sábado, 24 fevereiro 2024

Dicionário de Consciencioterapeuticologia marca Semana da Consciencioterapia de 2022

Na Semana da Consciencioterapia de 2022, que ocorreu de 29 de agosto de 2022 a 04 de setembro de 2022, a Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC) contou com mais de 500 participações presenciais, além das on-line, contribuindo com suas energias para este momento festivo que foi o lançamento do Dicionário de Consciencioterapeuticologia com Termos Multilíngues Equivalentes.

Em 2015, o projeto do Dicionário, ou DC, surgiu a partir da necessidade da área de Comunicação da OIC de elaborar definições para divulgação de um folder, o qual apresentava todas as atividades consciencioterápicas realizadas na instituição. A equipe do Técnico Científico prosseguiu com a demanda, ampliando-a para elaboração de um glossário da Consciencioterapia.

Inicialmente, o grupo de trabalho foi composto por 5 voluntários, os quais se reuniam regularmente para discutir e dividir o trabalho por áreas do quadro sinóptico das especialidades da Consciencioterapia. Desde o início, as definições eram apresentadas a todo o grupo de consciencioterapeutas, com finalidade de consenso. Posteriormente, passou-se a realizar o complemento, explicitando melhor o funcionamento dos termos na teática consciencioterápica, além de traduzi-los para 4 idiomas. Também, a partir da experiência, outros elementos foram acrescidos, a exemplo da Prescriciologia.

As reuniões presenciais ocorriam no Pesquisarium da OIC e Holociclo do CEAEC. Com o surgimento da pandemia em 2020, passaram a acontecer on-line, o que favoreceu a participação de outros voluntários, do Brasil e exterior, sendo realizadas pelo menos 2 reuniões semanais.

Para a elaboração do DC, a OIC contou com o apoio dos voluntários especialistas da CCCI, a exemplo de lexicotecários, dicionaristas, diagramadores, lexicólogos, linguistas, neologistas e editores. Com o crescendo do número de voluntários engajados houve uma aceleração do processo e a organização de três equipes iniciais: Organizadores, Dicionário On-line e Revisão do DC. Esta última, posteriormente, desmembrou-se nos diversos grupos de trabalho necessários à finalização da publicação: Bibliografia Exaustiva Específica (BEE), Especialidades, Filmografia, Idiomas, Índice Remissivo, Remissiologia e Tecnologia da Informação.

A Revisão Final foi realizada por Ellen Quintela (consciencioterapeuta), Flávia Aouar (consciencioterapeuta) e Pedro Fernandes (seriexólogo). Foram mais de 430 reuniões específicas sobre o Dicionário, que é o primeiro de uma das 70 especialidades fundamentais da Conscienciologia. A obra registra a experiência acumulada em mais de 20.000 atendimentos (aproximadamente 4.000 evolucientes) e das 18 turmas do Curso para Formação do Consciencioterapeuta (CFC). O Dicionário de Consciencioterapeuticologia foi lançado no dia 03 de setembro de 2022, durante a XIV Jornada de Consciencioterapia, na Semana da Consciencioterapia. 

Durante a Semana da Consciencioterapia foram apresentados 7 verbetes nas tertúlias diárias, sendo 6 verbetógrafos consciencioterapeutas e seguintes pontoações: 163 participações e 135 perguntas presenciais, no Tertuliarium; 513 teletertulianos com 72 perguntas on-line. Também foram realizados, gratuitamente, o Laboratório de Técnicas Autoconsciencioterápicas e as Dinâmicas Parapsíquicas regulares da OIC, com a participação de 104 pessoas. No sábado, foi iniciada a XIV Jornada de Consciencioterapia, evento paracientífico anual da OIC. Na tarde deste primeiro dia, foi apresentada a construção do DC pelas equipes. 

Os três organizadores da obra, Juliana Remédios, Marco Almeida e Maximiliano Haymann, expuseram a estruturação do DC e como foi desenvolvido este trabalho grupal e institucional. Por exemplo, foram utilizadas 54 técnicas para possibilitar o processo de consenso grupal, como a “técnica da defesa cosmoética da neoideia no grupo” e “técnica de abrir mão das ideias rejeitadas pelos revisores”.

Na sequência, houve a apresentação dos grupos de trabalho, explicitando o objetivo, a metodologia, os fatos e parafatos marcantes e, principalmente, as reflexões e transformações individuais e grupais experimentadas em cada equipe. Participaram ativamente das apresentações, fazendo perguntas e registros congratulatórios sobre a obra e os demais trabalhos, 207 pessoas presentes e mais o público on-line.

Ao final deste primeiro dia da Jornada, às 18h30, foi realizado o lançamento do Dicionário de Consciencioterapeuticologia, no Campus OIC, do qual participaram mais de 200 pessoas. Giuliano Derrosso, coordenador da OIC, e Francisco Carvalho, consciencioterapeuta veterano, abriram a noite, junto à Cristina Ellwanger, coordenadora da Editares, e Liege Tretin, editora da Editares.

