ASSIPI realiza curso História do Parapsiquismo em Portugal

Entre janeiro e março de 2026, a Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial (ASSIPI) realizou, na cidade do Porto, a primeira edição do curso História do Parapsiquismo em solo português.

A formação foi estruturada em 12 aulas ministradas por professores convidados, cada um responsável por um recorte específico da evolução do tema. A iniciativa surgiu após a repercussão de uma masterclass ministrada no Porto, em 2025, por Leonardo Schneider, coordenador da ASSIPI Brasil e irmão do autor da obra-base do curso, João Ricardo Schneider.

O curso fundamenta-se no tratado História do Parapsiquismo, referência para o estudo sistemático do fenômeno sob a ótica da Conscienciologia, através do qual busca-se ampliar a compreensão sociocultural das manifestações parapsíquicas.

Os módulos percorreram desde as civilizações antigas até a Parapsicologia contemporânea abordando a Antiguidade dos povos mesopotâmicos, hindus, chineses, egípcios e hebreus, avançando pela Europa Antiga e Medieval ao explorar a herança dos celtas, gregos (Pitagorismo), romanos, o cristianismo, catolicismo, sufismo, catarismo e hermetismo, culminando na Modernidade e Contemporaneidade com o estudo do swedenborguismo, mesmerismo, espiritualismo, metapsíquica, espiritismo, teosofia e Conscienciologia.

Para o coordenador da instituição portuguesa, o voluntário Carlos Silva, o curso representou uma mudança de nível do grupo, contribuindo para fortalecer o vínculo entre os voluntários presentes, promover maior integração e sinergia de esforços e, ao mesmo tempo, ampliar o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, consolidando uma abordagem crítica e interassistencial sobre o parapsiquismo.

Professores do curso

O corpo docente constitui-se de professores brasileiros e portugueses residentes na Europa (Portugal, Inglaterra, Itália e França), formados pelo IIPC, ASSIPI e REAPRENDENTIA. Cada módulo encerrava-se com uma atividade prática de clarividência interassistencial, conduzida pela epicon Karina Eliachar.

Cronograma e Corpo Docente 

  1. Introdução à História do Parapsiquismo — Sheila Humphreys
  2. Povos Mesopotâmicos, Hindus e Chineses — Marina Rodrigues
  3. Egípcios e Hebreus — Leonardo Palma
  4. Celtas — Ricardo Costa
  5. Gregos, Pitagorismo, Filosofia Clássica e Romanos — Liliana Ferreira
  6. Cristianismo e Neoplatonismo — Sheila Humphreys
  7. Catolicismo e Sufismo — Larissa Imperico
  8. Catarismo e Hermetismo — Dora Gonçalo
  9. Swedenborguismo e Mesmerismo — Renato Ferreira
  10. Espiritualismo, Metapsíquica e Espiritismo na Europa — Rogério Paz
  11. Espiritismo no Brasil e Teosofia — Flávia Cardoso
  12. Parapsicologia e Conscienciologia — Marcelo Duffles

Para a professora Flávia Cardoso, que ministrou a aula  Espiritismo no Brasil e Teosofia: “O fato de o curso ter sido mais voltado para a equipe/equipa de voluntários e professores de várias ICs – atuantes em Portugal, França, Inglaterra e Itália – sem inscrições de alunos de primeira vez, tornou a experiência única nesta primeira versão do curso na Europa, ajudando-nos a trabalhar a multi-integração de nacionalidades e também nível de experiência na docência conscienciológica, além das várias faixas etárias envolvidas. Experiência muito rica! Fica o convite a todos para a 2ª edição”. 

Estefânia Pereira, aluna dos módulos, fala sobre sua experiência:  “Recentemente, participei de uma experiência educacional que ampliou significativamente meu conhecimento histórico, permitindo observá-lo sob uma ótica conscienciológica. Pude perceber a História de forma mais abrangente, integrando os fatos ao contexto evolutivo das consciências, conforme o paradigma consciencial. A interação com os professores foi extremamente positiva. Eles demonstraram grande domínio sobre os temas apresentados, transmitindo segurança e entusiasmo, o que me manteve atenta e motivada durante toda a experiência. Essa abordagem incentivou o diálogo professor-aluno, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulante. Essa vivência evidencia a importância de uma educação que, além de transmitir conteúdos, desperte a consciência para perspectivas multidimensionais, incentivando o autodesenvolvimento e a expansão do conhecimento em múltiplos níveis, conforme preconiza a Conscienciologia”.

