Após cinco anos (2017-2022) de muito trabalho assistencial focado na divulgação dos fatos e parafatos da comunidade conscienciológica, os coordenadores Gelson Juarez Oliveira e Nerli Vieira, ela, jornalista e coordenadora-geral da Comunicons; ele, administrador e psicólogo, voluntário da OIC, encerram este ciclo em clima de completismo.
A coordenação do Jornal da Cognópolis agora será desempenhada pela jornalista e especialista em comunicação, Yana Fortuna e o administrador, fotógrafo e especialista em mídias digitais Leonardo Ribeiro. A mudança de gestão ocorreu no dia 5 de março de 2022, em reunião especial online, com a participação do Conselho Editorial, representado por Denise Paro e Pedro Mena Gomes.


Os novos coordenadores já são voluntários do jornal desde 2021, quando este passou a ser totalmente virtual. Responsáveis inicialmente pela otimização das redes sociais e site, aceitaram ser epicentros deste empreendimento evolutivo, trazendo suas energias e expertise para a nova fase do Jornal da Cognópolis.
“Novas perspectivas e muitos desafios surgem no horizonte, porém, há a certeza de muito amparo e infinitas possibilidades para a realização de um trabalho informativo que una cada vez mais a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.“
Yana Fortuna
Com atividades iniciadas em 1995, o jornal acompanhou o desenvolvimento da Conscienciologia e cresceu junto com a Ciência. Sob vários formatos e nomes (ver histórico), sempre em caráter informativo, tornou-se um organismo suprainstitucional em 2017, vinculado à UNICIN.
“Participei de reunião para a retomada do jornal em 2017, com intenção de contribuir com escrita de matérias. Saí com a função de coordenar, visto a carência de profissionais de comunicação nos projetos suprainstitucionais. Hoje, ele está online e vem ganhando visibilidade nas redes sociais. Agora em 2022, passamos o bastão para profissionais compromissados com a informação conscienciológica qualificada. Parabenizo o Leonardo e a Yana por assumirem este trabalho. Agradeço a contribuição de muitas outras mãos que deram e continuam dando suporte: redatores, revisores, diagramadores, tradutores, financeiro e Conselho Editorial.“
Nerli Vieira
Os últimos anos trouxeram inúmeros desafios, principalmente pelas adaptações frente ao período pandêmico. Nesse contexto, o jornal passou do físico para o virtual, demandando adaptações no fluxo editorial, publicações e marketing. Além disso, processos administrativos foram repensados, trazendo maior dinamicidade e evolução ao processo.


Matéria de capa do Jornal da Cognópolis, edição nº 224 ano 22, junho/2019

Segundo Gelson, este período de 5 anos no Jornal significou grande impulso em suas relações sociais dentro da comunidade conscienciológica, com a função de coordenador financeiro e ainda a distribuição do jornal impresso no Tertuliarium, Holociclo, Hotel, Editora e Livraria Epígrafe e Discernimentum, ICs e condomínios conscienciocêntricos.
“Mas, o principal foi o contato com as equipes de produção e tradução que contribuíram para a continuidade do jornal. Também muitos anunciantes ajudaram na sustentação financeira desse periódico, bem como as ICs. Outro diferencial foi conseguirmos traduzi-lo em 4 idiomas: inglês, espanhol, italiano e alemão.“
Gelson Juarez Oliveira


O Jornal da Cognópolis é uma ferramenta de atualização informacional importante na CCCI e enriquece a holomemória da Conscienciologia acerca dos fatos e parafatos que estão acontecendo nas Cognópolis.
Expediente da matéria: