CEAEC implementa projeto do Laboratório Dédalo

Projeto atende pedido do professor Waldo Vieira

Os voluntários do departamento ambiental do CEAEC estão liderando um projeto diferente: a construção de mais um laboratório no Campus, só que dessa vez será, literalmente, um laboratório ‘a céu aberto’.

O projeto consiste na formação de um dédalo, um labirinto vegetal no formato circular concêntrico, com objetivo de gerar reflexões acerca dos rumos da programação existencial nesta vida intrafísica. 

O peculiar laboratório atende a um pedido feito pelo professor Waldo Vieira há mais de 20 anos e está movimentando voluntários, colaboradores, moradores e até vizinhos do CEAEC.

O Dédalo está sendo estruturado no terreno em frente aos chalés do Campus e terá 52 metros de diâmetro. As linhas concêntricas, formadas por vegetação, terão 1.130 metros e conduzirão o experimentador a uma praça central. 

Em um primeiro momento, o grupo fez o plantio das mudas, com a espécie Crotalária juncea, uma planta de rápido crescimento, para testagem do modelo. Posteriormente, o laboratório ganhará sua vegetação definitiva. Os voluntários fazem a roçada periódica e já planejam o plantio da grama ao redor da circunferência, entre outras providências. 

A planta definitiva do Dédalo será a Caliandra rosa sendo necessária a produção de 10 mil mudas para formar a estrutura completa. Para chegar a esse total, o antigo orquidário do Campus será transformado em viveiro.

Ao mesmo tempo, o conteúdo parapedagógico do experimento está sendo elaborado.

Esse é mais um projeto com o perfil do voluntariado conscienciológico: pequenas contribuições das minipeças fazem um grande projeto no maximecanismo assistencial!

A construção do Laboratório Dédalo é um projeto audacioso e requer energia consciencial e recursos financeiros. Se você se sentir motivado a ajudar, entre em contato com o departamento financeiro do CEAEC.

Para saber mais acesse:
Autora: Rosane Amadori
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo: acervo do CEAEC
Expediente: Edição 257 - Maio e Junho de 2024

Coordenação: Leonardo Ribeiro
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Cristina Bornia
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Leonardo Ribeiro
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Leonardo Ribeiro
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Agenda: "Os conteúdos publicados com programação futura são de responsabilidade exclusiva dos organizadores do evento. O Jornal da Cognópolis não se responsabiliza por alterações, cancelamentos ou quaisquer mudanças nas programações divulgadas. Recomendamos que os interessados entrem em contato diretamente com os organizadores para confirmar as informações."
Últimas
Princípio da descrença
_________________
Não acredite em nada, nem mesmo o que for informado aqui.
EXPERIMENTE.
Tenha suas experiências pessoais.

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nublado
16.5 ° C
19.5 °
16.4 °
100%
2.1m/s
100%
ter
26 °
qua
30 °
qui
31 °
sex
29 °
sáb
23 °