terça-feira, 25 junho 2024

Orthocognitivus Completa Meia Década

Da concepção ideacional à concretude dos feitos evolutivos!

A Orthocognitivus, Instituição Conscienciocêntrica de estudo, pesquisa e produção científica da Especialidade Cognopoliologia e especialidades convergentes à Antidesviologia, Pararreurbanologia e a Paradiplomacia, dedicada ao projeto suprainstitucional de implantação da Cognópolis na mesorregião da Grande Florianópolis, completou 1 lustro de existência em 18 de maio de 2023.  

Na semana do seu 5º aniversário, a Orthocognitivus realizou atividades interassistenciais de magnitude multidimensional em Florianópolis. A primeira foi a Dinâmica Parapsíquica da Megafraternologia, em parceria com o IIPC, com a Técnica da Evocação da Central Extrafísica da Fraternidade (19/05). A segunda foi a 3ª edição do Curso de Campo  Epicentrismo Reurbexológico com Materpensene: Megafraternidade (20-21/05), com o professor epicon Marcelo Silva. Essas atividades coletivas interinstitucionais e com formação de campos bioenergéticos interassistenciais serviram para fortalecer a implantação e sustentação holopensênica da Cognópolis em Santa Catarina.

Timeline dos últimos 5 anos:

Para celebrar, foi preparada uma timeline dos fatos e parafatos relevantes, para registrar esta história tão desafiadora e importante do ponto de vista evolutivo.

As atividades conscienciológicas para implantação da Cognópolis em Santa Catarina decorreram da solicitação do Prof. Waldo Vieira (1932-2015), proponente da Ciência Conscienciologia, na Minitertúlia Conscienciológica em Foz do Iguaçu, PR, em 18 de maio de 2015.    

Para compreender a relevância dos fatos e parafatos que culminaram na criação da Orthocognitivus, descreveremos aqui três eventos interligados, dois dos quais ocorreram em paralelo, e o terceiro de fundamental importância pelos desdobramentos sequenciais desta história. 

Capa do documentário Vida e obra de Waldo Vieira produzido por Comunicons & AIEC – 2015 (Foto: Acervo Orthocognitivus)

O primeiro foi a apresentação do documentário Vida e Obra Waldo Vieira: a história do homem que criou uma nova ciência, no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis, entre os dias 16 e 17 de maio de 2015, com ampla divulgação da imprensa local e um público de mais de 900 pessoas.  

O segundo aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. Dois voluntários de Florianópolis estavam participando de uma Qualificação dos Integrantes da Equipe de Campo Bioenergético da Conscienciologia, nesses mesmos dias. No dia seguinte (18/05), já no aeroporto e prontos para embarcar, foram informados que o voo havia sofrido alterações de rota devido ao mau tempo. Ao verificarem o extenso itinerário de regresso, mas sobretudo conscientes de que havia uma razão oculta para tal mudança, optaram por permanecer em Foz. A primeira ideia foi participar da Minitertúlia Matinal com o Prof. Waldo Vieira e agradecê-lo pela generosidade em compartilhar sua história pessoal evolutiva e parapsíquica, bem como a sua trajetória e percurso na proposição da neociência Conscienciologia, e também parabenizá-lo pelo enorme sucesso de seu filme. 

Foi então que o Prof. Waldo Vieira falou publicamente, pela primeira vez, sobre a importância de implantar uma Cognópolis em Santa Catarina, considerando os indicadores conscienciométricos, com destaque para o continuísmo, vontade de idealizar e realizar ações empreendedoras tarísticas desenvolvidas pelo IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, por mais de 3 (três) décadas, no estado.

Outros aspectos ressaltados pelo Prof. Waldo foram em relação ao amadurecimento e responsabilidade proexológica grupal, a partir da expressividade de público sintonizado com os ideais da Conscienciologia nos eventos em Florianópolis. A saber: uma Palestra Pública em 1995 com mais de 1.500 pessoas e a exibição do referido documentário biográfico, com 900 pessoas. Por fim o Prof. Waldo Vieira proclamou: 

O grupo de Florianópolis já tem condições e está caminhando
para a construção de uma Cognópolis e instalação de uma IC.

Waldo Vieira

Deste momento em diante, consciências neofílicas abraçaram a incumbência e vêm se dedicando à realização de feitos evolutivos, não só para a historicidade da Conscienciologia no Planeta, mas também para a concretização do megaempreendimento da Cognópolis em SC.

