terça-feira, 25 junho 2024

15° aniversário do Tertuliarium, o primeiro debatódromo multidimensional do planeta

Inaugurado em 30 de novembro de 2008, o Tertuliarium, primeiro  debatódromo multidimensional do planeta, localizado no Campus CEAEC, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, completou 15 anos. Para comemorar o marco, a equipe de voluntários e amigos se reuniram à porta de entrada, ponto de encontro diário da comunidade, para cantar parabéns com os agradecimentos da atual coordenação. 

Em comemoração à data, a equipe técnica, após minucioso trabalho de restauração, disponibilizou a gravação de mais uma tertúlia inédita,  do Prof. Waldo Vieira, propositor das Ciências Projeciologia e Conscienciologia, com o título: Autoperdoador, compondo o acervo do canal do Tertuliarium no Youtube.

Foto: Acervo CEAEC

Idealização e objetivos 

A construção do Tertuliarium foi um marco na história da Conscienciologia por viabilizar um espaço propício para o desenvolvimento de neossinapses verponológicas e libertárias às consciências interessadas na autoevolução. 

É um ambiente confortável e climatizado, adaptado tanto para inverno quanto para verão, capaz de acomodar 354 pessoas em cadeiras acolchoadas com pranchetas retráteis acopladas, que servem de suporte para anotações em papel ou notebook, além de possuir instalações para portadores de necessidades especiais. Tudo isso contribui para uma experiência agradável e inclusiva. Dispõe também de infraestrutura para transmissão ao vivo via Youtube, 365 dias por ano.

Tertuliarium cheio. (Foto: Acervo CEAEC)

O Tertuliarium foi concebido inicialmente para ser o epicentro das Tertúlias Conscienciológicas, o Curso de Longo Curso do Prof. Waldo Vieira. Vale destacar o bom humor do professor ao denominar o espaço como “espremedor de cérebros” em razão da grande cúpula metálica que, vista de longe, se assemelha a um espremedor de laranjas.

Waldo Vieira, à frente do Tertuliarium. (Foto: Revista Trip edição 184 de 09/12/2009 por Bruno Torturra Nogueira) 

Desde o início das atividades, a estrutura atende à crescente demanda por espaços otimizados para o aprofundamento e questionamento democrático das neoideias e teorias Conscienciológicas, em constante desenvolvimento, e favorece o encontro entre pesquisadores, voluntários e alunos, impulsionando a troca de conhecimento e experiências entre os participantes, fortalecendo os laços comunitários. 

Acolhe ainda a visitantes interessados em conhecer o campus CEAEC e os estudos desenvolvidos, abrindo as portas, todos os dias, para aqueles que desejam participar das atividades disponibilizadas ao público.

Inauguração do Tertuliarium. (Foto: Portal da Conscienciologia)

A ambientação cuidadosa não se limita à infraestrutura física, pois de 2008 a 2015, o espaço foi impregnado com o padrão energético especializado do Prof. Waldo Vieira e equipex de amparadores, potencializando as energias no local e criando um campo energético único, a exemplo do emprego de técnicas avançadas, como o Arco Voltaico e a Megaeuforização, realizadas durante as tertúlias, naquele período.

Vale também, um destaque para algumas frases expostas no espaço, tais como a recomendação “Não permaneça invariavelmente em silêncio aqui no Tertuliarium. O paracérebro é uma coisa preciosa demais para se desperdiçar.” e o princípio da descrença “Não acredite em nada, nem mesmo no que lhe informarem no Tertuliarium. Experimente. Tenha suas experiências pessoais.” A primeira, sugere aos visitantes a importância de participarem ativamente dos debates, colaborando com a troca de ideias de maneira democrática. Já a segunda, é o princípio basilar que rege a ciência. Nele as consciências passam a valorizar mais a questão da experimentação e da vivência pessoal.

O holopensene especializado também proporciona a interconexão entre os participantes, promovendo uma atmosfera de respeito, colaboração e solidariedade. E também contribui como um potente catalisador para a pesquisa científica. 

Atividades disponíveis ao público:

A gestão do Tertuliarium é realizada pelo Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), com a colaboração exclusiva de voluntários de diferentes setores, atuando de forma integrada para garantir o funcionamento eficiente.

Hoje, aos 15 anos,  a evolução constante do Tertuliarium reflete a busca pela inovação e demonstra a adaptabilidade do espaço para atender às necessidades da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Além das Tertúlias Conscienciológicas, oferece ao público diversas outras atividades mentaissomáticas  gratuitas, tais como (ano base 2023): Círculo Mentalsomático (desde 2012), Tertúlia Matinal (desde 2016), Areópago Conscienciológico (desde 2018) e Epicentrismo em Debate (desde 2020).

As Tertúlias Conscienciológicas diárias (12h30 às 14h15), favorecem a produção de conhecimento inovador, na defesa dos verbetes que compõem a Enciclopédia da Conscienciologia, trabalho desenvolvido conjuntamente com a equipe da Encyclossapiens, tendo em 21 de novembro de 2023 conquistado o marco de 6.500 defesas e 1.000 verbetógrafos.

