Pular para o conteúdo

Ana Seno e Cristina Nievas publicam o Glosario Español-Portugués de Términos Esenciales de la Concienciología

Foi celebrado no dia 20 de novembro, em uma live mediada por Virgínia Ruiz, o lançamento do Glosario Español-Portugués de Términos Esenciales de la Concienciología, organizado por Ana Seno e Cristina Nievas.

Na Oportunidade, Ana Seno explicou como o projeto nasceu em 2016. Tudo começou quando Eliane Wojslaw convidou-a para iniciar este trabalho, demorando cerca de um ano para formar a equipe. Então chegou a Cristina Nievas e logo depois a Virgínia.

Foi um trabalho muito duro durante 4 anos e de muita aprendizagem."

contou Ana Seno
Foto: Editares
Foto: Editares

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Glossário traz 600 neotermos considerados essenciais dentro da Ciência Conscienciologia e chega para suprir a demanda nas comunicações científicas e interassistenciais em espanhol, idioma que possui representação muito importante no planeta. Para os pesquisadores hispanófonos e professores de Conscienciologia que o utilizam, havia dificuldade na transposição didática.

Para as autoras, o principal desafio foi respeitar o máximo possível as definições dos neologismos, pela dificuldade quando se trata de traduzir conceitos sem palavras correlatas em outro idioma.

Eu me senti muito tranquila neste trabalho", explica Cristina, que nasceu na Argentina. "Então, meu espanhol é das Américas. Quando ingressou, Virginia ampliou essa questão, porque foi uma brilhante união. Ela trouxe o espanhol europeu e isso qualificou a obra". Cristina afirma ainda estar muito agradecida pelo convite. "Foi uma surpresa de início, por ser um trabalho muito especial e importante," relata.

Virginia Ruiz, que já desenvolve um trabalho complexo na Interassistantial Services for the Internationalization of Conscientiology (ISIC), na área de traduções, e trouxe sua expertise para o projeto, complementa que, para ela, participar deste projeto foi uma experiência magnífica.

A obra é um marco importantíssimo para a comunidade hispânica e especialmente para a Conscienciologia, pois contribui para a divulgação e expansão do paradigma consciencial e das verdades relativas de ponta no planeta.

Confira este debate:

Expediente da matéria:

Mais sobre

Em alta