Jornal da Aracê: 200 edições

Informativo institucional registra fatos e parafatos da Cognópolis Pedra Azul desde 2002

O ano de 2026 é de muita comemoração na ARACÊ. Desta vez, a festa é do Jornal da ARACÊ, que alcança, com a publicação de Janeiro/Fevereiro de 2026, a marca histórica de 200 edições ininterruptas.

Já são quase 24 anos desde a 1ª edição do Jornal em novembro de 2002. Inúmeros voluntários, alunos e parceiros contribuíram com esta jornada, desde a idealização do formato; criação dos layouts; construção dos conteúdos; viabilização financeira; diagramação; revisões das notícias; registros fotográficos; até o envio para a impressão gráfica e, mais recentemente, a versão digital.

De 2002 a 2013, o Jornal manteve a periodicidade mensal, tendo alcançado a 100ª edição em 2011, ano em que a ARACÊ completava sua 1ª década de existência. Desde então, a publicação passou a ser bimestral. Agora, em 2026, nova sincronicidade: alcança a marca de 200 edições no ano em que a ARACÊ completa o jubileu de prata, os 25 anos de atividades institucionais.

São muitos fatos e realizações registrados. Uma verdadeira cápsula do tempo da história da ARACÊ e da Cognópolis Pedra Azul. Ao todo, são 1.544 matérias publicadas, contribuindo com a Holomemória da Conscienciologia, ao realizar o registro mnemônico da história institucional contada nos textos, fotos, imagens e, principalmente, nas energias da construção da grupalidade. 

O Jornal da ARACÊ constitui construção coletiva valorizadora das conquistas e avanços institucionais. Cada edição que chega aos leitores é uma conquista compartilhada  e comemorada por quem participa – direta ou indiretamente – dos registros de cada momento vivenciado pelo grupo, seja noticiando os fatos, seja participando dos fatos noticiados, ou ainda compartilhando a alegria dos colegas evolutivos. 

Assim, cabe agradecer a todos que contribuíram para a construção desse longo percurso que nos trouxe até aqui. São esforços somados, expressos nas mais diversas frentes assistenciais, conduzidas com dedicação pelas equipes de voluntariado, que evidenciam o compromisso coletivo com a assistência e a evolução grupal. Ao mesmo tempo, esse percurso não apenas consolida conquistas já alcançadas, mas também promove e inspira a superação contínua e a busca por novos desafios.

Para Eliane Stédile, voluntária em várias funções no Jornal da ARACÊ desde o início de sua publicação:

"Participar da construção do Jornal da ARACÊ, desde os primeiros exemplares até a marca dos 200, é algo marcante na minha trajetória conscienciológica. Atuei em diferentes frentes — diagramação, redação, revisão e editoria — aprendendo, na prática, o que é sustentar uma tarefa coletiva com responsabilidade e intencionalidade. Trabalhar ombro a ombro com diversas equipes ampliou minha capacidade técnica e, principalmente, minha visão de conjunto sobre a instituição — um dos maiores ganhos dessa vivência. Em vários momentos, tive parapercepções relacionadas às equipes extrafísicas de amparo de função, reforçando o caráter interassistencial do jornal. Não se trata apenas de uma publicação, mas de uma gescon grupal tarística, que vai além do 'visível nas matérias'. Olho para esses 200 exemplares com gratidão —  ali está nossa cápsula do tempo holomemoriológica".

Parabéns a todos que contribuíram para os 25 anos de trabalhos assistenciais da ARACÊ e para as 200 edições desta publicação, seja protagonizando os fatos, seja registrando e preservando essas experiências nas páginas do Jornal da ARACÊ.

Para saber mais acesse:
Autor: Marco Antônio Facury
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo: acervo da ARACÊ

Expediente: Edição 268 - Março e Abril 2026

Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Coordenação: Leonardo Ribeiro
Secretária e Editora: Cristina Bornia
Redatores de conteúdo: Cecilia Roma, Cristina Bornia, Sónia Luginger e Leonardo Ribeiro
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Web designer: Leonardo Ribeiro
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri e Denise Paro

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Agenda: "Os conteúdos publicados com programação futura são de responsabilidade exclusiva dos organizadores do evento. O Jornal da Cognópolis não se responsabiliza por alterações, cancelamentos ou quaisquer mudanças nas programações divulgadas. Recomendamos que os interessados entrem em contato diretamente com os organizadores para confirmar as informações."
Últimas
Princípio da descrença
_________________
Não acredite em nada, nem mesmo o que for informado aqui.
EXPERIMENTE.
Tenha suas experiências pessoais.

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nublado
16.5 ° C
19.5 °
16.4 °
100%
2.1m/s
100%
ter
26 °
qua
30 °
qui
31 °
sex
29 °
sáb
23 °