domingo, 21 julho 2024

CEAEC implementa projeto do Laboratório Dédalo

Projeto atende pedido do professor Waldo Vieira

Os voluntários do departamento ambiental do CEAEC estão liderando um projeto diferente: a construção de mais um laboratório no Campus, só que dessa vez será, literalmente, um laboratório ‘a céu aberto’.

O projeto consiste na formação de um dédalo, um labirinto vegetal no formato circular concêntrico, com objetivo de gerar reflexões acerca dos rumos da programação existencial nesta vida intrafísica. 

O peculiar laboratório atende a um pedido feito pelo professor Waldo Vieira há mais de 20 anos e está movimentando voluntários, colaboradores, moradores e até vizinhos do CEAEC.

O Dédalo está sendo estruturado no terreno em frente aos chalés do Campus e terá 52 metros de diâmetro. As linhas concêntricas, formadas por vegetação, terão 1.130 metros e conduzirão o experimentador a uma praça central. 

Em um primeiro momento, o grupo fez o plantio das mudas, com a espécie Crotalária juncea, uma planta de rápido crescimento, para testagem do modelo. Posteriormente, o laboratório ganhará sua vegetação definitiva. Os voluntários fazem a roçada periódica e já planejam o plantio da grama ao redor da circunferência, entre outras providências. 

A planta definitiva do Dédalo será a Caliandra rosa sendo necessária a produção de 10 mil mudas para formar a estrutura completa. Para chegar a esse total, o antigo orquidário do Campus será transformado em viveiro.

Ao mesmo tempo, o conteúdo parapedagógico do experimento está sendo elaborado.

Esse é mais um projeto com o perfil do voluntariado conscienciológico: pequenas contribuições das minipeças fazem um grande projeto no maximecanismo assistencial!

A construção do Laboratório Dédalo é um projeto audacioso e requer energia consciencial e recursos financeiros. Se você se sentir motivado a ajudar, entre em contato com o departamento financeiro do CEAEC.

Para saber mais acesse:
Autora: Rosane Amadori
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo: acervo do CEAEC
Expediente: Edição 257 - Maio e Junho de 2024
Coordenação: Leonardo Ribeiro
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editor: Leonardo Ribeiro
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Leonardo Ribeiro
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Leonardo Ribeiro
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
16.5 ° C
17.6 °
15.5 °
94 %
3.1kmh
0 %
dom
25 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
29 °
qui
27 °