sexta-feira, 23 fevereiro 2024

Explorar os Trafores com a gescon de Álvarez Dantas

Em 22 Setembro de 2023, Álvarez Dantas, com a assistência de Aline Niemeyer, lança a gescon “Suas Qualidades Positivas”.

O evento de lançamento teve lugar no espaço “Descomplica Uniamérica” em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, em colaboração com a Editora Epígrafe, e pode ser visto no Youtube:

Escrita sob a  perspetiva do paradigma psicológico, mas com forte influência do paradigma consciencial, a obra aborda técnicas de autoconhecimento e reconhecimento de traços-força, ou trafores, assim como maneiras de identificá-los e patrociná-los.

Com foco evolutivo, o leitor pode informar-se sobre teorias e técnicas para acelerar o seu crescimento pessoal, promovendo recins, ou reciclagens existenciais, alavancando seus talentos para usufruí-los em plena vida intrafísica.  

O Jornal da Cognópolis pediu ao autor um relato pessoal da sua experiência. Eis o que ele nos conta:

Relato do Autor:

Comecei a pesquisar a temática dos traços-força de modo mais aprofundado a partir de 2008, quando percebi a existência de importante lacuna na nomeação e definição dos meus talentos e pontos fortes. Diante da constatação dessa falha, dediquei-me ao esquadrinhamento técnico dos autotrafores por meio do livro Conscienciograma, em atividade semanal (na época chamada de dinâmica) da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS). Os campos para resposta das folhas de avaliação do livro, juntamente com os feedbacks dos professores da atividade (conscienciômetras) e dos demais participantes, nas atividades de conscin-cobaia, foram de grande importância para o desenvolvimento da autocognição traforológica e o reconhecimento de diversos autotrafores.

O interesse pela escrita do livro “Suas Qualidades Positivas” surgiu em 2013. Naquela época, estava fazendo pós-graduação em Psicologia Positiva e desenvolvi projeto intitulado “Qualidade de Vida no Trabalho para profissionais da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu”. O projeto englobou mais de 300 servidores públicos municipais da Educação, Segurança Pública, Assistência Social e, especialmente, da Saúde. Um dos objetivos envolvia auxiliar os participantes a conhecerem talentos e pontos fortes pessoais, e, nas atividades voltadas para esta finalidade, observei que a quase totalidade dos profissionais também possuía lacunas importantes no autoconhecimento relativo às próprias qualidades positivas.

Podemos definir uma qualidade humana positiva (QHP) como a característica inata ou desenvolvida no decorrer da vida, utilizada produtivamente para promover benefícios ou ganhos evolutivos para si mesmo, para a coletividade e o meio ambiente. São sinônimos de QHPs, por exemplo: aptidão, competência, força de caráter, faculdade, habilidade, ponto forte, predicado, talento, virtude.  

O início da escrita do livro ocorreu ainda durante a realização do supracitado projeto, em 2014. A ideia inicial era escrever um dicionário de qualidades humanas positivas, uma vez que a dificuldade mais comum observada por mim, ao interagir com os servidores públicos nas atividades, era a de eles nominarem as próprias QHPs, independentemente da idade ou do grau de instrução.

Porém, no decorrer da realização do projeto, observei ainda a existência de falta de informação sobre a teoria relativa às qualidades humanas positivas e julguei importante inserir capítulos envolvendo temáticas afins, por exemplo: teorias da ciência convencional mais relacionadas às QHPs; técnicas para (auto)pesquisa; valores pessoais; teoria e exercícios para ajudar na definição de um locus de aplicação das QHPs, seja no âmbito pessoal ou profissional. Também considerei relevante abordar como promover o desenvolvimento de talentos e pontos fortes pessoais, e apresentei um pouco da teoria sobre pontos fracos, pois entendo que estes podem, muitas vezes, dificultar ou até inviabilizar a pesquisa, a aplicação e o desenvolvimento de QHPs.

O livro tem abordagem teórico-prática, oferecendo, além da teoria necessária à compreensão do tema dos traços-força, diversos exercícios relacionados à pesquisa das QHPs e dos valores pessoais, ao planejamento da aplicação de talentos e pontos fortes no cotidiano, ao desenvolvimento das próprias qualidades positivas, à investigação de pontos fracos pessoais e à realização de feedback positivo em grupo.

Mantendo o objetivo inicial da escrita do livro, realizei extensa pesquisa em dicionários da língua portuguesa e desenvolvi glossário contendo 113 entradas, composto de substantivos designadores de qualidades humanas positivas. Cada entrada é composta de definição (ou acepções) e sinonímia. Somando-se as entradas e os termos sinônimos, o Glossário conta com 379 substantivos indicadores de QHPs.

A escrita do livro durou 8 anos, e passou por diversas fases, cada uma delas com suas necessidades específicas de autodesassédio. O mais importante deles envolveu valorizar os autesforços, as autorreciclagens promovidas e o conhecimento acumulado sobre a temática do livro, conseguir promover contrapontos homeostáticos à pensenidade autossabotadora que estaria escrevendo apenas “mais do mesmo”, logo o investimento na produção da gescon seria mera perda de tempo e, o conteúdo, irrelevante aos leitores e leitoras. Ao vencer o gargalo imposto pelos autassédios (em especial o último descrito), a escrita do livro ganhou novo impulso e fluidez, sendo possível a conclusão dos trabalhos sem mais paradas ou redução do ritmo.

O livro foi finalizado em novembro de 2022 e publicado pela Editora Epígrafe. O lançamento em Foz do Iguaçu-PR ocorreu no dia 22 de setembro de 2023, no Centro Universitário Descomplica+Uniamérica, em um clima de muita alegria e forte senso de amizade entre os presentes. 

Gostaria de aproveitar este espaço e fazer alguns agradecimentos especiais: ao amigo Malcon Tafner, pelo apoio na publicação e impressão do livro; às revisoras Eliane Wojslaw, Aline Niemeyer e Rosemary Salles; à editora Epígrafe; ao Centro Universitário Descomplica+Uniamérica pela seção e organização do espaço para o lançamento do livro; à Equilíbrio Gastronomia pela disponibilização de delicioso coffee break; à Aline Niemeyer, pela condução do talk show de lançamento do livro; e a todos os participantes do evento.

Sobre o autor:

Álvarez Dantas, Psicólogo, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, especialista em Psicologia Positiva, MBA em Gestão da Aprendizagem. Voluntário da Conscienciologia desde 2002, docente desde 2003, tenepessista desde 2004; verbetógrafo; atualmente voluntário da OIC e consciencioterapeuta desde 2021.

Para saber mais acesse:
Autora: Sónia Luginger
Foto e vídeo: Acervo Álvarez Dantas e Epígrafe
Expediente: Edição 255 - Janeiro e fevereiro de 2024

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
26.5 ° C
26.6 °
25.5 °
83 %
5.1kmh
0 %
sex
36 °
sáb
37 °
dom
38 °
seg
34 °
ter
27 °