Durante o I Fim de Semana Internacional da Conscienciologia aconteceu pela primeira vez o evento chamado Ágora Internacional, idealizado como meio para atingir os objetivos de internacionalização da Conscienciologia, e contou com a presença de aproximadamente 76 pessoas residentes em várias partes do mundo, sendo 56 online e 20 presencial. O encontro foi realizado no dia 14 de agosto de 2022, das 16h às 18h, no Auditorium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), organizado pela pré-IC Serviços Interassistenciais para a Internacionalização da Conscienciologia (ISIC).
Estiveram representadas no evento, especialmente pelos respectivos departamentos internacionais ou de expansão da Conscienciologia de cada IC, 21 instituições conscienciocêntricas, a saber: Colegiado da Conscienciologia (CDC); APEX; ARACÊ; Assinvéxis; Assipi; CEAEC; Comunicons; Conscius; Consecutivus; Ectolab; Editares; Encyclossapiens; Juriscon; IC Tenepes; IIPC; Liderare; OIC; Reaprendentia; Uniescon; CINEO (UNICIN); Colégios Invisíveis da Conscienciologia; Extracons (pré-IC), e também contou com o apoio da UNICIN e seu Comitê Internacional.
A Ágora Internacional é uma proposta baseada no conceito da Ágora Cognopolita, que segundo o verbete da Enciclopédia da Conscienciologia, escrito por Alexandre Martins Balthazar, é uma praça pública multifuncional em uma Cognópolis, onde temas políticos e parapolíticos são debatidos aberta e democraticamente por todos os participantes, visando estimular a convivialidade saudável entre os cognopolitanos através de atividades culturais e políticas, com ênfase em democracia pura.

Tertúlia 2447 LOW RES – Ágora cognopolita (Parapoliticologia)
A proposta da Ágora Internacional é a constituição de um fórum aberto para debater a internacionalização da Conscienciologia, qualificar a interassistência internacional e promover a integração entre os intermissivistas espalhados pelo mundo, as Instituições Conscienciocêntricas (ICs) e outros órgãos.
Para os direcionamentos desta atividade foi enviado, previamente, um formulário online com a sugestão de quatro tópicos principais: mindset internacional; demandas internacionais; planejamento internacional e estruturas internacionais.
O tópico mais votado foi: mindset internacional – com 14 votos de um total de 35 formulários recebidos. Este tópico compreendeu os temas: múltiplas culturas, diferentes perspectivas, valores intermissivistas, barreiras (como idiomas ou burocracia), falta de viagens e intercâmbios culturais, neofilia, abertura a novas ideias, características de pilares do paradigma internacional.
O evento, se dividiu em três partes principais:
1. Introdução, boas-vindas, apresentação da Ágora e objetivos, consignas e cronograma da atividade;
2. Debate aberto;
3. Registro de ideias principais visando às boas práticas para a maxiproéxis internacional.
Virginia Ruiz e Patrícia Barbosa, voluntárias da ISIC, abriram o evento dando as boas-vindas aos participantes. Na sequência, Alexandre Balthazar, membro do Colegiado da Conscienciologia, foi convidado para apresentar a ideia da Ágora Cognopolita. Ele presenteou o público com um vídeo que deu materialidade visual ao projeto, seguido com atualizações pontuadas por Marlene Roque, voluntária especialmente convidada para o evento e atualmente responsável pelos direcionamentos do projeto da construção desse empreendimento na Cognópolis Foz do Iguaçu.
O idioma oficial do evento foi o inglês, mas os participantes tiveram a possibilidade de se comunicar em português ou espanhol, além de contar com tradução simultânea para os três idiomas mencionados.
O debate iniciou de maneira aberta, facultando aos participantes a oportunidade de relatar as dificuldades, necessidades e experiências sobre o voluntariado internacional da Conscienciologia. Foi uma atividade nova para todos os participantes que, pouco a pouco, começaram a compartilhar suas experiências.
Na terceira e última parte do evento, os participantes foram convidados a registrar e compartilhar as próprias ideias sobre as melhores práticas no âmbito internacional. Eis a síntese dos registros coletados, em ordem alfabética, copiados aqui em forma de cápsula holomemoriográfica:
Abertismo. Investir em recursos materiais, cursos gratuitos e abertos; incentivar a auto-experimentação criativa e saudável; estar mais abertos a mudanças e espaços na Conscienciologia independentemente de onde possam surgir; diálogo aberto; o uso do princípio da descrença.
Ágora. Manter a Ágora Internacional online em caráter mensal para troca de experiências e intercooperação, Ágora itinerante presencial e mais fóruns de debate e interação internacional.
Bibliodiáspora. Continuar a distribuição dos livros do professor Waldo em vários idiomas, para as bibliotecas de vários países.
Cultura. Fomentar o respeito a outras culturas; flexibilidade com normas e procedimentos burocráticos; promover adaptações e soluções localizadas de forma responsável e competente onde estão sendo implantadas as Instituições Conscienciocêntricas e não tentar exportar a Conscienciologia como está no Brasil para o exterior; a organização e a forma devem apoiar os conteúdos e não ser um obstáculo.
Docência. Implementar Itinerâncias internacionais; preparar professores para cursos no exterior, por exemplo, ou cooperar com eles; a docência conscienciológica em inglês deve começar dentro das ICs com neologismos, promovendo, empaticamente, abordagens de maneira aberta, e assim por diante.
Eventos. Promover eventos online regulares, sem pré-requisitos, para as pessoas apenas participarem, se conectarem e conversarem, sem assunto pré-definido; fortalecer a semana internacional com a colaboração das ICs; criar outros cursos e eventos internacionais em grupo.
Gescon. Focar na gescon grupal, multicultural e poliglota, praticando a intercooperação e o cultivo de amizades evolutivas.
Intercooperação. Identificar quem está disposto a cooperar; desenvolver um trabalho baseado na amizade; desenvolver mais parcerias e integração entre as ICs nas atividades pró-internacionalização.
Liderança. Eleger epicentros em cada país onde há um grupo de intermissivistas ou IC; Formar epicons que sejam de outros países, além do Brasil, para atuar especificamente no contexto internacional.
Parapedagogia. Fomentar a capacitação e educação para que não falantes de português se tornem epicentros; formar professores para eventos internacionais.
Poliglotismo. Favorecer a aprendizagem de inglês e português; vencer a timidez e incentivar conversas casuais regulares com pessoas de diferentes países; aumentar o poliglotismo e a escrita em outras línguas.
Traduções. Avançar nas traduções de livros da Conscienciologia para outros idiomas.
Voluntariado. Reuniões com o voluntariado em outro(s) idioma(s); tornar a práxis em voluntariar sustentável e prazerosa, com base na amizade; pensar na interlocução e apresentação do corpus teórico conscienciológico a partir da consideração e compreensão da realidade do outro (Parapolíticologia).


