terça-feira, 25 junho 2024

Editares promove I Simpósio em Editoriologia e Publicaciologia Conscienciológica

Troca de coordenação e edição especial da Revista Gescons com artigos científicos foram os pontos altos do evento

Aconteceu nos dias 10 a 12 de novembro de 2023, no Discernimentum, em Foz do Iguaçu, Paraná, o I Simpósio de Editoriologia e Publicaciologia da Associação Internacional Editares, em formato híbrido, com 70 inscritos, dos quais  20 estavam na modalidade online. O evento visou apresentar a experiência dos voluntários e as várias facetas da Instituição Conscienciocêntrica (IC). 

Boas vindas da Coordenadora da Editares, Cristina Ellwanger, no I Simpósio de Editoriologia e Publicaciologia da Editares. (Foto: Acervo Editares)

A Editares dedica-se à produção e publicação de gestações conscienciais, ou gescons,  embasadas na ciência Conscienciologia e suas especialidades. Durante as atividades, foram debatidos os processos, etapas, setores, dificuldades e superações que envolvem a publicação de um produto Editares, desde o início da chegada do arquivo PDF até à publicação, lançamento e distribuição do livro.

Um dos avanços, em que a instituição tem investido, é a implementação  de recursos de acessibilidade. Com o compromisso de fazer chegar ao maior número de consciências os seus conteúdos conscienciocêntricos, todas as apresentações tiveram audiodescrição do palestrante e transmissão do evento. Essa mesma linha foi seguida pela Revista Gescon – Edição Especial, que foi diagramada no formato acessível, tanto a revista física quanto a digital.

“A Editares deu um salto grande com relação à acessibilidade neste ano. As boas práticas já fazem parte da rotina, nas descrições das imagens que vão para as redes sociais, todos os PDFs estão sendo formatados para leitores de tela, a criação de audiobook, e no site está em andamento a descrição das imagens. A ideia é dar continuidade a esses processos  que demandam uma grande mão de obra”, declara Fabiane Cattai, especialista neste segmento. 

Revista GESCONS (Foto: Acervo Editares)

Durante a apresentação do artigo Práticas em Acessibilidade Digital nas Obras Conscienciológicas houve o lançamento surpresa da obra Nossa Evolução, 3a edição, de Waldo Vieira em formato audiobook. Esse formato será ampliado pela editora, sendo aplicada nesta fase inicial aos livros do Professor Waldo Vieira.

Foto: Acervo Editares

Incorporado ao evento, aconteceu um Círculo Mentalsomático Temático com o tema Bastidores da Editoração Conscienciográfica. 

Foto: Acervo Editares

No final do simpósio houve ainda lugar para a cerimônia de troca de coordenação. Cristina Ellwanger prestou declarações sobre aprendizados e autossuperações em sua gestão na Editares durante o período de 2022/2023. Depois, formalmente, foram apresentadas as próximas gestoras Ana Claudia Prado e Magda Stapf, que representarão a instituição de 1º de Janeiro de 2024 a 30 de dezembro de 2025.

Da direita para a esquerda, a Coordenadora da Editares Cristina Ellwanger (de amarelo), e as novas Coordenadoras Ana Claudia Prado e Magda Stapf. (Foto: Acervo Editares)

Em sua gestão, Cristina fez importantes ações estruturais e tecnológicas, das quais  pode-se destacar: a implantação de estratégias digitais para diminuição do estoque de livros físicos da Editora e a estruturação de novo site editares.org. Através da plataforma Trello criou o fluxo de trabalho de diversos setores a exemplo da comunicação, website, acessibilidade e de 4 fluxos editoriais: internacionais, periódicos, e-books e audiobooks, otimizando também a operacionalização do fluxo editorial de livros nacionais, que já existia em forma estática. Priorizou-se também a organização e armazenamento seguro de documentos da instituição criando uma equipe especializada no assunto.

Outra  inovação desta gestão  foi o espaço para a produção da Revista Gescons – Edição Especial que culminou no primeiro evento da Conscienciologia para apresentar à Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) as especialidades Editoriologia e Publicaciologia.

Outra grande novidade que está em andamento é a fundamentação do programa que está sendo chamado de Escola de Editores da Conscienciologia, cujo currículo está sendo formalizado pelo Colegiado do Conselho Editorial da Editares, com proposta para ser lançado no primeiro semestre de 2024.

Coordenadores de 3 Gestões da Editares: da esquerda para a direita Ana Claudia Prado e Magda Stapf (2024/2025), ao centro Cristina Ellwanger (2022/2023) e Rosane Amadori e Lane Galdino (2020/2021) (Foto: Acervo Editares)

Em depoimento, Cristina Ellwanger fala: “Esses 2 anos de coordenação da Editares foram de muito aprendizado. E o que fica no balanço final é justamente um sentimento de profunda gratidão: primeiramente pela oportunidade de estar à frente de uma IC tão importante para a Conscienciologia, aos autores que confiaram seus livros à Editares, aos revisores, tradutores e colaboradores pela atuação assistencial e a convivência com o grupo harmonioso, competente e presente de voluntários que fizeram essa gestão. Agradecimento especial vai para equipe extrafísica, aos amparadores de função, que confiaram nos trafores de toda a nossa equipe: fizemos o nosso melhor. E, seguimos juntos na nova gestão!”.

Para saber mais acesse:
Autoras: Cristina Bornia e Sónia Luginger
Foto e vídeo: Acervo Editares
Expediente: Edição 254 - Novembro e Dezembro de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nublado
15.2 ° C
15.2 °
15.2 °
97 %
2kmh
100 %
ter
17 °
qua
16 °
qui
22 °
sex
21 °
sáb
17 °