Pular para o conteúdo

Holociclo realiza I Semana de Holociclologia e Cosmocogniciologia

Com foco na expansão mentalsomática, atividades promovem o debate sobre a importância da cosmocognição para a evolução pessoal

Entre os dias 25 de junho a 03 de julho de 2022 aconteceu, no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em formato híbrido, a I Semana de Holociclologia e Cosmocogniciologia. O evento inédito, desenvolvido pela equipe de voluntários do Holociclo, Andrêssa Lima, Ana Claudia Prado, Cristiane Gilaberte, Denise Paro, Rosane Amadori e Sabrina Ginani, e coordenado por Cristiane Gilaberte, contou com a participação de 13 professores especializados e 187 inscritos.

Holociclo (Foto: Leonardo Ribeiro)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

O objetivo da Semana foi gerar reflexões sobre a expansão mentalsomática, incentivar a leitura e a escrita, compartilhar vivências dos pesquisadores no Holociclo e debater assuntos relacionados à cognição nas mais variadas esferas, incluindo a parapsíquica. 

A programação integral iniciou com a atividade de debate Círculo Mentalsomático, cujo tema foi Paracogniciologia (25/6), continuou com a sequência de 8 verbetes (26/6 a 03/7) no período vespertino e 5 minicursos no período noturno (27/06 a 01/07), culminando com o curso Portfólio Cosmocognitivo nos dias 02 e 03/7, e o verbete comemorativo do aniversário do Holociclo, no dia 10/7.

O Holociclo é o laboratório técnico de pesquisa, localizado no CEAEC, especializado na produção intelectual da Conscienciologia. É formado por 5 coleções: a Lexicoteca (léxicos), a Encicloteca (enciclopédias), a Hemeroteca (periódicos), a Aforismoteca (livros de aforismos) e a Biblioteca Internacional da Conscienciologia (apostilas de cursos, folhetos, livros e periódicos conscienciológicos).

O acervo da Lexicoteca e da Hemeroteca estão expostos em ordem alfabética de temas, para facilitar a busca no acervo pelos pesquisadores.

Os minicursos da I Semana de Holociclologia e Cosmocogniciologia, com 2 horas de duração, aconteceram em formato on-line, a partir das 19h30, iniciando na segunda-feira (27/06) com a apresentação do prof. Hernande Leite sobre suas pesquisas quanto ao tema Mentalsomática Aplicada à Autodesperticidade.

Na terça-feira, a profª. Sandra Tornieri  ministrou o minicurso Aplicação Avançada da Técnica do Cosmograma, em que ensinou os alunos a classificar e organizar os recortes de jornais e revistas, inclusive de modo on-line para serem utilizados em pesquisa de diferentes áreas.

Registro dos participantes do curso Portfólio Cosmocognitivo (Foto: acervo do Holociclo)

As professoras. Andressa Lima e Denise Paro debateram o tema, Do Ciclo leitura-escrita à Cosmocognição, na quarta-feira, e apresentaram técnicas para ampliar a assimilação do conteúdo lido e tornar a leitura mais ágil.

Na quinta-feira, Cognição Emancipatória foi o tema ministrado pela profª. Ana Claudia Prado, abordando o conhecimento capaz de promover qualquer tipo de libertação, alforria, independência, autonomia, soberania, autossuficiência à consciência, favorecendo a sua transformação íntima para melhor.

Fechando as apresentações dos minicursos (1/07), a equipe responsável pela elaboração do Dicionário de Especialidades da Conscienciologia (Augusto Freire, Cristina Pacheco, Ivone Cubarenco, Luiz Oliveira, Marcelo Nachbar, Regina Camarano) explanaram sobre os desafios da escrita de dicionários. 

"Durante essa semana, pudemos falar das técnicas basilares do Holociclo: a técnica do fichamento mentalsomático e a técnica do cosmograma, e dos seus benefícios no desenvolvimento de atributos mentaissomáticos e da autodesassedialidade, de maneira ampla. Foi muito gratificante poder compartilhar as experiências pessoais nesse megalaboratório e ver o interesse dos participantes nas atividades do Holociclo."

Andrêssa Lima

Fez parte ainda da I Semana de Holociclologia e Cosmocogniciologia a comemoração do aniversário de 22 anos do Holociclo, com o verbete Holociclograma, da Enciclopédia da Conscienciologia, defendido pela Profª. Cristiane Gilaberte, em 10.07.2022. 

Participantes da defesa do verbete Holociclograma (Foto: acervo Holociclo).

"O holociclo é show room da multidimensionalidade, megalaboratório de desassédio mentalsomático, aglutinador de talentos, fábrica de neossinapses e incubadora paratecnológica. "

Waldo Vieira (2014; pág. 795)

Galeria das apresentações no Tertuliarium:

Registro da tertúlia Paracogniciofilia, Pedro Fernandes.
Registro da tertúlia Imersão no Holociclo, Andrêssa Lima.
Registro da tertúlia Cultura da Escrita, Denise Paro.
Registro da tertúlia Interação Bibliotecofilia-Gesconografia, Lane Galdino.
Registro da tertúlia Casuística Holociclológica, Sebastião Feitosa.
Registro da tertúlia Despertamento Autocognitivo, Rosane Amadori.
Registro da tertúlia Cognição Emancipatória, Ana Claudia Prado.
Registro da tertúlia Sinergismo Autocognição-Autoortabsolutismo, Caroline Bicalho.

Para saber mais acesse:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

Expediente:

Mais sobre

Em alta