sábado, 20 abril 2024

Conscienciologia Intercontinental

Eventos internacionais na Europa em 2023

Uma das mais importantes ações visando a internacionalização das ideias da Conscienciologia no planeta e, neste caso, na Europa, foram os eventos internacionais realizados em 2023 na Alemanha, Romênia, Suíça e Portugal, reunindo intermissivistas de diversos países e continentes, em fértil diálogo e práticas conjuntas. 

Apex na Alemanha

O primeiro evento foi o Curso Balanço Existencial promovido pela Associação Internacional de Programação Existencial (Apex) na Alemanha, que aconteceu entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro de 2023 na cidade de Friedrichsdorf, reunindo mais de 100 intermissivistas.

O curso, já consolidado em 2 décadas no Brasil, ganhou edições na Alemanha visando colaborar com a reurbanização extrafísica da Europa. A  finalidade é ajudar os participantes a avaliar os resultados da sua vida, do nascimento até o momento atual, assim como traçar um projeto existencial para os próximos anos a partir da abordagem científica, transcendente e evolutiva da Conscienciologia.

Na edição estiveram presentes 102 intermissivistas de 12 países diferentes. O evento teve interpretação simultânea para o Português, Espanhol e Inglês, serviço prestado pela Interassistantial Services for the Internationalization of Conscientiology (ISIC).

Turma da I Edição do Balanço Existencial na Alemanha. (Foto: Acervo APEX)

“A idealização do curso teve início em 2018, como o primeiro curso da APEX na Alemanha, e que seria ministrado pelo professor Loche. Conforme surgiram demandas de mais cursos, que se repetiram em 2019 também na Alemanha, foi proposto aumentar o nível da assistência e realizar um balanço epicentrado por voluntários europeus, com o objetivo de atender ao público residente na Europa que têm menos acesso aos cursos da Conscienciologia. O curso foi um marco grupal, representando a retomada de várias tarefas assistenciais na Europa, dentre elas, projetos e cursos para os próximos anos” explica o correspondente internacional da Apex para o Jornal da Cognópolis, Daniel Sampaio. 

Conscienciologia na Romênia

Na Romênia, foram 5 dias de eventos organizados pela ISIC em parceria com a IC Reaprendentia, de 6 a 10 de outubro de 2023. No primeiro dia ocorreu o lançamento do livro de Ana Seno, Comunicação Evolutiva, em Romeno, com um talk show com a autora, seguido do relançamento do primeiro Glossário Trilíngue de Conscienciologia em Romeno, Português e Inglês e, por último, o lançamento do THERMIPORT, o primeiro Thesaurus da Conscienciologia, com mais de 3.000 termos em Português e os respectivos neologismos criados para mais 6 línguas: Espanhol, Inglês, Alemão, Romeno, Francês e Inglês.

Lançamento do THERMIPORT na Romênia. Na foto, participantes e representantes de diversas equipes de tradução para Português, Inglês, Espanhol, Romeno, Francês e Italiano. (Foto: Acervo ISIC)
Talk show com Ana Seno no lançamento do livro Comunicação Evolutiva em Romeno. Na mesa (da esqueça para a direita): Adina Oprea, Liliana Alexandre, Virginia Roiz e Ana Seno. (Foto: Acervo ISIC)

O final de semana foi preenchido por 2 Dinâmicas Parapsíquicas, no sábado (manhã e tarde), e um Curso de Campo, no domingo, organizado em parceria entre a ISIC e Reaprendentia e tendo como epicons os membros do Colegiado da Conscienciologia, Ruy Bueno e Caio Polizel.

“Estas foram as primeiras atividades totalmente práticas realizadas não só na Romênia, mas em um país ex-comunista da Península Balcânica e elas não teriam sido possíveis sem o esforço, criatividade, dedicação e energia de Adina Oprea, nossa primeira voluntária na Romênia” explica a voluntária Liliana Alexandre, que complementa: “a ISIC conta hoje já com 5 voluntárias no país”.

Participantes das Dinâmicas Parapsíquicas e Curso de Campo dos dias 7 e 8 de outubro na Romênia. (Foto: Acervo ISIC)

Os eventos contaram com a participação de 46 intermissivistas oriundos de 11 países distintos, mas sendo a maioria romenos – o público a ser assistido. O primeiro contato deste grupo com a Conscienciologia aconteceu em 2007, quando Liliana Alexandre, hoje voluntária da ISIC (e àquela altura voluntária da International Academy of Consciousness – IAC) recebeu um e-mail, em Londres, solicitando a apresentação da Conscienciologia para um grupo romeno.

