizados pilotos de 4 dos 8 programas propostos: Autoespecialidade Paraecológica; Holopensene Higienizador; Interação com Energias Imanentes; e Redes Paraecológicas. Parte dos resultados está disponível no Youtube: Mapeando redes paraecológicas – balanço de uma pesquisa grupal; Cómo conectarse con conciencias evolucionadas? Homo sapiens serenissimus.

Conexão Verpon – Mapeando Redes Paraecológicas – balanço de uma pesquisa grupal
¿Cómo conectarse con conciencias evolucionadas? Homo sapiens serenissimus

Em maio aconteceu o lançamento da nova vinheta com os principais programas da Paraecologicus.

Saiba mais sobre o estudo da interação consciência-energia e seus efeitos:

Tertúlia Matinal 166 – Cognópolis Responsável
Conexão Socin – Da pegada ecológica à pegada paraecológica: Que rastros deixamos no mundo?
tertúlia conscienciologia 940 – Evulociologia
Conexão Verpon – Holopensene Higienizador
Conexão Verpon Fitopensene nas interações conscienciais
Conexão Verpon – Eco-Convivialidade Sadia
Conexão Teática – Sinergismo Micro-macrocosmo e Responsabilidade Planetária

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

Expediente da matéria:

Mais sobre

Em alta