sábado, 20 abril 2024

Málu Balona concede entrevista ao Jornal da Cognópolis sobre a Holomemória da Conscienciologia (HLM)

Em 22 de maio de 2023, Málu Balona, propositora da Holomemória da Conscienciologia (HLM), no IIPC em 1997, hoje estrutura suprainstitucional auspiciada pela UNICIN, enquanto consultora histórica e para-histórica em Conscienciologia, concedeu entrevista exclusiva, publicada na íntegra com grande satisfação pelo Jornal da Cognópolis, contribuindo para divulgação da cultura holomnemônica na CCCI

Málu é parapedagoga, holomemorióloga, enciclopedista, autora dos livros Síndrome do Estrangeiro, em 4ª edição (2020) e Autocura através da Reconciliação, em 5ª edição (2023).  Eleita Integrante para compor a 1ª gestão do Colegiado da Conscienciologia (2016–2021), ela cita Waldo Vieira, no Léxico de Ortopensatas: 

Memória. Se não há memória, não tem gratidão.

Waldo Vieira (Léxico de Ortopensatas; Vol. II, p.1276)
Málu e Emanuel Maia  na ilha edição da Holomemória, trabalhando na gravação do I Congresso Internacional de Projeciologia, no Rio de Janeiro, em junho de 1990. (Foto: acervo Yana Fortuna)

Perguntas:

  1. Jornal da Cognópolis. O que é a Holomemória da Conscienciologia (HLM)?

HLM. A Holomemória da Conscienciologia é o conjunto de conceptos-engrama, compondo o banco de dados histórico e/ou acervo paradocumental para-histórico, reunido, classificado, organizado, disposto em ordem cronológica (timeline) de modo cosmolíneo, reconstituindo por meio do registro de fatos e parafatos, a trajetória da proposta, implantação, desenvolvimento, divulgação e consolidação da Neociência conscienciológica na Terra (verbete Holomemória da Conscienciologia, EC).

  1. Quando, como e qual o contexto do surgimento da HLM?

HLM. Em março de 1997, na Sede Matriz do IIPC, na cidade do Rio de Janeiro, às vésperas da 1ª década da instituição conscienciocêntrica pioneira, o prof. Waldo Vieira (1932–2015) manifestou a necessidade do registro histórico da trajetória (holobiografia) das Neociências Projeciologia e Conscienciologia. 

Para atender à demanda, a coordenação do Centro de Educação (CED) do IIPC apresentou carta-proposta para o Projeto Holomemória. Com o aceite foi dado início à composição do acervo histórico formado pela produtividade voluntária nas áreas jurídico-administrativa, autoral, docente e técnico-científica da instituição, até àquela data.  

Com mais de 1 tonelada de material histórico, o acervo inclui diversas fontes históricas produzidas pelas áreas: parapedagógica, divulgacional, de eventos técnico-científicos e prioritariamente, do editorial conscienciológico. Esse patrimônio transitou da Sede do IIPC, no Rio de Janeiro, para Brasília, no DF (2000 a 2013), onde deixou de ser projeto para se tornar realidade, enquanto acervo cultural histórico-parapsíquico da CCCI, até ser transferido de modo definitivo, para a Cognópolis Foz do Iguaçu, PR em 15 de abril de 2013. Em março de 2022 a Holomemória da Conscienciologia (HLM) celebrou o jubileu de prata, 1 quarto de século de existência e serviços prestados à CCCI.

Em 18 de setembro de 2015, a Coordenação Geral do IIPC fez a doação integral do patrimônio histórico conscienciológico da HLM à UNICIN. Desde então, auspiciados enquanto estrutura suprainstitucional, condição celebrada no Conselho de ICs em 11 de outubro do mesmo ano. No Congraçamento das ICs de 2016, a temática do evento comemorativo girou em torno da temática Holomemória da Conscienciologia: legado da CCCI.

Os materiais possuem valor histórico inestimável. Por exemplo, a gravação do Simpósio de 1989 na Unicamp, quando o professor Waldo Vieira propôs a teoria do Homo sapiens serenissimus e o comercial do I Congresso de Projeciologia para a TV, gravado no antigo formato u-matic. (Foto: acervo Yana Fortuna)
  1. Quais fatos e parafatos interessantes que permearam a idealização da HLM da Conscienciologia você poderia citar?

HLM. Desde a publicação da 1ª edição do livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico (1981) foi possível observar que a cada obra conscienciológica lançada pelo autor, Waldo Vieira, surgia uma neoinstituição. A 1ª foi fundada justamente, em 6 de setembro de 1981, Centro da Consciência Contínua (CCC), reunindo pesquisadores e pesquisadoras interessadas na parapesquisa da projetabilidade consciencial lúcida. 

O lançamento do 1º tratado Projeciologia: Panorama de Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, em edição do Autor de 1986 destinada à distribuição gratuita, gerou a 2ª Instituição Conscienciocêntrica (IC) – Instituto Internacional de Projeciologia (IIP; 1ª razão social), considerada pelo autor, “a primeira escola conscienciológica”. 

