sábado, 20 abril 2024

Curso Balanço Existencial de 2024 ocorreu em formato híbrido pela primeira vez

Através do uso de tecnologia, a APEX possibilitou a participação de intermissivistas em todos os cantos do mundo

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2024, ocorreu a XXII Edição do Curso Balanço Existencial, realizado pela Associação Internacional de Programação Existencial (APEX), com uma novidade. Pela primeira vez na história, o curso foi realizado de maneira híbrida.

O Balanço 2024 contou com estrutura presencial no Hotel Interludium em Foz do Iguaçu – PR e foi transmitido online para todo o planeta. O resultado foi a participação de 111 alunos, sendo 62 presenciais e 49 online.

Realizado tradicionalmente no Carnaval, há mais de duas décadas, o Balanço costumava ser presencial até a Pandemia da Covid-19, quando, no ano de 2021, houve a primeira edição online, com 171 alunos provenientes de 11 países. Desde então, nos anos seguintes, o curso continuou sendo realizado apenas na modalidade online.

Com o retorno das atividades presenciais e a demanda de alunos internacionais aumentando cada vez mais, em 2024, a APEX optou por encarar o desafio de realizar o curso presencial, mas contando com transmissão online, de modo a aproveitar o melhor dos dois mundos: o físico e o digital.

Consoante ao movimento de internacionalização que a APEX vem realizando, o Balanço híbrido foi mais um passo no sentido de levar a Conscienciologia aos intermissivistas que ainda não tiveram a chance de vir à Cognópolis, notadamente aqueles que residem fora do país.

O grande desafio consistiu em proporcionar aos alunos online uma experiência integrativa, aproximando o máximo possível da interação presencial. Para tanto, a estrutura foi montada de modo que a cobertura do evento fosse realizada aos moldes de um programa de auditório e os alunos que participavam de casa pudessem acompanhar todo o movimento do evento, seja dos conferencistas, dos alunos presenciais, quando formularam perguntas, da equipe e tudo o que fosse interessante.

A estrutura permitiu que alunos online e presenciais tivessem experiência integrativa. (Foto: Acervo APEX)

Além disso, através de retroprojetor estrategicamente posicionado, os alunos que estavam online tiveram suas imagens projetadas na parede lateral, fazendo-se “presentes” no evento. Assim, nos momentos das perguntas, por exemplo, intercalaram-se questões presenciais e online e todos os alunos foram atendidos de maneira equânime.

À direita da foto, na parede, aluna do online fazendo pergunta no curso. (Foto: Acervo APEX)

Para os momentos de reflexão orientada, quando os alunos preenchem a apostila, a partir da Técnica do Balanço Existencial, foi montada uma, garantindo um atendimento de qualidade pelos Professores Proexólogos.

Epicon Wildenilson atendendo aos alunos do online em salão ao lado de onde o curso presencial foi realizado. (Foto: Acervo APEX)
Tertúlia Conscienciologia 4820 – Balanço Existencial (Autoproexologia)

Os feedbacks recebidos quanto à dinâmica do curso híbrido, à qualidade da transmissão e à estrutura do presencial foram positivas e reforçaram a necessidade de avançarmos no sentido de usar a tecnologia para levar a tarefa do esclarecimento (tares) a todos os cantos do mundo, aumentando o alcance da Conscienciologia para além das fronteiras nacionais e continentais.

Sem perder a essência, ampliando a qualidade e expandindo o alcance assistencial do curso, o Balanço Existencial inaugura uma nova fase na própria história e na história da APEX, na qual, além do uso de tecnologia para expandir o alcance das verpons (verdades relativas de ponta) conscienciológicas, promove o intercâmbio intergeracional contando com voluntários de 19 a 69 anos, atuantes ativamente no evento e demais atividades da IC  (Instituição Conscienciocêntrica).

Voluntários da APEX. (Foto: Acervo APEX)

A integração entre a experiência e a inovação foi elemento-chave para o sucesso do curso, que permanecerá acontecendo em Foz do Iguaçu – PR de maneira híbrida durante os carnavais, mas que agora também tem as versões itinerantes, tendo ocorrido em 2023 na Europa, na Alemanha, e que acontecerá no segundo semestre de 2024, em Natal – RN.  

O coordenador do curso, Ricardo Dias, sinaliza que “esse é um passo importante para o acionamento de intermissivistas e consolidação das maxiproéxis em nível global”. Michelle Hirata, também coordenadora do curso, comenta que “o Balanço Existencial dessa edição veio com grandes desafios para todos os voluntários da APEX, entretanto os aprendizados e resultados interassistenciais foram surpreendentemente positivos. Muito disso se deve à sinergia e motivação de toda a equipe em proporcionar a melhor experiência para todos os alunos intra e extrafísicos. A conexão do grupo com os valores intermissivos ficou evidente para quem quisesse ver e, com certeza, foi o diferencial para que muitas mudanças de destino se fizessem presentes neste curso”.

O curso contou com equipe de 28 pessoas, sendo 6 técnicos, 7 professores, 7 tradutores simultâneos, 8 de apoio ao aluno e evento. Além dos voluntários da APEX, voluntários de outras ICs participaram, reforçando a sinergia interassistencial da CCCI – Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.

O professor e proexólogo Laênio Loche, um dos fundadores da IC, comemora essa nova etapa institucional. “A realização do Balanço Existencial na modalidade híbrida representa um marco na expansão global da assistência de destino promovida pela APEX, pois permite transcender, não só as barreiras geográficas, mas também, as idiomáticas, ao se aliar à tradução simultânea para o inglês num primeiro momento e, futuramente, para outros idiomas. Além da maior cobertura assistencial, a tecnologia utilizada para transmissão e gravação das atividades é o embrião para adentrar de modo coletivo, em ocasião oportuna, o Terceiro Tempo dos Cursos Intermissivos!”

Além do curso Balanço Existencial, a Semana da Maxiproéxis contou com Oficina realizada em parceria com a HOLOMEMÓRIA DA CONSCIENCIOLOGIA, no dia 13 de fevereiro, terça-feira, logo após o Balanço, também no formato híbrido. O tema da Oficina foi “Técnica da Egobiografia Proexológica Comparada”, sendo ministrada pelas Professoras Lilia Junqueira, Málu Balona e Ninarosa Manfroi no Salão do Discernimentum, contando com 37 alunos, sendo 17 online e 20 presenciais.

Participantes da Oficina TEPC no Discernimentum. (Foto: Acervo APEX)

Para encerrar a Semana, os alunos puderam participar do Curso Acoplamentarium, com o tema Maxiproéxis, realizado pelo CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, com Epicons Caio Polizel, Marcelo Silva e Wildenilson Sinhorini. O evento contou com 29 participantes.

Participantes do Curso Acoplamentarium Maxiproéxis. (Foto: Acervo APEX)

Com os pés no chão e a cabeça no Cosmos, a APEX, que completou 17 anos em fevereiro de 2024, está comprometida em inovar e realizar projetos assistenciais disruptivos, unindo a sabedoria acumulada a partir da experiência e vivência dos veteranos, com a inovação e criatividade da nova geração de intermissivistas. Acompanhe as atividades da IC através das redes sociais.

Para saber mais acesse:
Autora: Amanda Vieira
Acompanhamento: Yana Fortuna
Foto e vídeo: Acervo APEX
Expediente: Edição 255 - Janeiro e fevereiro de 2024

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
23.3 ° C
23.5 °
20.6 °
78 %
2.6kmh
0 %
dom
31 °
seg
33 °
ter
32 °
qua
28 °
qui
22 °