Pular para o conteúdo

Curso Escreva encerra primeira edição e prevê nova temporada em breve

Oficina de Roteiros trouxe aulas com grandes nomes do cinema e da dramaturgia nacional

No dia 26 de maio de 2022, realizou-se o último módulo, em formato híbrido, da primeira edição do Curso Escreva – Escola de Roteiros Evolutivos Assistenciais, produzido pela IC Comunicons. A aula aconteceu no sábado, das 9h às 17h, no auditório do Bertoni Med e contou com 16 participantes presenciais e 2 através de videoconferência.

Cláudia da Natividade e os professores do curso no último módulo do Curso Escreva. (Foto: Yana Fortuna)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

Com a presença da produtora executiva Cláudia da Natividade, que também leciona no curso de Pós-graduação em Cinema da Universidade Estadual do Paraná, a masterclass foi a última fase de um curso de 9 módulos + 10 webinários, que começou em 23 de fevereiro de 2019, porém, precisou ser adiado em decorrência do momento pandêmico vivenciado nos últimos anos.

Nesta etapa, assim como durante a produção de um filme, debateu-se sobre a execução das produções cinematográficas no Brasil, seus desafios e potencialidades, e quais são as funções desempenhadas por um Produtor Executivo.

"Cláudia Natividade veio para apresentar aos nossos roteiristas os detalhes de sua prática profissional e eles puderam conhecer a realidade do trabalho de uma produtora executiva bem sucedida."
"O conceito é importante: trabalhar em cima de uma boa ideia é condição necessária, mas não é suficiente. No bloco final, estudamos a condição essencial para o roteiro sair do papel e transformar-se em uma produção que efetivamente vai encontrar aplicação comercial, estética ou outra."

Amaury Pontieri, facilitador do curso e coordenador da Escola da Comunicologia da Comunicons

Ainda segundo Amaury, esta seria a aula que encerra todo o processo trabalhado ao longo do curso, desde a concepção, na aula 1, até a execução e viabilização do projeto.

Cláudia da Natividade apresentando a função de forma prática. (Foto: Acervo Comunicons)
Alunos do último módulo do curso Escreva. (Foto: Acervo Comunicons)

"Um filme é um empreendimento, precisa de orçamento, organização, networking. O roteirista, ou mesmo o estudante de cinema, fica um pouco afastado do mundo real, então nosso papel é dar oportunidade para que eles conheçam essa situação de mercado. Isso ajuda muito no processo, a realizar escolhas que vão fazer o projeto realmente acontecer."

Cláudia da Natividade

Cláudia da Natividade veio a Foz do Iguaçu tanto para ministrar a aula final do curso quanto para visitar, juntamente com sua equipe, as instituições conscienciocêntricas em busca de material para novas produções.

"Fiquei muito impressionada com a dedicação e a energia das pessoas na promoção do crescimento delas mesmas e dos outros. E essa oficina de roteiros faz parte desse projeto maior que esse grupo tem para promover o crescimento humano, o que eu acho fascinante."

Relatou a produtora, Cláudia da Natividade, em entrevista exclusiva ao Jornal da Cognópolis

Quem organizou a visita foi Paulo André Norberto, um dos idealizadores do curso juntamente com Amaury, Ana Paula Simões e o roteirista Marcelo Andrighetti.

Cláudia da Natividade, equipe e voluntários da Conscienciologia apresentando locais e debatendo ideias de ponta. (Foto: Luciana Gouvêa)

O Curso

O Curso Escreva foi um empreendimento evolutivo inédito que contou com a participação de grandes nomes do cinema e da dramaturgia brasileira. Foram programados módulos presenciais que, a princípio, ocorreram a cada 2 meses em Foz do Iguaçu, no salão de eventos do Interludium Iguassu Convention Hotel. Além disso, foram propostas atividades entre os encontros in loco, como webinários, conteúdos online e mentoria do projeto de roteiro a ser desenvolvido durante o curso.

