O CEAEC marcou presença no projeto Capacita-Guias em sala virtual no dia 07 de janeiro, com a presença 147 guias do setor de turismo de Foz do Iguaçu, participação do vice-secretário Geral do CEAEC, Janer Vilaça, e apresentação dos professores Eliane Renata Ferreira, do Colegiado do Receptivo e Giuliano Giannini do Colegiado do Técnico-Científico sobre o setor de acolhimento aos visitantes da instituição.
No dia 12 de fevereiro a voluntária Eliane Renata Ferreira, aluna e docente do curso, representou o CEAEC na cerimônia de encerramento do projeto que teve duração de três meses com aulas totalmente virtuais, exceto duas aulas práticas, sendo uma na Itaipu Binacional e outra no Parque Nacional do Iguaçu.
O projeto Capacita-Guias 2020 é uma iniciativa da Itaipu, por meio de um convênio com o Instituto Polo Internacional Iguassu e apoio do Sebrae, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com objetivo de proporcionar recursos para qualificação profissional, visando uma retomada do trabalho com ainda mais qualidade e o apoio a uma das classes que mais sofrem com as mudanças sociais decorrentes do COVID-19, por meio de bolsas de estudos.

Representantes das instituições parceiras e guias certificados em curso da Itaipu Binacional. (Foto: Sara Cheida)

Voluntárias do CEAEC integram o evento (Foto: Sara Cheida)
Os guias de turismo foram esclarecidos sobre o que é a Conscienciologia, o CEAEC, o Princípio da Descrença e os espaços científicos, museológicos e culturais do campus. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre a Cognópolis. Uma oportunidade ímpar de divulgar o CEAEC, seu potencial de atrativo turístico na região, visitado por pessoas vindas de vários países.
Para quem ainda não visitou, vale informar que a Cognópolis Foz é um Campi composto de 5 campus: CEAEC, Polo Discernimentum, Assinvéxis, OIC e Reaprendentia. Esses campus deram nome ao bairro ‘Cognópolis’, que abriga área de preservação ambiental, moradias e condomínios e centro empresarial, funcionando com mais de 20 instituições sem fins lucrativos, especializadas em pesquisas da consciência, do ser ou da essência humana. É um lugar para ‘se conhecer’.
O CEAEC é um desses campus, composto por diversificados ambientes como rede de laboratórios de autopesquisa; Ágora para debates; ambientes de estudo; espaços museológicos e encorpada biblioteca para atender às demandas pesquisísticas nos mais diversos campos do saber. Possui restaurante, lanchonete, refeitório comunitário e a Livraria e Editora Epígrafe. Oferece hospedagem para pesquisadores, em meio à natureza exuberante, corredores ecológicos e biodiversidade de fauna e flora. Espaços que fazem do Campus CEAEC local único e singular.
Tudo isso chama a atenção de visitantes do Brasil e do mundo, tanto pelas estruturas inovadoras relacionadas à arquitetura, quanto pela exposição museal a céu aberto e recantos idílicos. Muitos vêm em busca de autoconhecimento, vêm participar de cursos, atividades de autoexperimentação tanto grupais (em Dinâmicas Parapsíquicas), quanto individuais (em Laboratórios Conscienciológicos).
Os visitantes podem fazer a Visita Técnica, um circuito chamado ‘Um passeio pelo conhecimento’, criada pelos ‘Cicerones’ (guias internos) do CEAEC em conjunto com a área técnico-científica, com a finalidade acolher os visitantes em suas demandas, orientar e esclarecer as curiosidades a respeito das estruturas inovadoras, seus objetivos, propósitos, peculiaridades, modo de funcionamento e horários. “Para nós, o visitante é personalidade ilustre, então, buscamos ser o melhor dos anfitriões, proporcionando um passeio agradável e prazeroso” afirmam os guias internos.
O circuito tem duração de 2 a 3 horas e percorre os seguintes locais:
1. Tertuliarium
2. Aleia dos Gênios
3. Holociclo
4. Holoteca
5. Fitolab
6. Rosa dos ventos e Bandeira da ONU
7. Praça da Paz
Outros atrativos:
- Visita técnica temática: Grupos escolares, instituições específicas, grupos estrangeiros, etc;
- Visita técnica específica: diversas áreas de ciência e tecnologia;
- CEAEC Day: Circuito UPPC + Atividades práticas bioenergéticas (Laboratórios de Autopesquisa e Dinâmicas Parapsíquicas);
- Interação com a natureza: Bioenergia & Natureza (Banho de floresta); Caminhada Bioenergética (com aplicação da técnica do Estado Vibracional); Birdwatching ou observação de aves; Temporada de Orquídeas.
O horário de visitação era todos os dias do ano, das 9h às 17h, antes das restrições do momento pandêmico. Em janeiro, continuam em funcionamento, o restaurante, a Livraria Epígrafe e os laboratórios individuais, com as devidas medidas protetivas.
Para mais informações:
E-mail: receptivo@ceaec.org ou ceaec@ceaec.org
Site do CEAEC: https://campusceaec.org/ceaec/
Siga-nos nas redes sociais: @CampusCEAEC @CEAECinternational