quarta-feira, 17 abril 2024

Assipi Lança oficialmente o Centro de Pesquisa dos Fenômenos da Consciência (CPCONS)

Projeto piloto de metodologia parafenomenológica e didática do desenvolvimento do autoparapsiquismo

A ASSIPI lança oficialmente o Centro de Pesquisa dos Fenômenos da Consciência (CPCONS), no dia 15 de agosto de 2023, durante o jantar de confraternização em comemoração à II Semana de Parapsiquismo Interassistencial e IV Encontro de Voluntários da ASSIPI. O evento foi realizado no Hotel Interludium Iguassu e contou com 45 participantes. 

A iniciativa tomou forma em janeiro de 2023, entretanto, o grupo iniciou seus trabalhos em dezembro de 2019 na então Oficina de Escrita Parapsíquica (OFEP), sob a coordenação do professor Rodrigo Marchioli. A oficina seguiu com foco na produção de gescons resultando em diversos verbetes e artigos. 

Em 2022, com a entrada de novos integrantes  na equipe e o subsequente fechamento do grupo, estreitaram-se  os laços multidimensionais dos participantes, que passaram a vivenciar sincronicidades ostensivas a respeito de um possível passado em comum. Tais eventos motivaram-nos a aprofundar suas pesquisas bem como o autodesenvolvimento parapsíquico, transformando a então  oficina de escrita em  Oficina de Pesquisas Parafenomenológicas (OFIP).

Ao final de 2022, o professor e pesquisador Ulisses Schlosser, autor do Dicionário Neológico de Parafenomenologia (2022), passou a frequentar as reuniões a convite do professor Rodrigo Marchioli para dar maiores orientações para as novas pesquisas grupais.

Em janeiro de 2023, Ulisses e outros novos integrantes passaram a integrar oficialmente o grupo e novos planos foram traçados. Nascia então a iniciativa CPCONS. 

O Centro de Pesquisa dos Fenômenos da Consciência possui sede na ASSIPI e tem como principal objetivo reunir pesquisadores interessados em desenvolver pesquisas a respeito dos fenômenos conscienciais, convidando-os a participar da instituição e esta, por sua vez, fornecerá a estrutura laboratorial e técnica necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho.

Dentro do grupo, a relação entre pesquisadores é horizontal, independente da experiência anterior de cada integrante. Isso resulta em um ambiente aberto, acolhedor e rico em troca de experiências e conhecimentos, alinhado com o interesse grupal de que cada membro obtenha sucesso em suas pesquisas e em seu desenvolvimento consciencial.    

O CPCONS hoje é formado por 14 pesquisadores com diversas linhas de pesquisa, focados no  desenvolvimento da pesquisa sobre os fenômenos conscienciais. Atualmente, está em andamento o projeto piloto da Metodologia Parafenomenológica com foco na didática do desenvolvimento do autoparapsiquismo proposto pelo professor Ulisses Schlosser.  Espera-se que este seja apenas o primeiro de muitos programas de pesquisa a serem desenvolvidos em breve futuro.

Caso tenha interesse em submeter seu projeto de pesquisa, fazer parte do grupo ou enviar quaisquer questionamentos, você pode entrar em contato pelo e-mail abaixo.

Para saber mais acesse:
Autores: Mauro Ferreira e Rodrigo Marchioli
Acompanhamento: Cristina Bornia 
Foto e vídeo: Acervo da Assipi
Expediente: Edição 253 - Setembro e Outubro de 2023

Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP

Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes

Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org

Newsletter semanal gratuita!

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Newsletter

Jornal da Cognópolis

Enviaremos um e-mail para que você confirme sua inscrição.

Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu pouco nublado
22.4 ° C
22.5 °
21.6 °
64 %
5.1kmh
20 %
qua
27 °
qui
29 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
32 °