No penúltimo módulo, as alunas Izabelle e Kathlen Ferrari apresentaram o documentário A Noiva de Preto, desenvolvido durante a pandemia a partir dos aprendizados do Curso. (Foto: Yana Fortuna)

As aulas envolveram painéis com autoridades, exercícios e práticas em grupo, debates sobre conceitos, roteiros e produções audiovisuais. Foram trabalhados desde conteúdos teóricos, como storytelling e Jornada do Herói, até dicas práticas de quem tem décadas de experiência no ramo como Francisco Ramalho Jr., Lauro César Muniz e Yoya Wursch.

Em paralelo, os alunos tiveram acesso à plataforma online com o curso Guia Prático do Roteirista, de Marcelo Andrighetti, que lecionou de forma didática sobre a construção de roteiros. Foram 140 horas de conteúdo, sem contar as atividades online na plataforma e atendimentos aos projetos em grupo.

"O Escreva é um curso que, se for analisar, tem características de pós-graduação, porque trabalhamos com professores de máxima expressão na área de cinema, TV e publicidade. Buscamos alcançar um nível realmente profissional, para quem pretende capacitar-se e construir uma carreira como roteirista."

Amaury Pontieri

Segue a programação das aulas realizadas:

Francisco Ramalho Jr. – Diretor de cinema e roteirista, produziu juntamente a Hector Babenco o filme O Beijo da Mulher Aranha, premiado com o Oscar em 1986.

Lauro César Muniz – Autor de sucessos como O Casarão, O Salvador da Pátria e Chiquinha Gonzaga, escreveu novelas na Globo, Record e Band.

Lusa Silvestre – Roteirista de filmes como Estômago, E aí, comeu? e O Roubo da Taça. Premiado com o Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Gramado em 2016.

Marcelo Andrighetti – Idealizador da Escola de Roteiro e da Casa do Storytelling. Escreveu mais de 500 roteiros comerciais para marcas como Boticário, Itaú e Red Bull.

Paulo Cursino – É atualmente o roteirista de maior bilheteria da retomada do cinema nacional. Escreveu De Pernas pro Ar, Os Farofeiros e outros sucessos.

Yoya Wursch – Professora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, roteirista de longas como Bete Balanço e Rock Estrela e autora de programas como Malhação e Juba e Lula.

Lúcia Novaes – Diretora de TV & Transmídia, Comunicóloga, Artista Visual, Pesquisadora e CEO da Guanabara Brazil Comunicação.

Cláudia da Natividade – Mestre em Ciências Sociais e Políticas pela UFPR, sócia-gerente da Zencrane Filmes e professora do curso de Pós-graduação em Cinema da Universidade Estadual do Paraná.

Os alunos, nesse ínterim, se reuniram em grupos para produzir um roteiro próprio a partir de ideias que poderiam se tornar filmes, dentro do que havia sido aprendido nas aulas.

No último módulo, os alunos apresentaram os projetos que desenvolveram ao longo do curso para a produtora Cláudia da Natividade. (Foto: Acervo Comunicons)

"Sou uma grande admiradora de textos e por conta disso me inscrevi no curso, para lapidar a minha forma de escrever. No Escreva aprendi com a experiência dos professores e também entendi melhor como fazer roteiros e vendê-los. Gostei muito de tudo que aprendi e vou levar pra vida as lições, experiências e também amizades que fiz."

Lalinha Bueno, jornalista e aluna da primeira edição do curso

Em março de 2020, por causa da pandemia, o curso precisou ser adiado, sendo que as duas últimas aulas, referentes ao Pitch (quando os propositores da obra apresentam o projeto para potenciais investidores) e à produção executiva, vieram a acontecer em 3 de outubro de 2021 e 26 de maio de 2022. 

A segunda edição está prevista para o segundo semestre de 2022 em novo formato, com módulos que podem ser cursados separadamente, complementando-se e criando um roteiro do começo ao fim.

Para mais informações, acesse as redes sociais do curso ou da Comunicons.

Polo Discernimentum – Av. Felipe Wandscheer, 6200 – sala 206 – Cognópolis, Foz do Iguaçu – PR, 85856-530

Telefone: (45) 98827-5920

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print

Expediente da matéria:

Mais sobre

Em alta