domingo, 21 julho 2024

BiblioÁfrica completa 1 Década de trabalhos interassistenciais

Revista Intercâmbio que acompanha o projeto agora se chama BiblioÁfrica

Proposto pelo Prof. Waldo Vieira em novembro de 2012, durante Minitertúlia Conscienciológica, o Projeto Conscienciológico BiblioÁfrica completa a primeira década (2012-2022) de trabalhos interassistenciais. 

Ao todo já foram 1.379 livros doados, 530 bibliotecas, 285 cidades e 33 Países de diversos continentes do planeta. Porém, o foco principal do projeto é o fornecimento/distribuição gratuita das obras de referência da Conscienciologia, principalmente o Léxico de Ortopensatas (2014), às bibliotecas públicas e universitárias nos 54 países do continente africano.

Nestes 10 anos, muitos voluntários participaram de atividades realizadas na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), no Brasil e no exterior, desde cursos, dinâmicas e intercâmbios que possibilitaram a interassistência crescente no desenvolvimento deste Projeto Conscienciológico.

Para a realização da tarefa, diversas modalidades de voluntariado foram criadas, por exemplo:

  1. Biblioitinerantes, que realizam a entrega dos livros; 
  2. Bibliodistribuidores, que mantêm a organização do estoque e fazem a distribuição das obras; 
  3. Bibliodoadores, que promovem doações de maneira particular indiretamente, comumente em itinerâncias, na localidade em que residem;
  4. Bibliofinanciadores, que levantam recursos financeiros, de modo regular ou esporádico, para a sustentação geral do projeto; 

Além disso, são realizadas parcerias com as Instituições Conscienciocêntricas (ICs) apoiadoras, as quais oportunizam a criação e promoção de produtos, cursos, livros e outros, de acordo com a filosofia e especialidade da própria IC, revertendo os resultados financeiros ao projeto.

O destaque do ano de 2022 foram os voluntários bibliodistribuidores, Valdino, Horácio, Ilídio, José Matias e respectiva rede de apoiadores, que propiciaram a distribuição, sobretudo em várias bibliotecas em Angola e Moçambique.

Segundo voluntários, os bibliotecários e bibliotecárias são muito receptivos e o trabalho é predominantemente positivo. É importante destacar que as biblioitinerâncias e a bibliodiáspora estão em pleno andamento. Nos informativos do projeto, é possível acompanhar relatos das atividades de distribuição das obras em diversas localidades no Brasil e no exterior.

Ao longo da primeira década de projeto BilbioÁfrica, contamos com o apoio de amparadores intrafísicos e extrafísicos, atuando em diferentes funções e especialidades. Buscamos manter a postura da positividade, considerando as demandas assistenciais omnipresentes, através do princípio: que aconteça o melhor para todos.

Aponta João Aurélio na introdução da X edição da Revista BiblioÁfrica.

Revista Intercâmbio

A Revista Intercâmbio é o periódico que registra as atividades internacionais dos voluntários da Conscienciologia, que através de artigos, relatam suas experiências em viagens de intercâmbio pelo mundo, criando acervo holomemoriográfico de importância histórica. 

De 2012 a 2019 a revista foi epicentrada pela International Conscientiological Exchange (INTERCONS), que finalizou suas atividades na sexta edição, passando o bastão para o Projeto BiblioÁfrica, que concentrará os trabalhos editoriais.

Os voluntários do projeto BiblioÁfrica são escritores ativos desde o início. Eles pontuam as vivências em países da África, destacando a bibliodiáspora, mas também os costumes, a culinária e a história local. 

Para ler este rico acervo de experiências registradas nas 6 edições da revista, acesse:

ICGE – Revista Intercâmbio 

Revista BiblioÁfrica

Informativo Intercons

Você vai viajar e quer doar livros da Conscienciologia? Entre em contato com o projeto: 

Para saber mais acesse:

Doações Financeiras:

PIX: 47.466.820/0001-37 (CNPJ do Projeto BiblioÁfrica)

Banco: Nu Pagamentos (0260) Agência: 0001 Conta corrente: 38538628-2

Autor: Sebastião Feitosa
Correspondente da BiblioÁfrica: Sebastião Feitosa
Organização: Cristina Bornia
Foto e vídeo: Acervo Intercons e BiblioÁfrica
Expediente: Edição 251- Maio e junho de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Leonardo Ribeiro, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
16.5 ° C
17.6 °
15.5 °
94 %
3.1kmh
0 %
dom
25 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
29 °
qui
27 °