Em 22 de maio de 2023, Málu Balona, propositora da Holomemória da Conscienciologia (HLM), no IIPC em 1997, hoje estrutura suprainstitucional auspiciada pela UNICIN, enquanto consultora histórica e para-histórica em Conscienciologia, concedeu entrevista exclusiva, publicada na íntegra com grande satisfação pelo Jornal da Cognópolis, contribuindo para divulgação da cultura holomnemônica na CCCI.
Málu é parapedagoga, holomemorióloga, enciclopedista, autora dos livros Síndrome do Estrangeiro, em 4ª edição (2020) e Autocura através da Reconciliação, em 5ª edição (2023). Eleita Integrante para compor a 1ª gestão do Colegiado da Conscienciologia (2016–2021), ela cita Waldo Vieira, no Léxico de Ortopensatas:
Memória. Se não há memória, não tem gratidão.
Waldo Vieira (Léxico de Ortopensatas; Vol. II, p.1276)

Perguntas:
- Jornal da Cognópolis. O que é a Holomemória da Conscienciologia (HLM)?
HLM. A Holomemória da Conscienciologia é o conjunto de conceptos-engrama, compondo o banco de dados histórico e/ou acervo paradocumental para-histórico, reunido, classificado, organizado, disposto em ordem cronológica (timeline) de modo cosmolíneo, reconstituindo por meio do registro de fatos e parafatos, a trajetória da proposta, implantação, desenvolvimento, divulgação e consolidação da Neociência conscienciológica na Terra (verbete Holomemória da Conscienciologia, EC).
- Quando, como e qual o contexto do surgimento da HLM?
HLM. Em março de 1997, na Sede Matriz do IIPC, na cidade do Rio de Janeiro, às vésperas da 1ª década da instituição conscienciocêntrica pioneira, o prof. Waldo Vieira (1932–2015) manifestou a necessidade do registro histórico da trajetória (holobiografia) das Neociências Projeciologia e Conscienciologia.
Para atender à demanda, a coordenação do Centro de Educação (CED) do IIPC apresentou carta-proposta para o Projeto Holomemória. Com o aceite foi dado início à composição do acervo histórico formado pela produtividade voluntária nas áreas jurídico-administrativa, autoral, docente e técnico-científica da instituição, até àquela data.
Com mais de 1 tonelada de material histórico, o acervo inclui diversas fontes históricas produzidas pelas áreas: parapedagógica, divulgacional, de eventos técnico-científicos e prioritariamente, do editorial conscienciológico. Esse patrimônio transitou da Sede do IIPC, no Rio de Janeiro, para Brasília, no DF (2000 a 2013), onde deixou de ser projeto para se tornar realidade, enquanto acervo cultural histórico-parapsíquico da CCCI, até ser transferido de modo definitivo, para a Cognópolis Foz do Iguaçu, PR em 15 de abril de 2013. Em março de 2022 a Holomemória da Conscienciologia (HLM) celebrou o jubileu de prata, 1 quarto de século de existência e serviços prestados à CCCI.
Em 18 de setembro de 2015, a Coordenação Geral do IIPC fez a doação integral do patrimônio histórico conscienciológico da HLM à UNICIN. Desde então, auspiciados enquanto estrutura suprainstitucional, condição celebrada no Conselho de ICs em 11 de outubro do mesmo ano. No Congraçamento das ICs de 2016, a temática do evento comemorativo girou em torno da temática Holomemória da Conscienciologia: legado da CCCI.



- Quais fatos e parafatos interessantes que permearam a idealização da HLM da Conscienciologia você poderia citar?
HLM. Desde a publicação da 1ª edição do livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico (1981) foi possível observar que a cada obra conscienciológica lançada pelo autor, Waldo Vieira, surgia uma neoinstituição. A 1ª foi fundada justamente, em 6 de setembro de 1981, Centro da Consciência Contínua (CCC), reunindo pesquisadores e pesquisadoras interessadas na parapesquisa da projetabilidade consciencial lúcida.
O lançamento do 1º tratado Projeciologia: Panorama de Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, em edição do Autor de 1986 destinada à distribuição gratuita, gerou a 2ª Instituição Conscienciocêntrica (IC) – Instituto Internacional de Projeciologia (IIP; 1ª razão social), considerada pelo autor, “a primeira escola conscienciológica”.
O lançamento do 2º tratado, 700 Experimentos da Conscienciologia, em 1994, propiciou a fundação da Cooperativa de Colaboradores do IIP (COOIP) em 15 de julho de 1995, berço do Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC, 1ª razão social). Em 1996 o IIP muda a razão social para IIPC, acrescentando a Conscienciologia ao nome e em 2003 o Campus CEAEC também assume nova razão social, enquanto Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia.