Esta Ágora Internacional foi um primeiro experimento laboratorial envolvendo o público internacional conscienciológico, visando objetivos focados na convivialidade sadia e integração para o desenvolvimento da internacionalização da Conscienciologia.
A equipe de voluntários da ISIC aponta que esta Ágora foi um sucesso pelo número expressivo de participantes e pelas repercussões positivas refletidas na motivação e na alegria entre os participantes da maxiproéxis internacional e pensa-se em futuras edições a serem realizadas de forma periódica.


Sobre a ISIC
ISIC é uma organização sem fins lucrativos, formada por voluntários, atuantes dentro da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Atualmente, ISIC tem estatuto de “Instituição Pré-Conscienciocêntrica” (pré-IC). Seu objetivo é auxiliar a internacionalização da Conscienciologia, através das especialidades científicas e das organizações dedicadas ao desenvolvimento dessas ciências, a exemplo das Instituições conscienciocêntricas (ICs) que estão expandindo seus esforços interassistenciais direto para regiões além do Brasil.
A ISIC agradece sinceramente a presença de todos os que participaram e contribuíram com as neoideias e pensenes para a construção em conjunto das melhores práticas na esfera internacional e, para a materialização dos resultados desta atividade, renova e reforça o convite para que continuem participando da Ágora Internacional e que venham somar esforços em prol da internacionalização da Conscienciologia.
Para saber mais acesse:
Autora: Virgínia Ruiz
Acompanhamento: Cristina Bornia
Foto e vídeo: Acervo ISIC
Expediente: Edição 248 - Novembro e dezembro de 2022
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Micheli Souza e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Publicidade: Gelson de Oliveira
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
redacao@jornaldacognopolis.org