domingo, 21 julho 2024

Duas Décadas do Laboratório Acoplamentarium

Inaugurado no dia 21 de fevereiro de 2003, o laboratório Acoplamentarium comemora neste ano duas décadas de existência. Desde sua implantação, o Acoplamentarium vem possibilitando a realização de cursos avançados com foco na experimentação parapsíquica, a partir da aplicação da técnica do acoplamento energético.

A primeira turma do curso Acoplamentarium contou com a participação de 62 experimentadores, sob a coordenação do epicentro consciencial (epicon) Waldo Vieira, propositor da Ciência Conscienciologia. Até o momento, foram realizados cursos com 306 turmas, envolvendo mais de 12 mil participantes, dentre os quais alunos, membros da equipe e epicons.

O laboratório é constituído por ambiente otimizado, propício para o desenvolvimento da autopesquisa parapsíquica, possibilitando a repetição dos experimentos e a comparação dos relatos dos parafenômenos vivenciados. 

Os epicons do curso são professores experientes, responsáveis pela sustentação dos campos bioenergéticos. Nestas duas décadas, participaram 56 epicons, alguns deles por breve período, outros durante anos, cada qual deixando a sua contribuição para o continuísmo das atividades.

Durante este período, foi possível manter as atividades devido à participação ativa de 135 voluntários, vindos de diversas Instituições Conscienciocêntricas e formando a equipe técnica.

História

Desde a década de 1960, o professor Waldo Vieira planejava construir um laboratório grupal para desenvolver experimentos com o objetivo de expandir as parapercepções, estudar os fenômenos parapsíquicos e promover a interassistência a partir das energias conscienciais.

Durante o curso Pilares do Parapsiquismo, promovido pelo CEAEC no final de outubro de 2002, o professor Waldo realizou, por sugestão da equipe extrafísica, um trabalho grupal aplicando técnicas de acoplamento energético, assimilação simpática e clarividência facial. Os alunos tiveram experiências marcantes, ficaram motivados e se reuniram para elaborar um projeto com a finalidade de construir o laboratório Acoplamentarium.

Como é o curso?

O Curso Acoplamentarium tem a carga horária de 15 horas, divididas em 4 atividades interdependentes e distribuídas em 3 dias. No primeiro dia, são feitas orientações sobre o curso, ocorre um trabalho energético conduzido pelos epicons e os participantes podem esclarecer dúvidas. No segundo e terceiro dias pela manhã, acontecem os experimentos parapsíquicos dentro do laboratório. No período da tarde, são realizados debates sobre as vivências obtidas no Acoplamentarium.

Pesquisadores no interior do laboratório. (Foto acervo CEAEC)

Entre os experimentos no laboratório, existem intervalos, possibilitando relatos e registros das parapercepções dos fenômenos ocorridos no campo bioenergético, a fim de auxiliar o desenvolvimento das pesquisas individuais e grupais.

 Evento técnico-científico na área da Autoexperimentologia

Com a finalidade de comemorar as duas décadas do Acoplamentarium, o CEAEC está realizando, nos dias 17 a 19 de novembro de 2023, o I Congresso Internacional de Autoexperimentologia, no Hotel Interludium, em Foz do Iguaçu. No evento, serão apresentados e debatidos relatos, metodologias e resultados de reciclagens intraconscienciais (recins) relacionados aos experimentos realizados no laboratório Acoplamentarium.

O I Congresso Internacional de Autoexperimentologia constitui um marco nas pesquisas sobre o parapsiquismo lúcido e interassistencial, propiciando um holopensene otimizado para a exposição e a discussão dos principais resultados alcançados no Acoplamentarium desde a sua implantação.

Entre os autores dos trabalhos técnico-científicos, estão alunos, integrantes da equipe técnica e epicons, contribuindo para enriquecer a programação do evento com análises e experiências diversificadas.