O lançamento do 2º tratado, 700 Experimentos da Conscienciologia, em 1994, propiciou a fundação da Cooperativa de Colaboradores do IIP (COOIP) em 15 de julho de 1995, berço do Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC, 1ª razão social). Em 1996 o IIP muda a razão social para IIPC, acrescentando a Conscienciologia ao nome e em 2003 o Campus CEAEC também assume nova razão social, enquanto Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia.

  1. Você poderia apresentar breve linha do tempo da Conscienciologia produzida pela HLM?

HLM. No Holociclo, na parede bem em frente à mesa utilizada pelo prof. Waldo, há breve timeline cobrindo o período de 1981 a 2012. Nele está a primeira amostragem da trajetória das Neociências contemplando os principais eixos temáticos: publicações, fundações de ICs, eventos marcantes e propositura de verpons, elaborada pela equipe do Polo de Pesquisa IIPC de Brasília, DF em 2004.

Atualmente, contemplamos também a egobiografia do voluntariado e de personalidades relevantes na História das Neociências, por meio de Entrevistas em História Oral (EHO). Em consenso, optamos pelo ano de 1965 enquanto data-marco histórico, quando o prof. Waldo publica a obra pangráfica ou incunábulo conscienciológico “Cristo Espera Por Ti” (Balzac & Vieira) dedicando-se a partir de então, de modo exclusivo às pesquisas científicas projeciológicas.

  1. Onde se encontra o acervo hoje, ele pode ser visitado? 

HLM. O acervo da HLM está localizado nas salas 107 e 108 do Campus Discernimentum, na Cognópolis Foz do Iguaçu. Contato também pelo E-mail: hlmconscienciologia@gmail.com; também pelo Whatsapp (45) 9 9955-6554. 

Para conscins interessadas em conhecer essa relevante estrutura holomemoriológica suprainstitucional coletiva da CCCI, a equipe de holomemoriólogas permanece em plantão de trabalho e atendimento às 2as, 4as e 6as feiras, das 14h às 17h30, no local.

O acervo da HLM encontra-se hoje nas salas 107 e 108 do Campus Discernimentum, na Cognópolis Foz do Iguaçu. (Foto: acervo Yana Fortuna)
  1. Quem integra a equipe de holomemoriólogas da HLM da Conscienciologia?

HLM. A equipe docente veterana é composta por Ana Maria Pereira, pedagoga e parapedagoga, Graça Dantas, historiadora e para-historiadora, Lília Junqueira, socióloga e parassocióloga, Milces Caldas, fisioterapeuta e restauradora, Ninarosa Manfroi, historiadora e para-historiadora, Rosemary Salles, autora e editora, responsável pela holomemória editorial conscienciológica e o prof. Paulo Presse, matemático e especialista em pesquisa de mercado educacional, que nos oferece expertise em Tecnologia e Paratecnologia. Desde 2018, atuamos em sistema horizontalizado de equipe colegiada de holomemoriólogos, que colaborou com pesquisas  de datação e revisão de dados para essa entrevista.

  1. Como foi o processo de decisão de digitalização do acervo, definido recentemente no Conselho de ICs

HLM. Em 25 de janeiro de 2023, em Reunião Ordinária do Conselho de ICs, a equipe da HLM apresentou à CCCI o projeto para conversão de mídia analógica para digital, do acervo de mais de 1000 fitas, em vídeo, cassete, VHS, Umatic e outros. 

Na oportunidade, foi também solicitada edição profissional de mais de 2 dezenas de gravações em vídeo de Entrevistas em História Oral (EHO) realizadas desde 2016, com o voluntariado pioneiro, presente nos primórdios da propositura das Ciências Projeciologia e Conscienciologia. 

A CCCI aprovou a contratação desse serviço profissional especializado, auspiciado financeiramente pelas ICs a ser realizado pela empresa conscienciológica, “Ecrã”, do nosso colega, Emanuel Maia. Ao modo da Ação Integrada, realizada durante a pandemia, esse constituiu outro belo exemplo de esforço conjunto a partir da sensibilização para a importância da conservação holomnemônica da História Coletiva da CCCI.

  1. Quais são as atividades prioritárias da HLM da Conscienciologia?

HLM. Desde 2000, a HLM da Conscienciologia vem prestando serviços históricos e para-históricos à CCCI, na confecção de linhas do tempo em aniversários de ICs, de eventos importantes, datação de lançamento de teorias e respondendo a dúvidas históricas em Conscienciologia (tira-teima), de modo geral. Inclusive criamos o selo de certificação de conformidade, atestando a fidedignidade dos dados oferecidos, sempre a partir de fontes históricas conscienciológicas documentais. 