- Você poderia apresentar breve linha do tempo da Conscienciologia produzida pela HLM?
HLM. No Holociclo, na parede bem em frente à mesa utilizada pelo prof. Waldo, há breve timeline cobrindo o período de 1981 a 2012. Nele está a primeira amostragem da trajetória das Neociências contemplando os principais eixos temáticos: publicações, fundações de ICs, eventos marcantes e propositura de verpons, elaborada pela equipe do Polo de Pesquisa IIPC de Brasília, DF em 2004.
Atualmente, contemplamos também a egobiografia do voluntariado e de personalidades relevantes na História das Neociências, por meio de Entrevistas em História Oral (EHO). Em consenso, optamos pelo ano de 1965 enquanto data-marco histórico, quando o prof. Waldo publica a obra pangráfica ou incunábulo conscienciológico “Cristo Espera Por Ti” (Balzac & Vieira) dedicando-se a partir de então, de modo exclusivo às pesquisas científicas projeciológicas.
- Onde se encontra o acervo hoje, ele pode ser visitado?
HLM. O acervo da HLM está localizado nas salas 107 e 108 do Campus Discernimentum, na Cognópolis Foz do Iguaçu. Contato também pelo E-mail: hlmconscienciologia@gmail.com; também pelo Whatsapp (45) 9 9955-6554.
Para conscins interessadas em conhecer essa relevante estrutura holomemoriológica suprainstitucional coletiva da CCCI, a equipe de holomemoriólogas permanece em plantão de trabalho e atendimento às 2as, 4as e 6as feiras, das 14h às 17h30, no local.

- Quem integra a equipe de holomemoriólogas da HLM da Conscienciologia?
HLM. A equipe docente veterana é composta por Ana Maria Pereira, pedagoga e parapedagoga, Graça Dantas, historiadora e para-historiadora, Lília Junqueira, socióloga e parassocióloga, Milces Caldas, fisioterapeuta e restauradora, Ninarosa Manfroi, historiadora e para-historiadora, Rosemary Salles, autora e editora, responsável pela holomemória editorial conscienciológica e o prof. Paulo Presse, matemático e especialista em pesquisa de mercado educacional, que nos oferece expertise em Tecnologia e Paratecnologia. Desde 2018, atuamos em sistema horizontalizado de equipe colegiada de holomemoriólogos, que colaborou com pesquisas de datação e revisão de dados para essa entrevista.
- Como foi o processo de decisão de digitalização do acervo, definido recentemente no Conselho de ICs?
HLM. Em 25 de janeiro de 2023, em Reunião Ordinária do Conselho de ICs, a equipe da HLM apresentou à CCCI o projeto para conversão de mídia analógica para digital, do acervo de mais de 1000 fitas, em vídeo, cassete, VHS, Umatic e outros.
Na oportunidade, foi também solicitada edição profissional de mais de 2 dezenas de gravações em vídeo de Entrevistas em História Oral (EHO) realizadas desde 2016, com o voluntariado pioneiro, presente nos primórdios da propositura das Ciências Projeciologia e Conscienciologia.
A CCCI aprovou a contratação desse serviço profissional especializado, auspiciado financeiramente pelas ICs a ser realizado pela empresa conscienciológica, “Ecrã”, do nosso colega, Emanuel Maia. Ao modo da Ação Integrada, realizada durante a pandemia, esse constituiu outro belo exemplo de esforço conjunto a partir da sensibilização para a importância da conservação holomnemônica da História Coletiva da CCCI.
- Quais são as atividades prioritárias da HLM da Conscienciologia?
HLM. Desde 2000, a HLM da Conscienciologia vem prestando serviços históricos e para-históricos à CCCI, na confecção de linhas do tempo em aniversários de ICs, de eventos importantes, datação de lançamento de teorias e respondendo a dúvidas históricas em Conscienciologia (tira-teima), de modo geral. Inclusive criamos o selo de certificação de conformidade, atestando a fidedignidade dos dados oferecidos, sempre a partir de fontes históricas conscienciológicas documentais.
Cuidamos da conservação do patrimônio, da organização, classificação, restauro e arquivamento dos documentos históricos, mantendo a reserva técnica de duplicatas do acervo raro. Temos itens exposicionáveis de grande valor histórico e para-histórico conscienciológico, que esperamos disponibilizar no site da HLM.



