terça-feira, 25 junho 2024

Dicionário Neológico de Parafenomenologia

Livro aborda a Epistemologia parafenomenológica constitutiva

O Dicionário Neológico de Parafenomenologia, lançado em janeiro de 2022 e assinado por Ulisses Schlosser, propõe o estudo das experiências extrassensoriais, do básico ao complexo, de maneira antidogmática e antiesotérica, pautado no paradigma consciencial. 

Fruto de mais de 25 anos de pesquisa, a obra foi formalizada em estilo lexicográfico, exibindo  metodologia clara e inovação na pesquisa de parafenômenos. O conjunto da obra busca contribuições no campo da terminologia com seções ordenadas por temas, que não seguem ordem alfabética, mas uma sequência didático-científica, combinando estrutura léxica com apresentações de proposições de teorias/hipóteses.

O propósito do Dicionário é auxiliar o leitor/experimentador na ampliação do conhecimento sobre a natureza do autoparapsiquismo, estabelecendo parâmetros para distingui-los dos processos imaginários na busca da  evitação de autenganos.

Este livro não é um apanhado de neologismos. Nesta obra, o autor está propondo uma epistemologia parafenomenológica, constituindo bases científicas para o estudo dos parafenômenos.

Rodrigo Marchioli

O autor:   

Ulisses Schlosser é natural da cidade do Rio de Janeiro, psicólogo formado pela Universidade de São Paulo, USP, e atuante no Sistema Penal do Estado do Paraná. Voluntário e coordenador do Conselho Internacional de Neologia e Terminologia da Conscienciologia – CINEO. Coautor dos livros Cosmic Consciousness and Human Excellence (2018); Spirituality and Global Ethics (2017) (ambos publicados por Cambridge Scholars; Inglaterra); The Return of Ethics and Spirituality in Global Development (Gompel & Svacina; Bélgica; 2020); e Povos Indígenas e Jurisdição Brasileira (USP; Brasil; 2022). Também é professor e coautor do curso Cosmoconsciência: Estudos Avançados para a Evolução Humana (CEAEC; 2022). Voluntário e pesquisador em Conscienciologia desde 1988. E-mail: ulisses.schlosser@gmail.com

O autor conta ao Jornal da Cognópolis sobre os bastidores e os desafios para a publicação do Dicionário: 

O Dicionário Neológico de Parafenomenologia nasceu de outros livros, alguns já praticamente prontos para serem publicados em breve, principalmente de uma futura obra chamada Metodologia Parafenomenológica. Também resultou de vários períodos de convivência e experimentos com amparadores extrafísicos, alguns já habituais nos trabalhos junto à CCCI e outros menos comentados publicamente, mas reconhecidos em referências nos tratados da Conscienciologia.
A decisão em criar esse livro foi inspirada pela indicação do professor Waldo Vieira em dar forma de dicionário à concentração de neoverpons que se configurava, na época (2009), em glossário neológico especializado nas pesquisas em Paracogniciologia e sobre a Metodologia Parafenomenológica.
O conteúdo traduzido no Dicionário foi resultado de esforço nos exercícios pessoais com projeções extrafísicas aplicadas a projetos interassistenciais na Socin em andamento até hoje. Por exemplo, entre os principais estão: o ativismo pesquisístico conscienciológico, a detecção de pares de pesquisa sobre a parafenomenologia mentalsomática, a pesquisa da cosmoconsciência e das expansões de consciência, a proposição da filosofia e da política de Antiaprisionamento em nível nacional e internacional, o ativismo junto ao povo Guarani, e a recente sistematização de trabalhos para prevenir o suicídio em larga escala em prisões.
Este livro talvez tenha várias características de megagescon pelo refinamento, originalidade, teorias integradas e constituição de neoverpons. Mas, não é um trabalho final, é um meio de caminho apenas. O esforço prossegue com esperança em publicar o Dicionário em inglês, e também os livros que deram origem a ele, com a perspectiva de alcançar maior maturidade. 
O Dicionário Neológico de Parafenomenologia está essencialmente ligado ao objetivo de pesquisar e desenvolver o autoparapsiquismo para superá-lo e deixar essa muleta de lado. Apesar de não ser dito explicitamente no livro, os conteúdos e os métodos mostrados no Dicionário servem para superar o parapsiquismo. O professor Waldo teve esse mesmo objetivo com o livro Projeciologia: panorama das experiências da consciência fora do corpo humano e ele classificou explicitamente o parapsiquismo na categoria de muleta a ser superada (Projeciologia, 1999, p. 805). Pensamos do mesmo modo. A base apresentada no Dicionário serve para alcançar as experiências extrafísicas lúcidas e as expansões de consciência, até a cosmoconsciência.
Deixo aqui a gratidão a vários grupos conectados antes, durante ou depois da publicação do Dicionário, por darem sentido às aplicações do livro a exemplo do Receptivo do CEAEC, do Colégio Invisível da Extraterrestriologia, do Colégio Invisível da Pararreurbanologia, da IC Tenepes, da Oficina de Parafenomenologia da Assipi, e do Colegiado Técnico-científico do IIPC. Cada um a seu modo, esses grupos saíram na frente com iniciativa para compreender e aplicar as proposições de neoconteúdos. Gratidão a todos e aos que estão por vir!

Ulisses  Schlosser

Confira as atividades de lançamento no Tertuliarium e a live organizada pela Editares, mediada por Cristina Ellwanger com participação especial da editora da obra Liege Trentin e dos convidados Rodrigo Marchioli, Tatiana Lopes e Cristina Arakaki.

Painel Evolutivo do IIPC

Autora: Cristina Bornia
Foto e vídeo: Acervo Editares
Expediente: Edição 249 - Janeiro e fevereiro de 2023
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Micheli Souza e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nuvens quebradas
19.4 ° C
19.4 °
18.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
ter
19 °
qua
16 °
qui
22 °
sex
21 °
sáb
17 °