O Círculo Mentalsomático incentiva reuniões temáticas, nas manhãs de sábado (09h00 às 10h45), com objetivo de promover debates enriquecedores aos pesquisadores, autores e autorandos, interessados na publicação de livros. 

A Tertúlia Matinal, visa criar ambiente energeticamente favorável, nas manhãs de domingo (09h00 às 10h45), para debater temas de estudo apresentado por pesquisador veterano, motivando a pesquisa e o desenvolvimento das especialidades. 

O Areópago Conscienciológico é o debate técnico horizontal coordenado pelo Colegiado da Conscienciologia (CDC), acontecendo no segundo e quarto sábados do mês (15h00 às 16h45), com o objetivo de construir e ampliar a cultura da especialidade Colegiadologia, sob o enfoque do paradigma consciencial.

O Epicentrismo em Debate é a reunião periódica, nas manhãs de sexta-feira, sob a coordenação do Conselho de Epicons, visando discutir e aprofundar o estudo de temas relacionados ao desenvolvimento da Epicentrismologia por meio de seus relatos como epicentros conscienciais.

As Minitertúlias Conscienciológicas (atividade descontinuada). O Prof. Waldo Vieira no período de 2012 à 2015, reunia apenas presencialmente, interessados em debater temáticas avançadas, com ênfase na parapercepciologia, permitindo a troca de experiências, esclarecimentos e reflexões sobre temas complexos da Ciência Conscienciologia.

O Tertuliarium também se destaca como um campo de experimentação prática. As vivências compartilhadas e as experiências pessoais relatadas durante as diversas atividades proporcionam uma base sólida para a aplicação dos conceitos conscienciológicos no cotidiano. Ele impacta diretamente na evolução individual de seus participantes. A dinâmica das atividades, aliada ao ambiente pesquisístico, cria condições favoráveis para o desenvolvimento de uma consciência mais lúcida e autônoma.

As interações realizadas pelos participantes destacam não apenas a relevância do local para o desenvolvimento pessoal e coletivo, mas também sua influência na saúde, nas conexões interconscienciais e no próprio curso evolutivo das consciências ali envolvidas. O comprometimento com a pesquisa, o debate e a interassistência convertem o Tertuliarium em um elemento crucial na construção do conhecimento conscienciológico, perpetuando a missão de esclarecimento e assistência promovida pela Conscienciologia.

Vale esclarecer que toda a engrenagem interassistencial que sustenta o Tertuliarium é representada pelo Programa Amigos da Enciclopédia, que atua como arrimo financeiro, desempenhando um papel fundamental de alicerce desse espaço. Os investimentos provenientes do Programa contribuem para a melhoria contínua da infraestrutura, tecnologia e demais aspectos necessários para o pleno funcionamento. 

Tertuliarium, hoje, 2023. (Foto: Acervo CEAEC)

Importante ressaltar a fundamental colaboração diária realizada por mais de 30 monitores, que se revezam em escala, garantindo assim a organização, harmonização, sustentação energética e acolhimento de todos que adentram esse espaço. No ano de 2023, criamos o manual da monitoria, ferramenta necessária não só para padronizar e aprimorar os procedimentos pertinentes a cada atividade, bem como, proporcionar ao voluntário segurança para desempenhar as rotinas.

Em suma, o Tertuliarium não é apenas um local físico, é um polo de convergência de ideias avançadas, uma fonte de inspiração para a evolução consciencial e um epicentro de pesquisa e debate na Conscienciologia. Reflete a expansão natural dos trabalhos para a difusão de esclarecimento de ponta.

Para saber mais acesse:
Autora: Francineide Afonso
Acompanhamento: Cristina Bornia e Yana Fortuna
Foto e vídeo: Acervo CEAEC
Expediente: Edição 254 - Novembro e Dezembro de 2023
Coordenação compartilhada: Leonardo Ribeiro e Yana Fortuna
Jornalista responsável: Amaury Pontieri – MTB nº 23.154-SP
Editora: Yana Fortuna
Redatores de conteúdo: Cristina Bornia, Sónia Luginger e Yana Fortuna
Revisor de conteúdo: Luiz Antonio de Oliveira
Revisor ortográfico: Maria Koltum
Revisor do Inglês: Sergio Fernandes
Edição de vídeo: Eduardo Catalano
Web designer: Leonardo Ribeiro
Marketing Digital: Yana Fortuna
Conformidade com a política editorial (Conselho Editorial): Amaury Pontieri, Denise Paro e Pedro Mena Gomes
Endereço: Av. Felipe Wandscheer, 6200 - Cognópolis Foz do Iguaçu - PR - Brasil
contato@jornaldacognopolis.org
Últimas
spot_img

Relacionadas

Foz do Iguaçu
nublado
15.2 ° C
15.2 °
15.2 °
97 %
2kmh
100 %
ter
17 °
qua
16 °
qui
22 °
sex
21 °
sáb
17 °