A IAC retornou em 2009 e, mais tarde, em 2015, a Reaprendentia desenvolveu uma breve atividade em Bucareste. Liliana complementa: “Voltamos agora, com a ISIC e a Reaprendentia, a realizar um trabalho desta vez de maior fôlego, para ajudar no processo da reurbanização da Europa e também para sustentar as bases de desenvolvimento dos futuros trabalhos a realizar no país”. 

O grupo de participantes que também é membro do Colégio Invisível da Serenologia: Adina Oprea (Romênia), César Simões (Brasil), Beatriz Cea (Uruguai), Liliana Alexandre (Portugal) e Mariana Nieto (Argentina). (Foto: Acervo ISIC)

Os 2 últimos dias foram dedicados à psicometria das energias locais. No dia 9 de outubro de 2023, guiado pela organizadora Adina Oprea, o grupo visitou as montanhas e o maciço de Bucegi, nos Cárpatos. No último dia, visitaram o Palácio do Parlamento, segundo maior edifício e o mais pesado do planeta. O palácio é a sede dos três poderes políticos e é tão grande que alberga também alguns museus, entre eles o Museu de Arte Moderna. Por último, o grupo visitou o Dimitri Gusti National Village Museum, um museu a céu aberto que mostra o passado rural recente da Romênia. 

Sobre sincronicidades, registou-se que os eventos em Bucharest começaram em 6 de Outubro, o mesmo dia em que detonou a nova fase de agressão Israel-Palestina. O grupo visitou o Parlamento Romeno no mesmo dia em que o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também o visitou. De regresso ao Brasil, Liliana Alexandre soube de uma repercussão do trabalho desenvolvido na Romênia:  seu ex-presidente, hoje consciex, Nicolae Ceaușescu, foi trazido ao campo do Acoplamentarium pró-Pacificarum, em Novembro de 2023, para ser atendido. Sobre esta questão, Adina Oprea lembrou que Ceaușescu tentou em vida, várias vezes, a paz entre Israel e a Palestina. Então a hipótese é que as repercussões interassistenciais continuam.

A ISIC também ofereceu a Foto-Palestra Outono Conscienciológico na Europa – 2023, em Inglês, com tradução simultânea para o Português, no dia 3 de dezembro de 2023, com a participação da Apex, Reaprendentia e os 2 epicons e membros do presente Colegiado da Conscienciologia, Ruy Bueno e Caio Polizel.

Celebração em Portugal

Dos dias 27 de outubro a 05 de novembro de 2023 foi celebrado o aniversário de 10 anos da Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial (ASSIPI-Portugal). A programação incluiu cursos, passeios e a realização do II Simpósio Consciência, Multidimensionalidade e Evolução, realizado no Hotel Cristal na cidade do Porto. 

O pré-evento, em  parceria com o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), contou com a realização do curso ECP1, ministrado pelo professor epicon Félix Wong e a professora Karina Eliachar, dos dias 27 a 29 de outubro de 2023, e um jantar de confraternização com os participantes.

No dia 31 de outubro, realizou-se passeio em locais emblemáticos de Braga, como o Solar dos Castros (antiga residência de Sebastião Castro Caldas) e a atual biblioteca de Vila Nova de Cerveira, além dos castros celtas e druidas (ruínas de antigos povoados e patrimônio cultural natural português), em Viana do Castelo. 

O dia primeiro de novembro foi marcado pelo curso Autodomínio dos Chacras, ministrado pelo professor epicon Fred Ganem. Já em 02 de novembro, houve uma incursão parapsíquica guiada pela cidade do Porto, abrangendo diversos pontos turísticos relevantes e vários locais de interesse histórico na história parapsíquica de Portugal. 

O simpósio aconteceu nos dias 03 ao dia 05 de novembro, no formato híbrido. O evento contou com diversas conferências das quais destacam-se: Desenvolvimento da Pacifismologia através do laboratório Pacificarium (Felix Wong); Teática da Amparabilidade Lúcida (Adriana Lopes);  Transposição Paradidática (William Klein); Crises Evolutivas (Mário Oliveira); e a conferência Registro das Intensidades Parapsíquicas: Ressignificando o Parapsiquismo Pessoal (Fred Ganem).

