domingo, 21 julho 2024

Juvenal da Silva fala sobre a elaboração da obra “Aleia dos Gênios da Humanidade”

Obra foca em panorama biográfico e estatístico através de compilação de dados sobre as personalidades

Num simples caminho de 260 metros foram eternizados, em bustos de argila, alguns gênios da história da Humanidade. São 175 personalidades (à data de Junho 2022) de variadas áreas do conhecimento demonstrando a complexidade da evolução humana.

O autor Juvenal da Silva quis presentear um amigo com o registro fotográfico de todas estas personalidades. Daí foi um pequeno grande salto para desenvolver o livro Aleia dos Gênios da Humanidade: Panorâmica Biográfica e Estatísticas, presenteando toda a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). 

Lançado em 12 de Fevereiro de 2022, pela editora Editares, no Círculo Mentalsomático cujo tema foi Megaesforço Evolutivo, contém fotos dos bustos expostos e bibliografias das respectivas personalidades. Esta exposição permanente ocorre num corredor a céu aberto com características museológicas e estilo helenístico, localizado no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, chamado Aleia dos Gênios da Humanidade.

Círculo Mentalsomático: 513 – Megaesforço Evolutivo

A Aleia dos Gênios da Humanidade margeia o Caminho da Lógica, calçada ligando o Holociclo/Holoteca ao Tertuliarium, e seu propósito é promover a reflexão e o pensamento crítico, a partir de exemplos de sucesso e superação.

Sobre o autor:

Juvenal da Silva, é natural de São Paulo, SP, graduado em Direito, pós-graduado em Filosofia e Autoconhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Voluntário e pesquisador da Conscienciologia desde 2005, atualmente colabora na Associação Internacio- nal para Expansão da Conscienciologia (AIEC). Verbetógrafo da Enciclopédia da Conscienciologia desde 2014 e autoverbetógrafo desde 2021. Dedica-se desde 2013 ao estudo das personalidades constantes da Aleia dos Gênios da Humanidade, com foco na Biografologia e na Estatisticologia, tendo contribuído em 2016, com o verbete homônimo.

O Jornal da Cognópolis pediu ao autor que contasse sobre os bastidores do desenvolvimento da obra e as motivações para a escrita, confira: 

Inicialmente tratava-se apenas de um levantamento fotográfico dos bustos que compõem a Aléia, localizada no interior do Campus CEAEC, a ser oferecido ao Professor Waldo Vieira a título de mero “mimo energético”. Porém, de acordo com as ocorrências vivenciadas na Cognópolis em julho de 2015, que ensejaram a dessoma do professor, tal levantamento fotográfico, embora pronto, não foi possível ser entregue, em particular, nesta dimensão intrafísica.

O arquivo de fotografias permaneceu no computador e com o passar do tempo, iniciei, aleatoriamente, a compilação de dados sobre uma ou outra personali- dade ali presente. Assim as coisas foram se configurando, a ponto de chegar a pensar em financiar a publicação de um manual a ser distribuído gratuitamente aos voluntários da Conscienciologia e visitantes do Campus.

Por fim, o referido material acabou sendo encaminhado à Editares, com a ideia inicial de promover um catálogo sendo deixada de lado, nem sei mais a que altura dos acontecimentos, e a ideia da publicação de um livro se firmou. Assim passei a encarar a realidade de contribuir para que cada leitor, voluntário ou visitante pudesse, ao deixar o Campus, levar para casa a Aleia consigo.

Na seção 3, no item Estatisticologia, apresento de modo sintético, direto e simplificado, os dados elementares e curiosidades sobre cada personalidade constante na Aleia. 

Além da fotografia de cada busto, acompanhada da qualificação, restou colacionada a cada uma delas, pequena compilação de dados biográficos, colhidos de material já anteriormente publicado nos mais diversos meios de veiculação, dispostos de maneira que o leitor possa obter e aperfeiçoar rapidamente, determinado conhecimento sobre a vida, a obra, os feitos, as interrelações, seguida de uma frase ou pensata de sua autoria, quando encontrada, pautando-se preferencialmente pelos seus trafores, ou traços força.

Inseri também uma pequena e merecida homenagem ao Professor Waldo Vieira, o idealizador da Aleia, trazendo dados atualizados da sua vida e da sua obra.

Em relação aos aspectos extrafísicos na constituição da obra, estes foram inúmeros. Durante todo o período de escrita e revisão, percebia constantemente os toques dos aparadores orientando, tanto na parte do trabalho físico, quanto no mentalsomático, sendo que atribuo estes parafatos  à importância de desenvolver um trabalho sobre consciências que tanto se dedicaram ao desenvolvimento do conhecimento humano.

Faço um convite para todos aqueles que se afinizem com este tipo de publicação a terem contato com a obra, esclarecendo que a mesma foi produzida levando-se em conta o princípio da descrença. Renovo aqui os agradecimentos aos revisores da Editares, ao editor Prof. Oswaldo Vernet, bem como ao prefaciador, Prof. Cesar Cordioli, e demais colaboradores que contribuíram para a execução da mesma.

Tertúlia:

 3759 – Aleia dos gênios da humanidade (Evoluciologia)

Mapa da Aleia dos Gênios da Humanidade:

Galeria:

Para saber mais acesse:
Autora: Sónia Luginger
Foto e vídeo: Acervo da Editares e Juvenal da Silva
Expediente: Edição 251- Maio e junho de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Leonardo Ribeiro, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
céu limpo
15.5 ° C
15.6 °
14.5 °
88 %
4.6kmh
0 %
dom
25 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
29 °
qui
30 °