sábado, 24 fevereiro 2024

Coordenação do Jornal da Cognópolis passa bastão a novos gestores

O primeiro quinquênio transitório do institucional para o suprainstitucional

Após cinco anos (2017-2022) de muito trabalho assistencial focado na divulgação dos fatos e parafatos da comunidade conscienciológica, os coordenadores Gelson Juarez Oliveira e Nerli Vieira, ela, jornalista e coordenadora-geral da Comunicons; ele, administrador e psicólogo, voluntário da OIC, encerram este ciclo em clima de completismo.

A coordenação do Jornal da Cognópolis agora será desempenhada pela jornalista e especialista em comunicação, Yana Fortuna e o administrador, fotógrafo e especialista em mídias digitais Leonardo Ribeiro. A mudança de gestão ocorreu no dia 5 de março de 2022, em reunião especial online, com a participação do Conselho Editorial, representado por Denise Paro e Pedro Mena Gomes.

Coordenadores Nerli e Gelson, gestão 2017/2022 (Foto: Acervo do Jornal da Cognópolis)
Novos coordenadores Yana e Leonardo (Foto: Cristina Bornia)

Os novos coordenadores já são voluntários do jornal desde 2021, quando este passou a ser totalmente virtual. Responsáveis inicialmente pela otimização das redes sociais e site, aceitaram ser epicentros deste empreendimento evolutivo, trazendo suas energias e expertise para a nova fase do Jornal da Cognópolis.

Novas perspectivas e muitos desafios surgem no horizonte, porém, há a certeza de muito amparo e infinitas possibilidades para a realização de um trabalho informativo que una cada vez mais a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.

Yana Fortuna

Com atividades iniciadas em 1995, o jornal acompanhou o desenvolvimento da Conscienciologia e cresceu junto com a Ciência. Sob vários formatos e nomes (ver histórico), sempre em caráter informativo, tornou-se um organismo suprainstitucional em 2017, vinculado à UNICIN.

Participei de reunião para a retomada do jornal em 2017, com intenção de contribuir com escrita de matérias. Saí com a função de coordenar, visto a carência de profissionais de comunicação nos projetos suprainstitucionais. Hoje, ele está online e vem ganhando visibilidade nas redes sociais. Agora em 2022, passamos o bastão para profissionais compromissados com a informação conscienciológica qualificada. Parabenizo o Leonardo e a Yana por assumirem este trabalho. Agradeço a contribuição de muitas outras mãos que deram e continuam dando suporte: redatores, revisores, diagramadores, tradutores, financeiro e Conselho Editorial.

Nerli Vieira

Os últimos anos trouxeram inúmeros desafios, principalmente pelas adaptações frente ao período pandêmico. Nesse contexto, o jornal passou do físico para o virtual, demandando adaptações no fluxo editorial, publicações e marketing. Além disso, processos administrativos foram repensados, trazendo maior dinamicidade e evolução ao processo.

Reunião com Conselho Editorial em 2018 (Foto: Acervo do Jornal da Cognópolis)
Colaboração de tradutor na entrevista com o escultor Robert Adrian Stephenson, conhecido por Bob (Foto: Acervo do Jornal da Cognópolis)

Matéria de capa do  Jornal da Cognópolis, edição nº 224 ano 22, junho/2019

Café com pautas em 2018 com Gelson, Ermânia, Rosane e Nerli (Foto: Acervo do Jornal da Cognópolis)

Segundo Gelson, este período de 5 anos no Jornal significou grande impulso em suas relações sociais dentro da comunidade conscienciológica, com a função de coordenador financeiro e ainda a distribuição do jornal impresso no Tertuliarium, Holociclo, Hotel, Editora e Livraria Epígrafe e Discernimentum, ICs e condomínios conscienciocêntricos.

Mas, o principal foi o contato com as equipes de produção e tradução que contribuíram para a continuidade do jornal. Também muitos anunciantes ajudaram na sustentação financeira desse periódico, bem como as ICs. Outro diferencial foi conseguirmos traduzi-lo em 4 idiomas: inglês, espanhol, italiano e alemão.

Gelson Juarez Oliveira
Equipin em 2019 atarefada e bem humorada (Foto: Acervo do Jornal da Cognópolis)
Entrevista com a pesquisadora da Consecutivus, Kassandra Marr em 2018 (Foto: Acervo do Jornal da Cognópolis)

O Jornal da Cognópolis é uma ferramenta de atualização informacional importante na CCCI e enriquece a holomemória da Conscienciologia acerca dos fatos e parafatos que estão acontecendo nas Cognópolis. 

Para saber mais acesse:
Autora: Cristina Bornia
Foto e vídeo: Acervo do Jornal da Cognópolis
Expediente: Edição 244 - Março e abril de 2022

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Publicidade: Gelson de Oliveira
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
redacao@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nuvens dispersas
33.3 ° C
33.4 °
30.6 °
55 %
2.1kmh
40 %
sáb
35 °
dom
38 °
seg
35 °
ter
33 °
qua
37 °