A programação engloba 9 comunicações, divididas em 3 mesas redondas, e 9 conferências, trazendo abordagens inéditas para aprofundar o entendimento sobre as técnicas aplicadas no laboratório, os fenômenos parapsíquicos vivenciados e os efeitos intraconscienciais dos experimentos. Além disso, haverá um evento especial, na forma de talk show, no qual a história do Acoplamentarium será relembrada pelas primeiras coordenações do laboratório e pelo arquiteto responsável pela edificação, com a divulgação de fatos e curiosidades sobre sua implantação e consolidação.

E no dia 18 de novembro de 2023, acontecerá o jantar de comemoração no restaurante do Hotel Interlúdium, com música ao vivo.

A programação completa do congresso e informações sobre as inscrições podem ser obtidas em: https://campusceaec.org/congresso-internacional-de-autoexperimentologia/

Quer saber mais sobre o laboratório?

As pesquisas desenvolvidas no Acoplamentarium geram resultados que são divulgados em diversas publicações técnico-científicas. As Tabelas 1, 2 e 3 indicam, respectivamente, 4 artigos, 3 livros e 10 verbetes contemplando temas referentes a este laboratório.


Tabela 1 – Artigos relacionados ao Acoplamentarium.

AnoTítuloAutoresRevista
2004Acoplamentarium: Experimentologia
Grupal Avançada
Cristina ArakakiConscientia Vol. 8; N. 2
2009O Fenômeno da Clarividência no
Laboratório Acoplamentarium:
Um Estudo de Campo
Tony Musskopf, Lilian Zolet,
Flávio Buononato, Amin Lascani e Almir Justi
Conscientia Vol. 13; N. 4
2013Acoplamentarium: Instrumento de
Autopesquisa
Juliana dos Remédios, Flávio Buononato,
Guilherme Kunz, Lane Galdino, Lilian Zolet, Patrícia Pialarissi e Valdirene Royer
Conscientia Vol. 17; N. 2
2015Técnicas de Desenvolvimento Parapsíquico aplicadas no Laboratório AcoplamentariumValdirene Royer, Dayane Rossa & Rômulo SilvaConscientia Vol. 19; N. 2

Tabela 2 – Livros relacionados ao Acoplamentarium.

AnoTítuloAutores
2012Manual do AcoplamentariumLilian Zolet & Flávio Buononato
2013Acoplamentarium: Primeira Década, o Primeiro Laboratório Grupal do Planeta para o Desenvolvimento ParapsíquicoLilian Zolet & Guilherme Kunz
2015Acoplamento Energético: Qualificando as Interações Energéticas com Pessoas e Ambientes no Dia a DiaAlexandre Nonato, Dayane Rossa, Flávio Buononato, Lilian Zolet & Valdirene Royer

Tabela 3 – Verbetes relacionados ao Acoplamentarium.

DataTítuloAutor
01/03/2013Estatística do AcoplamentariumLilian Zolet
05/01/2014Interação Acoplamentarium-AutodesperticidadeAlexandre Nonato
04/05/2014Interação Acoplamentarium–Epicentrismo ConsciencialLilian Zolet
20/05/2014Interação Acoplamentarium-GesconLilian Zolet
06/06/2014Interação Acoplamentarium-RetrocogniçãoLilian Zolet
26/11/2014Técnica dos 40 Cursos AcoplamentariumMálu Balona
19/03/2017Interação Acoplamentarium-ParapercepciologiaValdirene Royer
23/06/2017Interação Acoplamentarium-AutopesquisologiaValdirene Royer
03/02/2019Dividendos do AcoplamentariumValdirene Royer
27/04/2020Interação Acoplamentarium-InterassistenciologiaValdirene Royer

Nos botões indicados a seguir, podem ser acessadas mais informações sobre o laboratório:

Para saber mais acesse:
Autores: Valdirene Royer e Daniel Machado
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo: Acervo do CEAEC
Expediente: Edição 253 - Setembro e Outubro de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
15.5 ° C
15.6 °
14.5 °
88 %
4.6kmh
0 %
dom
25 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
29 °
qui
30 °