Nos dois anos que se seguiram e na condição de Pré-Instituição Conscienciocêntrica (IC), inúmeras ações foram necessárias para a sustentação holopensênica e realização da assistência interconsciencial. 

Registros da Pré-IC Cognópolis SC do ano de 2016 (Fotos: Acervo Orthocognitivus)

Desde então, estudos, encontros, planejamentos, reuniões, diálogos, debates e dinâmicas de grupo, vêm sendo realizados para aglutinação de intermissivistas em torno de um objetivo assistencial comum, compondo um movimento sinérgico conscienciocêntrico e maxiproexológico interinstitucional em prol do fortalecimento de base na implantação da cidade do conhecimento conscienciológico em SC.

Primeiro vídeo de divulgação do projeto da Cognópolis em Santa Catarina:

Neste contexto, tornou-se condição sine qua non o surgimento de Instituição Conscienciocêntrica exclusivamente dedicada à consecução do objetivo magno de planejar, viabilizar e consolidar a implantação da Neocognópolis.  

No dia 18 de maio de 2018, ocorreu a Assembleia Geral de fundação da Associação Internacional para Implantação da Cognópolis em SC, Orthocognitivus.  A nova Instituição Conscienciocêntrica (IC), representou um marco histórico na materialização intrafísica do megaempreendimento conscienciológico suprainstitucional e, desde então, vem convertendo feitos grupais atrelados aos pensamentos, sentimentos e energias para implantação do megaempreendimento evolutivo.

Evento de fundação da Orthocognitivus em 18 de maio de 2018 (Foto: Acervo Orthocognitivus).

O nome Orthocognitivus significa “aquilo que tem força ou propriedade do conhecimento; cognição reta, centrada”. Foi escolhido pelos voluntários da Pré-IC Cognópolis em SC por representar a fidelidade intencional e estar compatível com objetivos institucionais, como a profilaxia dos desvios das programações existenciais, a expansão da tarefa do esclarecimento (tares), a reurbanização extrafísica (reurbex), e a congregação paradiplomática de Instituições e Organismos Conscienciocêntricos no contexto de uma Cognópolis.

Eventos realizados pela Orthocognitivus em 2018 (Fotos: Acervo Orthocognitivus)

Entre 2018 e 2020, foram realizadas palestras, cursos e dinâmicas em parceria com Instituições conscienciocêntricas da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), além de oficinas entre voluntários para elaboração do projeto conceitual organizado pela Comissão Técnica do Projeto Cognópolis. De 2018 a 2019, a sede da instituição funcionou em São José (SC), mas em 2020 o espaço foi desativado devido a pandemia, mantendo as atividades de atendimento ao público e de voluntariado online. 

Em 2021, outro passo significativo para o processo de pesquisa e análise de terrenos foi dado com a constituição de novas comissões de trabalho: a Comissão de Terrenos e a Comissão de Captação de Recursos. No mesmo ano, o Projeto Conceitual foi apresentado no V Encontro Cognópolis em SC (evento online aberto ao público).

Em 2022, a equipe retomou os trabalhos presenciais em nova sede no centro de Florianópolis e manteve o quadro de atividades abertas ao público nas duas modalidades. O Debate Master foi agregado aos eventos online, com objetivo de promover a integração entre as diversas especialidades conscienciológicas para expandir o estudo da Cognopoliologia, reforçando a matriz ortopensênica da Orthocognitivus e o fortalecimento das bases paradiplomáticas pró-neocognópolis.

As ações em 2023 incluíram a retomada do Curso de Campo Epicentrismo Reurbexológico e o início da Dinâmica Parapsíquica Supervisionada da Interassistencialidade com o Epicon Marcelo Silva, coordenada pelas professoras Aline Bittencourt e Marlene Comiotto. 

A capacidade empreendedora grupal vem se expandindo ano a ano e as novas etapas de trabalho demonstram um excelente nível de abrangência e resultados efetivos do ponto de vista evolutivo, desencadeando novos ciclos de expansão institucional. 

Acesse as redes sociais da Orthocognitivus e participe de nossos eventos! 

Para saber mais acesse:
Autoras: Marlene Comiotto, Olivia Rochadel e Maria Helena Balthazar
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo:  Acervo Orthocognitivus
Expediente: Edição 251- Maio e junho de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Leonardo Ribeiro, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nuvens quebradas
19.4 ° C
19.4 °
18.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
ter
19 °
qua
16 °
qui
22 °
sex
21 °
sáb
17 °