- E as próximas ações da HLM a médio e longo prazo?
HLM. Em 2012, por ocasião do Jubileu de Prata do IIPC, o prof. Waldo reiterou o pedido de elaboração de livro-memória com a holobiografia da Projeciologia e Conscienciologia. Desse modo, seguimos trabalhando nesse megaprojeto, a partir da seleção de material histórico e do relato de voluntários veteranos colhido nas Entrevistas em História Oral (EHO), acompanhadas de farto material histórico conscienciológico ilustrativo.
Nosso “sonho de consumo” é dispor de espaço adequado destinado a abrigar o acervo, visto Foz do Iguaçu não possuir arquivo público. Desse modo, conscins interessadas de hoje e do futuro, neointermissivistas ou não, poderão se informar como ocorreu a propositura, difusão e consolidação da Conscienciologia, Ciência das Ciências, podendo identificar os grandes aportes culturais oferecidos pela implantação da Conscienciologia na cidade, principalmente a partir das Tertúlias Conscienciológicas diárias, apresentando o eixo paraepistemológico multiautoral da Enciclopédia da Conscienciologia (EC).
- Qual o tipo de voluntariado prioritário que a HLM requisita?
HLM. Conscins interessadas em Tecnologia e Paratecnologia, Historiologia, Para-Historiologia, Arquivologia, Holomemoriologia Institucional, Auto e Gruporrevezamentologia, dentre outras especialidades da Conscienciologia relacionadas às atividades desenvolvidas. Mas, toda conscin motivada pela memorabilia científica dessa megatarefa, pode nos oferecer a própria disponibilidade de tempo, pois certamente, há muito a ser feito por mãos, mentaissomas e paracérebros dedicados.
- De que modo as ICs e o voluntariado integrante da CCCI podem contribuir com a HLM?
HLM. Para nós, o mais importante são os acervos de ICs e de particulares, compostos de documentos históricos: cartazes, periódicos conscienciológicos certificados, fotos, folders, flyers, crachás, cartas, certificados, banners e/ou material audiovisual de divulgação científica, eventos, entrevistas e outros. Todos esses elementos são imagines holomemorativos.
Temos recebido todo tipo de aportes, de ICs e individuais: material tecnológico, TVs, computadores, laptops, conversores de mídia, mesas e cadeiras, pastas poliondas de diversos tamanhos, pastas A-Z, além de armários de aço com medidas apropriadas, para compor o conjunto já existente, sendo esse o modo mais adequado para preservação da holobiografia impressa e digital de cada IC.
Somos profundamente gratos ao IIPC, onde estivemos de 1997 a 2015, à AIEC e a nossa atual mantenedora UNICIN, sempre sensível às nossas necessidades e às ICs de modo geral, alimentando o acervo histórico, a partir de atividades paracientíficas contínuas para disseminação da cultura histórica holomnemônica conscienciológica na CCCI.
Matéria no Fantástico da TV Globo sobre o Primeiro Congresso Internacional de Projeciologia em 1990:
A HLM da Conscienciologia representa principalmente, reconhecimento, preito gratulatório à conscins e consciexes doadoras de paracérebros e labcons, pelo labor voluntário na construção do megaempreendimento maxiproexológico: implantar a cultura parapsíquica conscienciológica intermissiva na Terra.
Somos gratos ao voluntariado abnegado que nos últimos 25 anos, vem mantendo essa estrutura suprainstitucional, além da gratidão à listagem interminável de benfeitores e benfeitoras nos presenteando cotidianamente, com pérolas históricas cosmoéticas, para configurar o rico mosaico evolutivo da Conscienciologia, rumo à Gruporrevezamentologia.
Nossos profundos agradecimentos ao Jornal da Cognópolis pelo excelente serviço de informação prestado e de nossa parte, pela megaoportunidade de atualização sobre a HLM, no contexto da Comunidade Conscienciológica.
Gratidão. Quando a pessoa é ingrata, o egoísmo predomina e obstrui a memória. Quem não tem noção de suas vidas humanas pregressas, em geral demonstra algum nível maior de ingratidão, pois é necessário ter boa memória para exemplificar os atos de gratidão. A memória ajuda na gratidão. A gratidão sustenta a memória.
Waldo Vieira (Léxico de Ortopensatas; Vol. II, p. 932)
Para saber mais acesse:
Autora: Yana Fortuna
Entrevistada: Málu Balona
Foto e vídeo: Acervo Yana Fortuna e IIPC
Expediente: Edição 251- Maio e junho de 2023
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
redacao@jornaldacognopolis.org