Cuidamos da conservação do patrimônio, da organização, classificação, restauro e arquivamento dos documentos históricos, mantendo a reserva técnica de duplicatas do acervo raro. Temos itens exposicionáveis de grande valor histórico e para-histórico conscienciológico, que esperamos disponibilizar no site da HLM.

  1. E as próximas ações da HLM a médio e longo prazo?

HLM. Em 2012, por ocasião do Jubileu de Prata do IIPC, o prof. Waldo reiterou o pedido de elaboração de livro-memória com a holobiografia da Projeciologia e Conscienciologia. Desse modo, seguimos trabalhando nesse megaprojeto, a partir da seleção de material histórico e do relato de voluntários veteranos colhido nas Entrevistas em História Oral (EHO), acompanhadas de farto material histórico conscienciológico ilustrativo. 

Nosso “sonho de consumo” é dispor de espaço adequado destinado a abrigar o acervo, visto Foz do Iguaçu não possuir arquivo público. Desse modo, conscins interessadas de hoje e do futuro, neointermissivistas ou não, poderão se informar como ocorreu a propositura, difusão e consolidação da Conscienciologia, Ciência das Ciências, podendo identificar os grandes aportes culturais oferecidos pela implantação da Conscienciologia na cidade, principalmente a partir das Tertúlias Conscienciológicas diárias, apresentando o eixo paraepistemológico multiautoral da Enciclopédia da Conscienciologia (EC). 

  1. Qual o tipo de voluntariado prioritário que a HLM requisita?

HLM. Conscins interessadas em Tecnologia e Paratecnologia, Historiologia, Para-Historiologia, Arquivologia, Holomemoriologia Institucional, Auto e Gruporrevezamentologia, dentre outras especialidades da Conscienciologia relacionadas às atividades desenvolvidas. Mas, toda conscin motivada pela memorabilia científica dessa megatarefa, pode nos oferecer a própria disponibilidade de tempo, pois certamente, há muito a ser feito por mãos, mentaissomas e paracérebros dedicados.

  1. De que modo as ICs e o voluntariado integrante da CCCI podem contribuir com a HLM?

HLM. Para nós, o mais importante são os acervos de ICs e de particulares, compostos de documentos históricos: cartazes, periódicos conscienciológicos certificados, fotos, folders, flyers, crachás, cartas, certificados, banners e/ou material audiovisual de divulgação científica, eventos, entrevistas e outros. Todos esses elementos são imagines holomemorativos.

Temos recebido todo tipo de aportes, de ICs e individuais: material tecnológico, TVs, computadores, laptops, conversores de mídia, mesas e cadeiras, pastas poliondas de diversos tamanhos, pastas A-Z, além de armários de aço com medidas apropriadas, para compor o conjunto já existente, sendo esse o modo mais adequado para preservação da holobiografia impressa e digital de cada IC. 

Somos profundamente gratos ao IIPC, onde estivemos de 1997 a 2015, à AIEC e a nossa atual mantenedora UNICIN, sempre sensível às nossas necessidades e às ICs de modo geral, alimentando o acervo histórico, a partir de atividades paracientíficas contínuas para disseminação da cultura histórica holomnemônica conscienciológica na CCCI.

Matéria no Fantástico da TV Globo sobre o Primeiro Congresso Internacional de Projeciologia em 1990:

A HLM da Conscienciologia representa principalmente, reconhecimento, preito gratulatório à conscins e consciexes doadoras de paracérebros e labcons, pelo labor voluntário na construção do megaempreendimento maxiproexológico: implantar a cultura parapsíquica conscienciológica intermissiva na Terra.

Somos gratos ao voluntariado abnegado que nos últimos 25 anos, vem mantendo essa estrutura suprainstitucional, além da gratidão à listagem interminável de benfeitores e benfeitoras nos presenteando cotidianamente, com pérolas históricas cosmoéticas, para configurar o rico mosaico evolutivo da Conscienciologia, rumo à Gruporrevezamentologia.

Nossos profundos agradecimentos ao Jornal da Cognópolis pelo excelente serviço de informação prestado e de nossa parte, pela megaoportunidade de atualização sobre a HLM, no contexto da Comunidade Conscienciológica. 

Gratidão. Quando a pessoa é ingrata, o egoísmo predomina e obstrui a memória. Quem não tem noção de suas vidas humanas pregressas, em geral demonstra algum nível maior de ingratidão, pois é necessário ter boa memória para exemplificar os atos de gratidão. A memória ajuda na gratidão. A gratidão sustenta a memória. 

Waldo Vieira (Léxico de Ortopensatas; Vol. II, p. 932)
Para saber mais acesse:
Autora: Yana Fortuna
Entrevistada: Málu Balona
Foto e vídeo: Acervo Yana Fortuna e IIPC
Expediente: Edição 251- Maio e junho de 2023

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Leonardo Ribeiro, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
28.4 ° C
29.5 °
27.6 °
57 %
3.1kmh
0 %
sáb
28 °
dom
31 °
seg
33 °
ter
32 °
qua
28 °