As produções gesconográficas foram apresentadas em 5 mesas de debates distintas, onde diversos autores da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional expuseram suas pesquisas, reflexões e autovivências, resultando na Revista Científica Edição especial de 10 anos em Portugal. Ao todo, foram 15 artigos e 11 relatos apresentados de modo presencial e híbrido, com participantes de várias partes do mundo e de diversas IC’s, além da ASSIPI, como a Reaprendentia, o IIPC, a Liderare e a Editares. 

Mimo energético entregue aos participantes do II Simpósio Consciência, Multidimensionalidade e Evolução realizado em Portugal. (Foto: Acervo ASSIPI)

Também, durante o evento, foram divulgados dois novos livros: Relatos do Pacificarium: Experimentos no Laboratório Grupal da Paz, por Sherida Wong, e Manual de Higiene Consciencial, de autoria de Bruno Wong.

Por fim, houve a instalação de campo bioenergético parapsíquico, conduzido pelo prof. epicon Fred Ganem, propiciando a interassistencialidade e a autopacificação por meio de práticas energéticas e aprofundamento da conexão com a equipe extrafísica. 

Atividades Conscienciológicas na Suíça

Durante o ano de 2023 a Liderare Internacional promoveu um ciclo de 4 palestras gratuitas, em Biêne, na Suíça, intituladas: Autoliderança do Intermissivista; Bagulhos Energéticos; Liderança Interassistencial e Empreendedorismo Evolutivo. 

Sua atuação presencial na Europa foi iniciada em 2018 no Encontro de Intermissivistas em Estrasburgo, na França, e em Novembro de 2022, na Suíça, com o lançamento do curso Assunção da Liderança Interassistencial

O movimento internacional continua na Europa em 2024, contando com atividades presenciais já agendadas para Portugal e Suíça.

Outra atividade levada para a cidade de Biêne, na Suíça, em 2023, desta vez promovida pela Reaprendentia International, foi uma Dinâmica Parapsíquica com foco na Reeducaciologia. A atividade bioenergética ocorreu no sábado, 14 de outubro de 2023, e foi intensiva: na parte da manhã houve a Dinâmica do Heterorrevezamento Assistencial; à tarde a Dinâmica do Epicentrismo Consciencial, ambas epicentradas pelo epicon  Ruy Bueno. 

A atividade, coordenada pelas professoras Anne-Catrin Vogt e Najla Campiotti, teve a presença de alunos da Suíça e Alemanha e contou com a participação de 21 pessoas no total. Os relatos dos participantes foram muito interessantes. Todos gostaram muito de estarem juntos e perceberem as energias e a equipe extrafísica de amparadores locais.

Participantes das atividades bioenergéticas na cidade de Biêne, na Suíça, em 2023. (Foto: Acervo Reaprendentia)

No domingo, 15/10/23, foi dia de encontro e bate papo de amizade intermissiva com os voluntários que vivem em Biêne e arredores. Considerada um marco, estas ações prepararam o público para as atividades de 2024: o curso de entrada Fundamentos da Conscienciologia, semi-presencial, intensivo em janeiro e fevereiro; o curso Autorreeducação Consciencial, a ocorrer em julho de 2024; e ainda o Curso de Formação de Professores de Conscienciologia (CFPC) a ser ministrado no segundo semestre de 2024, também em Biêne. 

“Que venham os novos professores de Conscienciologia formados na Europa!” comemora  Eliane Wojslaw.

Para saber mais acesse:
Organização: Cristina Bornia
Correspondentes da APEX: Daniel Sampaio; Assipi: Mauro Torres; ISIC: Liliane Alexandre; Liderare Internacional: Raquel Vasconcelos e Reaprendentia: Eliane Wojslaw
Foto e vídeo: Acervo da APEX; Assipi; ISIC; Liderare e Reaprendentia
Expediente: Edição 255 - Janeiro e fevereiro de 2024

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
23.3 ° C
23.5 °
20.6 °
78 %
2.6kmh
0 %
dom
31 °
seg
33 °
ter
32 °
qua
28 °
qui
22 °