Dora Gonçalo, também professora do curso, pontua: “A participação na condição de docente no curso História do Parapsiquismo foi muito enriquecedora. Lecionei os temas Catarismo e Hermetismo, o que me permitiu ampliar e sustentar vivências parapsíquicas pessoais, bem como fundamentar o conhecimento histórico no âmbito desta temática e delinear novas linhas de pesquisa. Como pude assistir na totalidade a todos os módulos, percebi a importância deste laboratório grupal do ponto de vista da coesão e sustentação do grupo visto que um desafio como este é exigente. Potencializa, trafores e a capacidade de enfrentamento de contrafluxos, mas também denuncia reciclagem pendentes, relevantes para o desenvolvimento parapsíquico interassistencial e facilita correlações de interesse para qualquer processo evolutivo pessoal”.

Ricardo Costa explica: “Lecionei a aula sobre os Celtas, um conjunto de povos proeminentes na Europa durante a antiguidade, com crenças e línguas semelhantes, nos quais o parapsiquismo e a intelectualidade eram exercidos pelos druídas. Foi minha estreia como professor e gostei muito de dar esta aula em particular. O processo de preparar e ministrar a aula foi muito rico a nível pessoal, bem mais do que eu poderia ter imaginado, e contribuiu imensamente para a minha autopesquisa. Baseado na comparação entre os meus traços de personalidade e as características da cultura celta e druída, juntamente com as parapercepções tidas durante o pré e pós aula, obtive fortes indícios de ter tido retrovidas entre estes povos e cultura. Considero o curso História do Parapsiquismo uma ferramenta valiosa no entendimento de como o parapsiquismo é vivenciado hoje em dia no planeta e, consequentemente, de que modo esses fatos se manifestam na nossa intraconsciencialidade. Recomendo a qualquer conscienciólogo(a) frequentar o curso pelo menos uma vez no curso da sua autopesquisa”.

Leonardo Palma Malinverni: “Estou muito contente em ter tido a oportunidade de participar como docente deste curso. A aula sobre egípcios e hebreus me permitiu acessar informações do ponto de vista histórico-parapsíquico e, educar-me sobre estas civilizações, além de haurir maiores informações sobre mim, enquanto consciência multimilenar, sobretudo de não restarem dúvidas ante a relação intrínseca entre estes grupos históricos e meu atual grupo evolutivo. Outro ponto que considero importante ressaltar, foram as ocorrências intra e extrafísicas, antes, durante e pós-aula, como a votação para presidente na data, a dificuldade que todo o grupo teve no acesso à sala de aula gerando atraso, fatos estes que evidenciam a relevância e repercussão de um evento como este. Por fim, agradeço aos colegas da ASSIPI que foram excepcionais, cada um com a sua parcela de contribuição para que tudo ocorresse da melhor forma possível e os objetivos assistenciais fossem alcançados”.

Segundo Lurdes Sousa, que foi monitora das atividades: “Na condição de monitora, senti bastante repercussão, que levou a autoreflexões. As dinâmicas, no final de cada módulo, ajudaram bastante no esclarecimento e encaminhamento.  Recomendo o curso e a leitura do livro pelos conteúdos e temas tão interessantes, que remete cada um de nós, a sentir ter, em alguma época, vivenciado”.

Participantes do módulo 2. (Foto: Assipi Portugal).
Participantes do Módulo 3. (Foto: Assipi Portugal).

Alunos do curso de História do Parapsiquismo em Portugal reunidos para as aulas do último módulo  (Foto: Assipi Portugal).
Para saber mais acesse:
Autores: Karina Eliachar e Sheila Humphreys
Correspondente da ASSIPI: Sheila Humphreys
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo: acervo Assipi Portugal

Expediente: Edição 268 - Março e Abril 2026

Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Coordenação: Leonardo Ribeiro
Secretária e Editora: Cristina Bornia
Redatores de conteúdo: Cecilia Roma, Cristina Bornia, Sónia Luginger e Leonardo Ribeiro
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Web designer: Leonardo Ribeiro
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri e Denise Paro

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Agenda: "Os conteúdos publicados com programação futura são de responsabilidade exclusiva dos organizadores do evento. O Jornal da Cognópolis não se responsabiliza por alterações, cancelamentos ou quaisquer mudanças nas programações divulgadas. Recomendamos que os interessados entrem em contato diretamente com os organizadores para confirmar as informações."
Últimas
Princípio da descrença
_________________
Não acredite em nada, nem mesmo o que for informado aqui.
EXPERIMENTE.
Tenha suas experiências pessoais.

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nublado
16.5 ° C
19.5 °
16.4 °
100%
2.1m/s
100%
ter
26 °
qua
30 °
qui
31 °
sex
29 °
sáb
23 °