sábado, 20 abril 2024

Manual “Empresograma: Critérios para Avaliação de Empresas Conscienciocêntricas”

No dia 2 dezembro de 2023 o Auditório do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) albergou o lançamento da obra “Empresograma”. A nova gestação consciencial, ou gescon, de 6 autores aborda os “critérios para avaliação de empresas conscienciocêntricas”. Seguindo o exemplarismo da obra “Conscienciograma”, de Waldo Vieira, e com o carimbo da IC Liderare, estes autores focaram na auditoria de empresas construindo um manual sobre a saúde institucional integral, incluindo também o paradigma consciencial.

O Jornal da Cognópolis traz o relato dos autores. Confira:

“O Empresograma é uma ferramenta para identificar o quanto uma empresa adota princípios evolutivos na condução dos negócios. Nós construímos o Empresograma a partir da elaboração do Código Grupal de Cosmoética de Empresas Conscienciocêntricas, durante reuniões do Conselho das Empresas Conscienciais (ECs) na UNICIN. Nossa proposta é que uma empresa seja considerada Conscienciocêntrica a partir do momento que ela se torne signatária desse código grupal. O Empresograma apresenta 280 questões, numa estrutura com princípios semelhantes aos adotados na elaboração do Conscienciograma, do professor Waldo Vieira. Nós entendemos que empresas conscienciocêntricas podem mudar profundamente as estruturas do sistema econômico atual, adotando práticas empreendedoras com foco na evolução das consciências.

O Empresograma é um instrumento direcionado para pessoas que decidiram seguir o caminho do empreendedorismo na estruturação de sua vida econômica. Consideramos que, ao tomar essa decisão, a pessoa está ciente de que opera num sistema de economia fundamentado na lógica capitalista (ano base 2023).

Consideramos também que operar dentro do capitalismo neste início de século XXI exige criticidade e lucidez nos posicionamentos para não alimentar e, ainda melhor, corrigir as distorções, desigualdades e tantas outras disfunções desse sistema.

Ao modo de infiltrados cosmoéticos, aqueles que se dispuserem a aplicar esse instrumento em suas práticas empreendedoras podem mudar profundamente as estruturas desse sistema econômico de dentro para fora, a partir da transformação das suas práticas empreendedoras tendo como foco a evolução das consciências.

O Empresograma é um instrumento de avaliação que permite refletir sobre as práticas empreendedoras a partir da perspectiva do Paradigma Consciencial, ou seja, considerando variáveis holossomáticas, multidimensionais e multiexistencias, e o processo evolutivo no qual nos tornamos cada vez mais autoconscientes, policármicos e cosmoéticos.

A Liderare é a IC que acolheu esta gescon em sua estrutura para difusão da obra e seus desdobramentos tarísticos na divulgação e expansão do paradigma consciencial junto a empreendedores.”

Empresograma: Critérios para Avaliação de Empresas Conscienciocêntricas

Autores

Adélio Conter. Professor-pesquisador e voluntário da Conscienciologia desde 1993, tenepessista desde 2001, coordenador da Comissão de Interassistência Tecnológica da CCCI e do Conselho de ECs, doutorando em Energia e Sustentabilidade, empresário na área de tecnologia, coordenou cursos de pós-graduação e é professor de ensino superior e pós-graduação. Presidiu o CMCTI-FI de 2022 a 2023, membro do APL Iguassu IT. Coordenou o GT contra a COVID-19. Consultor em gestão e tecnologia.


Ana Paula Simões. Empresária no ramo de Educação Corporativa desde 2005. Arquiteta, mestre em arquitetura, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, com formação em Ciência dos Grupos pela SBDG e Análise Transacional pela UNAT. Foi professora do ISAE/FGV por 7 anos e da FGV online por 11 anos. Voluntária da Conscienciologia desde 1995, onde atua como professora e pesquisadora. Tenepessista desde 2004.


Fernando Barbaresco. Graduado em Economia, empresário, empreendedor no ramo de incorporação imobiliária. Voluntário do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) e Coordenador do Programa Amigos da Enciclopédia. É professor-pesquisador da Conscienciologia e tenepessista. Reside no Bairro Cognópolis, Foz do Iguaçu, PR.


José Carlos Trintinália. Empreendedor e Empresário nos últimos 35 anos nos segmentos financeiro, tecnologia e serviços. Especialistas em Tecnologias e Produtos para o Sistema Financeiro. Cursou Matemática pela PUC-SP. Voluntário da Conscienciologia desde 1997, docente desde 2003, tenepessista desde 2002.


Luciano Vicenzi. Administrador de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG e Mestre em Estratégia e Análise Organizacional pela UFPR. Empresário no ramo de desenvolvimento humano desde 2005. Voluntário da Conscienciologia desde1993, professor-pesquisador-tenepessista. Autor do livro Coragem para Evoluir.


Marcia David. Bacharel em Ciência da Computação e mestre em Administração com ênfase em Empreendedorismo e Inovação. Empresária na área de educação, integrante do time de organizadores do International Space Apps Challenge, fundadora do CODE IN FOZ. Atuou na coordenação de cursos de tecnologia. Master Trainer para a Endeavor. Voluntária da Conscienciologia desde 2000, docente e tenepessista.


Talk Show: Avaliação de empresas através do Empresograma

Para saber mais acesse:
Autora: Sónia Luginger
Foto e vídeo: Acervo Epígrafe
Expediente: Edição 255 - Janeiro e fevereiro de 2024

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
28.4 ° C
29.5 °
27.6 °
57 %
3.1kmh
0 %
sáb
28 °
dom
31 °
seg
33 °
ter
32 °
qua
28 °