Nesta abertura, a OIC reiterou o agradecimento a todos que auxiliaram a materializar os 500 exemplares desta primeira edição, seja na escrita, revisão, tradução e mesmo na compra antecipada da obra. Pontuou a importância da continuidade dos trabalhos interassistenciais, ao longo da escrita do Dicionário, inclusive ampliando as possibilidades de assistência, a partir da criação das Assessorias Autoconsciencioterápicas, durante a pandemia.

Em seguida, foi realizado um talk-show com os três organizadores da obra, e apresentação de Eliane Wojslaw, voluntária do Conselho Internacional de Neologística da Conscienciologia (Cineo). Na ocasião, também foram realizadas as doações da obra às Instituições Conscienciocêntricas.

Organizadores da obra participaram de talk-show com apresentação de Eliane Wojslaw, voluntária do Cineo (Foto: Rodrigo Remédios)

Confira abaixo alguns comentários dos participantes do evento:

Eu realmente hoje acordei bastante feliz por tudo que está acontecendo. Assisti à palestra do Marco, fazendo a abertura, falando da questão do consciencioterapeuta, para ele fazer a abordagem sem emocionalismo. Eu falei, não gente, realmente, tem que ser, não pode ter emoção, tem que se segurar, porque que coisa mais primitiva, esta coisa de ficar se emocionando, mas estou extremamente emocionada com esta obra, porque ela resume a questão do Curso Intermissivo e da Maxiproéxis Grupal.

Eliane Wojslawe

É o exemplarismo da IC, dos consciencioterapeutas e demais voluntários da Conscienciologia técnicos de diversas atividades que atuaram todos com o esforço conjunto no foco grupal. Esse resultado é muito mais do que o lançamento de um livro da IC. Então, parabenizo a todos e, se posso dizer em nome da Conscienciologia, digo que estamos gratos pela expansão ou repercussão dessa conquista imensurável no universo das pesquisas conscienciológicas.

Marina Thomaz

Pela Editares, a editora Liege conta um pouco sobre os bastidores do processo:

“Quero registrar a imensa gratidão por participar da editoração do Dicionário de Conscienciterapeuticologia. Considero um presente ter recebido esse trabalho, tanto pela confiança da coordenadora da Editares entregando-me a tarefa, quanto por realizar, junto com toda a equipe da OIC, a finalização e preparativos para a publicação, sem as rebarbas próprias desta fase. Em todas as etapas da editoração, o editor faz muitos desassédios. Por isso comemora, no final, ao ver a obra publicada com qualidade.

Nesta situação, o presente foi meu. Para a equipe da OIC, houve muito trabalho, ‘ralaram’. Para nós, da Editares, o Dicionário chegou, praticamente, com todo o desassédio, até porque é uma instituição especialista em desassédio.

Da nossa parte, a preocupação maior foi quanto ao curto espaço de tempo. Nesse sentido, contamos com o empenho da equipe da Editares para agilizar, em especial: Adriana Faria, Antonio Aranha, Beatriz Cestari, Cristina Ellwanger, Daniel Ronque e Flavio Camargo.
Gratidão também por interagir mais de perto com a OIC e ver o quanto esta instituição está avançando na própria especialidade com a equipe qualificada. Sou grata por, de alguma forma, ter a chance de retribuir a assistência recebida da OIC, como evoluciente, na consciencioterapia.

No trabalho de editoração, pude acompanhar o novo patamar de que o Marco Almeida falava hoje na tertúlia. Realmente, a OIC apresenta novo patamar. Foi possível perceber o alto nível de cada equipe que participou na edição do dicionário, durante a exposição, hoje à tarde. Na leitura, pode-se constatar o cuidado rigoroso, o detalhismo e a exaustividade em todas as partes do dicionário, a exemplo do índice remissivo e das referências bibliográficas.

Geralmente, os autores tendem a não se preocupar com as partes pré-textuais e menos ainda com as pós-textuais. No Dicionário, encontra-se um trabalho primoroso. Foi grande aprendizado participar desse contexto editorial. O exemplarismo que a OIC passa vai motivar outras ICs a investirem nas gescons das suas especialidades.
Gratidão a todos, especialmente aos editores Maximiliano Haymann e Sissi Lopes pela postura cosmoética na parceria com a Editares, demonstrando respeito aos procedimentos institucionais, diálogo, e até poderia dizer humildade.
Fiquei pensando, ao observar o trabalho grupal da OIC: essa realidade parece uma pista de como surge uma comunex evoluída, pode parecer exagero, mas é o que sinto. Obrigado a todos”.

Liege Trentin

A XIV Jornada de Consciencioterapia está inteiramente gravada no canal do YouTube da OIC, e pode ser acessada a qualquer tempo.

Para saber mais acesse:
Autores: Gelson Oliveira e Ludmilla Alkmim
Acompanhamento: Yana Fortuna
Foto e vídeo: Acervo Rodrigo Remédios e OIC 
Expediente: Edição 249 - Janeiro e fevereiro de 2023

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Micheli Souza e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
redacao@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
26.5 ° C
26.6 °
26.4 °
83 %
3.6kmh
0 %
sáb
36 °
dom
38 °
seg
36 °
ter
34 °
qua
36 °